O Fenómeno e o seu estudo

Área reservada exclusivamente a postagem e discussão de dados verificáveis. Debate dentro da metodologia científica. Sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

O Fenómeno e o seu estudo

Mensagem por Britan »

Dr. Jacques Vallée, um especialista em computação franco-americana com um fundo em astrofísica, uma vez que serviu como consultor do projeto da NASA Mapa de Marte.

Jacques Vallee é uma das figuras mais importantes da ufologia - e também o seu pensador mais original.

Vallee, que tem um mestrado em Astrofísica e um doutorado em ciência da computação da Universidade Northwestern, foi um dos primeiros defensores da teoria científica de que os OVNIs são naves extraterrestres. Seu primeiro livro, Anatomia de um fenômeno (Henry Regnery, 1965), argumentava eloqüentemente que "através da atividade UFO ... os contornos de uma vida incrivelmente complexo inteligente fora da Terra já pode ser discernido." Em desafio à ciência - O Enigma UFO (Regnery, 1966) ele e Janine Vallee (que é um psicólogo por formação, com mestrado pela Universidade de Paris), exortaram a comunidade científica a considerar as evidências UFO sob essa luz.

Mas em 1969, quando publicou Passport to Magonia (Regnery), avaliação Vallee do fenómeno OVNI tinha sofrido uma mudança significativa. Muito para a consternação dos ufólogos "científicas" que tinha visto como um de seus campeões, Vallee agora parecia estar se afastando a hipótese extraterrestre e avançar a visão radical que os OVNIs são de natureza paranormal e uma manifestação idade moderna no espaço de um fenômeno que assume diferentes formas em diferentes contextos históricos.

"Quando os arquétipos subjacentes são extraídos", escreveu ele, "o mito pires é visto de forma a coincidir com um notável grau com a fada-fé dos países Celtic ... religiosa milagres ... ea crença generalizada entre todos os povos sobre entidades cujas descrições físicas e psicológicas colocá-los na mesma categoria que o ufonauts de hoje. "

No Colégio Invisível (EP Dutton, 1975) Vallee postula a idéia de um sistema de controle ". UFOs e fenômenos relacionados são "os meios através dos quais os conceitos do homem estão sendo reorganizados." A sua fonte última pode ser desconhecido, pelo menos nesta fase do desenvolvimento humano, o que sabemos, segundo Vallee, é que eles estão apresentando-nos continuamente recorrentes "absurdas" as mensagens e aparições que desafiam a análise racional, mas que no entanto endereço de seres humanos sobre o nível do mito e da imaginação.

"Quando eu falo de um sistema de controle para o planeta Terra", diz ele, "não quero que minhas palavras a mal: eu não quero dizer que alguns de ordem superior de seres trancou-nos dentro dos limites de uma prisão espaço-bound, acompanhada de perto pelas entidades psíquicas que poderíamos chamar de anjos ou demônios. não me proponho a redefinição de Deus. O que eu quero dizer é que as regras da mitologia, a nível da nossa realidade social em que normal e acção política, intelectual não tem poder .... "

Vallee é também co-autor, com J. Allen Hynek, de The Edge of Reality (Regnery, 1975). Um morador da área de San Francisco, ele está terminando um livro que desenvolve suas teorias sobre o fenômeno UFO.

Nós conversamos longamente sobre suas crenças. A entrevista que se segue é um relatório dessas conversas:

Clark: Desde o Outono de 1973 grande onda de avistamentos atitudes públicas sobre o fenómeno OVNI parecem ter mudado dramaticamente, à medida que a sociedade possa estar entrando em um período crucial na sua percepção do problema. O que você acha que vai acontecer agora?

Vallee: Em primeiro lugar, espero que o governo aumentou e atenção científica para isso. Mais pesquisadores venham a exercer a evidência aspectos físicos, a realização de investigações muito mais sofisticada de vestígios deixados nos locais de desembarque e assim por diante. As pessoas que se deslocam para o campo agora são bons físicos e bons engenheiros que sabem o que estão fazendo e que estão convencidos de que é hora de eles se envolverem.

Ao mesmo tempo, espero que a opinião pública vai mudar também. Inicialmente, ele provavelmente vai avançar firmemente na direção da explicação extraterrestre. A maioria das pessoas vêem apenas duas maneiras de olhar para o problema - nem tudo é absurdo ou estamos sendo visitados a partir do espaço exterior. A onda atual de filmes, livros e artigos de revista que vai empurrar as pessoas para a hipótese extraterrestre. Depois que eu espero um efeito folga pode empurrá-los em outra direção. Eu não sei onde isso vai deixar os cientistas que querem fazer investigação.

Clark: Você diz que os cientistas estão entrando ufologia em busca de evidências físicas. Mas há provas físicas? E se há, eles estão indo encontrá-lo? O que acontece se eles não?

Vallee: Se eu estivesse falando para eles eu diria, "Jerry, que é prematuro fazer essas perguntas." Não se sabe as respostas, até que um olha realmente - e até agora ninguém olhou muito sério. Até agora, as pessoas que pareciam ter sido tipos de embarcações militares à procura de inimigos ou ameaças directas à segurança nacional. Ou eles foram os investigadores superficial, dedicado civis com boa formação, mas o tempo e recursos limitados.

Mas você está me perguntando o que eu penso. Eu acho que há dados físicos. Eles são muito, muito interessante. Elas podem conter uma mensagem. Minha inclinação é olhar para a mensagem tanto no sentido físico e em um sentido simbólico, mas isso é porque eu sou um cientista da informação e não um cientista físico. Eu olho para o significado por trás do objeto.

Deixe-me dar um exemplo do que quero dizer. Recentemente, Paul Cerny investigou um caso no norte da Califórnia no qual duas pessoas mais velhas viu um OVNI decolar. Depois, viram uma espécie de anel no chão. Dentro do anel que encontraram algum metal derretido e um monte de areia.

Obviamente, aqui está a prova física. Duas coisas tangíveis - o metal derretido, que acabou por ser de bronze, e na areia. Tirei algumas do último para um amigo geólogo que sabe sobre a areia. Ele disse que era muito incomum, pois não contém quartzo e areia não era corrente ou areia da praia ou do resíduo da mineração ou qualquer outra coisa. Parecia ser de areia artificial criado a partir de moagem juntamente pedras de origem diferente.

Bem, para um físico que pode não significar muito. É uma indicação de algo que acaba por ser absurdo. Podemos colocá-lo ao lado de outros casos de traços físicos e, em seguida, podemos começar procurando por padrões que possam nos levar a uma melhor compreensão do modus operandi de quem está fazendo tudo isso.

Nesse sentido, sim, há evidências físicas. Mas se você quer dizer evidências físicas no sentido de que nós vamos descobrir alguém do sistema de propulsão a partir dele, eu teria que dizer que eu não espero que isso aconteça.

Clark: Podemos deduzir a existência de provas físicas, então, que existe uma causa física?

Vallee: Se o fenômeno UFO não tinha nenhum motivo físico em tudo, não haveria nenhuma maneira para que nós percebemos porque os seres humanos são entidades físicas. Por isso, tem que fazer uma impressão em nossos sentidos de alguma forma. Para que isso aconteça, tem de ser de ordem física em algum momento.

Clark: Então, em outras palavras, não existe tal coisa como um sólido, pires tridimensional do vôo.

Vallee: Não, eu não disse isso. Isso pode ou não pode ser verdade. Eu não penso que há tal coisa como o fenômeno dos discos voadores. Eu acho que tem três componentes e temos de lidar com eles de formas diferentes.

Primeiro, há um objeto físico. Isso pode ser um disco voador ou pode ser uma projeção ou pode ser algo inteiramente diferente. Tudo o que sabemos sobre ele é que ele representa uma quantidade enorme de energia eletromagnética em um pequeno volume. Digo isso com base nas provas reunidas a partir de vestígios, de electromagnéticos e detecção de radar e de perturbações dos campos electromagnéticos, como o Dr. Claude Poher, o cientista espacial francesa, registrou.

Em segundo lugar, há o fenômeno das testemunhas perceber. O que nos dizem é que vi um disco voador. Agora eles podem ter visto ou que eles podem ter visto uma imagem de um disco voador ou eles podem ter alucinado sob a influência da radiação de microondas ou qualquer um de uma série de coisas podem ter acontecido. O fato é que as testemunhas foram expostas a um evento e como resultado eles sofreram uma alteração da percepção de alta complexidade que os levou a descrever o objeto ou objetos que figura em seu depoimento.

Do outro lado - o fenômeno físico e fenômeno de percepção - não temos o terceiro componente, o fenômeno social. Isso é o que acontece quando os relatórios são apresentados para a sociedade e entrar na arena cultural. Essa é a parte que eu acho mais interessante.

Clark: Antes de ir para isso, vamos esclarecer as suas opiniões sobre a natureza do aspecto físico. Quando eu lhe perguntei se havia algo como um sólido, pires tridimensional voar, eu estava a pensar nestes termos: Vamos supor que alguém diz que viu um OVNI, a parte inferior do que era plana e circular. Ele diz que viu o objeto cair, depositam-se no solo e depois voar de novo, deixando uma impressão plana circular. Não que sugerem claramente a presença - pelo menos durante o período de observação - de um objeto sólido, cuja estrutura física foi mais ou menos como a testemunha percebeu?

Vallee: Não necessariamente. Temos provas de que o fenômeno tem a capacidade de criar uma distorção do sentido da realidade ou substituir as sensações artificiais para os reais. Vejam-se alguns dos casos mais bizarros próximo encontro - por exemplo, o incidente da América do Sul em que um homem acredita ter sido abduzido por um OVNI enquanto seu companheiro pensou que ele havia embarcado em um ônibus que tinha de repente apareceu na estrada atrás de então.

É concebível que há um fenômeno que é visual e outro que cria os traços físicos. O que estou dizendo é que um estranho tipo de artifício podem estar envolvidos.

Clark: Em outras palavras, os traços físicos são colocados ali como uma confirmação ostensiva do que os sentidos percebido?

Vallee: Sim. É comparável, talvez, para as operações estratégicas decepção dos britânicos durante a Segunda Guerra Mundial para enganar os alemães. Eles criaram faixas do tanque artificial no deserto e em outras formas de passagem do simulado de grandes divisões blindadas. Eles até causaram tempestades de poeira para perpetuar a ilusão de que os alemães encontraram muito convincente, de fato.

No contexto UFO que poderia explicar casos como o da Califórnia mencionei anteriormente, em que a "evidência física" deixada no rastro do surgimento UFO realmente parecia não ter nenhuma conexão, claro e inequívoco com a percepção do objeto. "

Clark: O que você acha que acontece durante a experiência UFO? "

Vallee: Nós não sabemos. Não há dúvida de que algo acontece. Parece que uma força externa toma o controle das pessoas. Nos próximos encontros as pessoas podem perder sua capacidade de se mover ou falar, no caso de rapto, que são o exemplo mais extremo, eles gradualmente entram em uma série de experiências, durante o qual eles perdem o controle de todos os seus sentidos. Será que a experiência que eles pensam que a experiência? Suponha que você, um observador de fora, tinha estado lá. O que você já viu?

Clark: Eu posso pensar em vários casos, o que pode sugerir que eu teria visto a mesma coisa que eles viram. Para citar um exemplo, um dos famosos encontros venezuelano humanóide final de 1954 foi observada de forma independente por um médico a alguma distância da cena.

Vallee: Sim, eu estou familiarizado com esse incidente e similares. Mas isso não altera o meu ponto. O médico pode ter experimentado o objeto como "real", mas não sabemos o que a natureza do que é a realidade.

Sabemos que há objetos que contêm uma grande quantidade de energia em um espaço pequeno. O que sabemos sobre o que acontece com o cérebro humano quando é exposto a uma grande quantidade de energia? Sabemos muito pouco sobre isso. Não sabemos muito sobre os efeitos da radiação eletromagnética ou microondas no cérebro, nem sobre os efeitos da pulsação luzes coloridas sobre o cérebro. A investigação que está apenas começando.

O que sabemos é que você pode fazer as pessoas alucinam usando luzes ou micro-ondas ou a energia eletromagnética. Você também pode fazê-los passar para fora, você pode levá-los a se comportar estranhamente, colocá-los em estado de choque, fazer-lhes ouvir vozes ou até mesmo matá-los.

Clark: Existe alguma maneira de penetrar a realidade da experiência, por exemplo, através de regressão hipnótica?

Vallee: Eu não tenho certeza de que aquilo que aprendemos em regressão hipnótica é útil. A hipnose é uma técnica muito delicada e algumas das pessoas em nosso campo, que a utilizam estão fazendo mais mal do que bem. Se o hipnotizador não tem formação médica - ea maioria dessas pessoas não têm formação médica - os resultados podem ser desastrosos para a testemunha. Mas, se o hipnotizador não tem formação médica e não tem qualquer conhecimento do assunto, ele pode fazer as perguntas erradas. Eu acho que pode ter acontecido no caso famoso de Betty e Barney Hill. O hipnotizador foi extremamente qualificados, mas não estava particularmente interessado em UFOs e não sabia o fundo do problema.

Clark: O que podemos fazer, então?

Vallee: Eu não estou dizendo que a hipnose não tem nenhum papel a desempenhar na investigação de OVNIs, nem que não pode ser útil em certas circunstâncias, quando percepientes estão bloqueando a partir de suas memórias de algo que viram ou experimentaram.

A coisa que eu realmente quero enfatizar é que a primeira responsabilidade do pesquisador é a testemunha e não para o fenômeno UFO. A testemunha média está em choque, porque ele teve uma experiência muito traumática, o que ele viu vai mudar sua vida. A sua intervenção, o fato de que você está falando com ele sobre isso, também vai ter um efeito sobre ele. Agora ele pode dizer a você: "Eu preciso de ajuda para entender o que eu vi", mas na verdade ele precisa de ajuda mais imediata como um ser humano que está profundamente incomodado por uma experiência muito perturbadora.

Infelizmente, este elemento tem sido negligenciada. Os pesquisadores UFO mais tentam parecer "profissional", mais eles ignoram esse aspecto humano - e por extensão os seus próprios deveres deontológicos. Eu quero convencer meus amigos de pesquisa ufológica que sempre temos uma escolha entre a obtenção de dados interessantes UFO e tendo chances com a vida de um ser humano, não devemos esquecer os dados UFO.

Outro aspecto a ter em mente é que existem alternativas para o uso da hipnose. Estes envolvem colocar o perceptivo em um estado de devaneio relaxado ou associação livre. Existem várias técnicas que são tão eficazes como a hipnose para trazer os detalhes escondidos, mas são menos nocivos deve. Investigadores realmente não fizeram uso dessas ainda.

Clark: O que você acha dos casos de abdução?

Vallee: Mais uma vez, estou interessado principalmente em seu conteúdo simbólico.

Deixe-me explicar o que quero dizer. Vivemos em uma sociedade que está orientada para tecnologia, por isso, quando vemos algo estranho no céu pensamos nela em termos físicos. Como é fabricado? O que faz funcionar? Qual é o seu sistema de propulsão? Tendemos a assumir que o fenômeno físico é o aspecto mais importante e que tudo o resto é apenas um efeito colateral e muito menos importante.

Mas talvez estejamos diante de algo que é basicamente uma tecnologia social. Talvez os efeitos mais importantes da tecnologia de OVNIs são os sociais e não os físicos. Em outras palavras, a realidade física pode servir apenas como uma espécie de dispositivo de disparo para fornecer imagens para a testemunha a relatar. Essas percepções são manipuladas para criar certos tipos de efeitos sociais.

Se isso for verdade, então os casos de abdução são bastante reveladores. Não estou preocupado com quantas chaves foram no painel de controle ou se o percipiente sentia muito quente ou fria quando ele estava dentro do disco voador. Estas questões podem ser totalmente irrelevante, porque talvez essa pessoa nunca foi realmente dentro do objeto.

Mas o relatório é extremamente importante para seu conteúdo simbólico. Pode ajudar-nos a compreender que tipos de imagens estão chegando ao fim. Pode-se ilustrar a diferença da seguinte maneira:

Um engenheiro observando um computador iria querer olhar para trás e abrir as caixas. Ele gostaria de ter uma sonda e analisar as diferentes partes do computador. Mas há outra maneira de olhar para ele, o caminho do programador, que quer se sentar na frente do computador e analisar o que ele faz, e não como ele faz isso. Essa é a minha abordagem. Eu quero fazer-lhe perguntas e ver quais as respostas que recebo. Quero interagir com ela como uma entidade de informação.

No caso dos sequestros Eu acho que estamos lidando com o aspecto da informação. Cheguei a essa conclusão porque os casos de abdução, em casos próximo encontro, em geral, que a testemunha está dizendo é um absurdo.

Clark: O que você quer dizer?

Vallee: Eu não quero simplesmente dizer que a conta é bobagem. Quero dizer que tem o absurdo como uma construção semântica. Se você está tentando expressar algo que está além da compreensão de um assunto, você tem que fazê-lo através de afirmações que parecem contraditórias ou parecem um absurdo. Por exemplo, no Zen Budismo o requerente tem de lidar com conceitos como "o som de uma mão batendo palmas" - uma noção aparentemente absurda que é projetado para quebrar maneiras habituais de pensar. As ocorrências de semelhante "absurdas" as mensagens em casos ufológicos trouxe-me à idéia de que talvez estejamos lidando com um tipo de sistema de controle que é sutilmente manipular a consciência humana.

Clark: Mas como você provar que se está operando em um contexto UFO?

Vallee: Eu sempre fui infeliz com o argumento entre aqueles que acreditam que os UFOs são um disparate e aqueles que acreditam que são visitantes extraterrestres. Eu acho que não pertencem a nenhum dos campos. Eu tentei colocar-me entre esses dois extremos, porque não há prova de que qualquer proposição está correta. Eu vim acima com o conceito de sistema de controle, porque é uma idéia que pode ser testada. Nesse sentido é muito mais perto de uma hipótese científica que os outros. Pode acontecer que haja um sistema de controle que é operado por extraterrestres. Mas isso é apenas uma possibilidade.

Existem diferentes tipos de sistemas de controle - as abertas e as fechadas - e há testes que podem ser aplicadas a eles para descobrir que tipo de sistema de controle que você está dentro. Isso leva a uma série de experiências que você pode fazer com o fenômeno UFO, enquanto as outras interpretações que não levam a nada. Se você está convencido de que os OVNIs são extraterrestres, então a única coisa que você pode fazer é subir ao topo de uma colina com uma lanterna e enviar uma mensagem em código Morse. As pessoas têm tentado isso, eu sei, mas não parece funcionar muito vontade!

O conceito do sistema de controle pode ser testado por um pequeno grupo de pessoas - você não precisa de uma grande organização ou um lote de equipamentos - e você pode começar a pensar em uma intervenção activa no fenómeno.

Clark: Como eu poderia provar a minha satisfação pelo facto de existir um sistema de controle de operações?

Vallee: Se você acha que está dentro de um sistema de controle, a primeira coisa que você tem que olhar para o que está sendo controlada e tentar mudá-lo para ver o que acontece. Meu amigo Bill Powers propõe a seguinte analogia:

Suponha que você está caminhando através do deserto e você verá uma pedra que parece que foi pintado de branco. Mil metros depois, você vê uma outra pedra de aparência similar. Você parar e analisar a questão. Ou você pode esquecê-lo - ou, se você gosta de mim - você pode pegar a pedra e movê-lo alguns metros. Se de repente um personagem barbudo sai de trás de uma rocha e exige saber porque você mudou o seu marcador, então você sabe que você encontrou um sistema de controle.

Meu ponto é que você não pode ter certeza até que você faça alguma coisa. Então você percebe que o que estavam vendo, a única coisa que parecia absurda e incongruente, foi realmente um marcador para um limite que era invisível para todo mundo, até você descobrir porque você olhou para um padrão. Eu acho que é exatamente o que temos a ver com UFOs. Temos que fazer algo que vai levá-los a reagir. E eu não quero construir pistas de pouso no deserto, à espera lá fora, para acolher os irmãos do espaço.

Clark: Mas o que isso significa?

Vallee: Eu hesitaria em ser muito específico. Estou falando, como eu tenho certeza que você entende, da tentativa de manipulação das manifestações OVNI. É uma tarefa bem difícil. Estamos admitindo que existe um mecanismo de feedback envolvidos nas operações do sistema de controle, se você alterar a informação que é transportado de volta para esse sistema, você pode ser capaz de infiltrar-lo através da sua própria reacção.

Clark: Como é que alguém vai investigar sobre UFOs, levando em consideração a possível existência de um sistema de controle?

Vallee: Você deve trabalhar fora de qualquer grupo organizado UFO. Além disso, você deve ter muito cuidado sobre os tipos de instrumentos que você usa para sua análise. Por exemplo, tornaram-se cada vez mais céticos em relação à utilização dos computadores na pesquisa ufológica. Estamos perdendo um grande número de dados por causa de uma determinada situação que está a desenvolver: O pesquisador de campo vai gastar muito tempo e dinheiro a investigar um caso. Normalmente ele vai escrever-se em um excelente relatório de 10 a 20 páginas, em seguida, ele vai enviá-lo aos seus superiores na organização, assumindo que eles estão indo para colocá-lo no computador e que, desta forma ele vai adicionar alguma grande corpo de conhecimento.

Mas não. Os pesquisadores devem entender que os seus relatórios vão a lado nenhum. Eles acabam em uma gaveta em algum lugar, eles nunca são publicados, e são rapidamente esquecidos. Tudo que é deixado no computador é um monte de códigos de letras e números em fita magnética em algum lugar e que o fim disso.

Para outra coisa que você não quer sair por aí caçando qualquer UFO que é relatado. Se um avistamento recebe um lote de publicidade, você deve ficar bem longe dele. Em vez disso você deve ir atrás de casos que você selecione a si mesmo, aqueles que têm recebido muito pouca publicidade e você já ouviu falar através de canais pessoais. Há muitos desses e eles são surpreendentemente rico em conteúdo. Você deve ter o seu tempo investigá-los. Envolva-se com as pessoas como seres humanos. E então você tem que fazer parte da cena, ficando o mais próximo possível do que está acontecendo, especialmente se continuar a acontecer.

Clark: Você está sugerindo que o pesquisador deve tentar experimentar o fenômeno de si mesmo?

Vallee: Sim, eu acho que é boa prática científica.

Clark: Mas isso não é bastante perigoso - no sentido de que há um risco real de o pesquisador, mesmo que esteja emocionalmente estável e intelectualmente sofisticado, poderia ser dominado pelas experiências envolvidos?

Vallee: Sim, há perigos. Testemunha o que aconteceu com Morris Jessup ou Jim McDonald. Mas acho que agora estamos mais conscientes do que os perigos são. Depois de perceber o fenômeno pode ser deliberadamente enganosa, então você pode usar certas salvaguardas. Eu não estou dizendo que as salvaguardas são sempre indo para o trabalho. Há um elemento de perigo, você realmente não pode evitar. Não há nenhuma maneira de fazer esse tipo de estudo apenas lendo livros.

É um pouco como o estudo dos vulcões. Você pode aprender muito sobre eles por vê-los de longe, mas você certamente aprendemos muito mais quando você pode estar certo que - mesmo que seja um pouco arriscado.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)