Astrónomos descobrem estrela 35 vezes mais quente que o Sol

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Astrónomos descobrem estrela 35 vezes mais quente que o Sol

Mensagem por Britan »

Fonte do Artigo Original: Consultar Artigo Original em CienciaHoje.Pt
Estrela foi observada pela primeira vez

Astrónomos da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriram uma das estrelas mais quentes da galáxia, com uma temperatura superior a 200 mil graus Celsius, ou seja 35 vezes mais elevada do que a do Sol.

De acordo com os cientistas do Centro de Astrofísica dessa universidade, esta é a primeira vez que a estrela, que fica na nebulosa Bug, foi observada e retratada.

"Foi muito difícil de encontrar esta estrela visto que está escondida atrás de uma nuvem de pó e gelo no meio da nebulosa", referiu Albert Zijlstra, da Universidade de Manchester. Segundo o mesmo, nebulosas planetárias como a Bug formam-se quando as estrelas que estão no final da sua vida ejectam gás no espaço, tal como acontecerá ao Sol dentro de cinco biliões de anos.

Cezary Szyszka, do European Southern Observatory, considera que foi uma questão de sorte o facto de terem capturado imagens dessa estrela próximo do seu ponto mais quente, pois a partir de agora, com o aproximar da sua “morte”, ela tende a arrefecer.

Zijlstra e a sua equipa usaram o telescópio Hubble para encontrar a estrela. As imagens capturadas pelo Hubble serão publicadas na próxima semana na revista científica Astrophysical Journal.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)