Retângulo Vermelho

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Retângulo Vermelho

Mensagem por Euzébio »

A nebulosa mais incomum já observada em nossa galáxia é HD 44179, mais conhecida como "o retângulo vermelho" (devido sua aparência em observações com telescópios terrestres). Aos olhos do telescópio espacial Hubble, ela se desdobra, lembrando uma escadaria dupla, uma estrutura em X que os astrônomos interpretam como fluxos de gás e poeira vindos da estrela central (veja foto). Essa estrela, aliás, é uma das que começou seu ciclo de brilho como o Sol, mas agora chega próximo de seu fim, e esse processo é o responsável pelas camadas exteriores visíveis nessa nebulosa. A nebulosa está a 2.300 anos-luz de distância, em direção à constelação do Unicórnio. Outra característica marcante de HD 44179 e revelada pelo Hubble é uma banda escura à frente da estrela central. Trata-se da sombra de um denso disco de poeira que circula a estrela, obscurecendo-a ligeiramente. Os astrônomos descobriram que a estrela central é na verdade um sistema binário, duas estrelas próximas que completam uma órbita em torno de si mesmas em aproximadamente dez meses e meio. Foi a interação entre esses astros que provavelmente causou a ejeção do disco de poeira que aparece no centro da imagem obtida pelo Hubble.

Imagem
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

ei... essa foto dah um baita avatar! ;)
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

um dos videos q tenho e q filmei vê se um rectangulo q gira em torno de si proprio bastante parecido com essa nebulosa
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

ricardo_britan escreveu:um dos videos q tenho e q filmei vê se um rectangulo q gira em torno de si proprio bastante parecido com essa nebulosa
Vcê não consegue transformar esse vídeo em arquivo para computador? Seria muito interessante se pudéssemos vê-lo na microtela!
Ad Honorem Extraterrestris
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

eu tentei n se ve nada ao passar para o pc, sim admito sou nabo a fazer isso , tenho uma k7 da camara com quase 1 hora com as vigilias todas deste ano (n sei onde estao as do ano passado vai ver algum et confiscou eheheeh) mas ha la material interessante.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

ricardo_britan escreveu:eu tentei n se ve nada ao passar para o pc, sim admito sou nabo a fazer isso , tenho uma k7 da camara com quase 1 hora com as vigilias todas deste ano (n sei onde estao as do ano passado vai ver algum et confiscou eheheeh) mas ha la material interessante.
Como são feitas estas vigílias? Teve algum resultado positivo?
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

os resultados possitivos são discutiveis , a verdade é que fez com que nós em primeiro lugar fossemos obrigados a reconhecer as estrelas e as constelações mediante a hora o dia etc etc, o que fez com que mtas vezes quando olhamos po céu vissemos "estrelas" que lá não deviam estar, em relação ao resto temos algumas horas gravadas com ovnis ( no sentido de serem objectos voadores não identifcados ou seja que nós não conseguimos identificar) alguns têm de certeza explicações outros talvez não, deu para tudo para algumas risadas quando alguém dizia "olha ali " e era avião etc, mas no geral penso que no meio daquelas horas todas há pelo menos ali 1 ou 2 casos que me levantam muitas dúvidas. Talvez um dia destes passe isso tudo p vhs e mande ai para um de voces ( se prometerem que depois nao postam as risadas e asneiras na net ) ;)
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
gt_world_ufo

gostaria muito de poder comprovar essa sua informarçao para

Mensagem por gt_world_ufo »

Euzébio escreveu:
ricardo_britan escreveu:um dos videos q tenho e q filmei vê se um rectangulo q gira em torno de si proprio bastante parecido com essa nebulosa
Vcê não consegue transformar esse vídeo em arquivo para computador? Seria muito interessante se pudéssemos vê-lo na microtela!
    Latorre
    Administrador
    Mensagens: 2942
    Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
    Localização: Florianopolis SC Brasil

    Mensagem por Latorre »

    Britan, fica frio. Ninguem vai tirar sarro de voce. Comece comigo e o Euzebio, olhamos os videos, te respondemos e publicamos alguma coisa aqui. Se quizer pode ficar no anonimato ;) Sem stress.
    NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
    Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
    Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
    cientista
    Mensagens: 154
    Registrado em: 05 Dez 2004, 19:01
    Localização: Ponta Grossa PR

    Fora do comum

    Mensagem por cientista »

    Nunca eu tinha visto uma nebulosa desta maneira e forma. Muito Legal.
    «©ìèñ┴ϧ┴Ä»