Cientistas detectam gelo na superfície de um asteróide

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Avatar do usuário
marcogrilo
Mensagens: 145
Registrado em: 28 Nov 2007, 07:21
Localização: Portugal-Alentejo

Cientistas detectam gelo na superfície de um asteróide

Mensagem por marcogrilo »

Astrónomos norte-americanos detectaram pela primeira vez gelo na superfície de um asteróide. A descoberta reforça a teoria de foram estes gigantes rochosos que distribuíram os ingredientes para a formação dos oceanos e desenvolvimento da vida na Terra, segundo a revista Nature.

O gelo foi descoberto no asteróide 24 Themis, que orbita entre Marte e Júpiter. Dois investigadores da Universidade John Hopkins, em Baltimore, e da Universidade do Tennessee identificaram água gelada através do telescópio de infravermelhos de Mauna Kea, no Havai.

Foram feitas sete medições do asteróide num período de seis anos, em que puderam observar o objecto celeste em vários pontos da sua órbita.

O espectro de luz reflectida revelou a presença de gelo, bem como a presença de ligações CH (carbono-hidrogénio), presentes nos materiais orgânicos.

«Os astrónomos já observaram dezenas de asteróides com esta técnica, mas é a primeira vez que vemos gelo e material orgânico à superfície», disse à revista Andrew Rivkin, investigador em Baltimore.

O facto de o asteróide orbitar manter partículas de gelo apesar de orbitar a 479 milhões de quilómetros do Sol faz com que os cientistas acreditem que o 24 Themis possa ter uma reserva de gelo subterrânea, partículas que vêm à superfície quando o corpo embate com outros vizinhos no curso da sua órbita.

Os cientistas esperam agora perceber se a característica é comum a outros asteróide, mas sobretudo perceber que impacto têm estes objectos na origem da vida.
link
quaisquer formas de vida inteligente extraterrestre que possam existir por aí muito provavelmente não chegarão a saber da existências de outras