Mais um indício de água em Marte

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mais um indício de água em Marte

Mensagem por Britan »

Fonte do Artigo : Visualizar Artigo Orginal em www.ciênciahoje.pt

Sonda «Spirit» descobre mais um indício de água em Marte
Robô da NASA está preso na areia e a tentativa de o resgatar trouxe novidades à superfície
2009-12-04



Sonda não consegue libertar as rodas da areia <br> (créditos: NASA/JPL-Caltech)

O robô «Spirit», enviado a Marte pela NASA, está preso numa zona arenosa que os cientistas chamaram de Tróia. Contudo, continua a trabalhar. Agora, encontrou um mineral que se forma com a presença de água, o que sublinha a teoria de que poderá ter já existido vida no Planeta Vermelho.

Enquanto removia o terreno com as rodas para tentar sair da areia onde estava preso, o «Spirit» descobriu restos de sulfatos. Estes minerais encontram-se debaixo da superfície e formam-se em zonas de jactos de vapor. O vapor associa-se à actividade hidrotermal, uma prova de que houve uma intensa actividade vulcânica com água, acreditam os investigadores da NASA.

Apesar de terem sido concebidos para estarem três meses em acção, as sondas «Spirit» e «Opportunity» estão a explorar Marte há mais de cinco anos.

O objectivo era encontrar pistas da existência de água, pelo que procuram minerais que se formam na presença de H2O. Sendo actualmente um planeta seco, só a presença desses materiais pode provar a sua existência.

O «Opportunity» conseguiu aterrar num antigo lago, por isso não foi difícil encontrar este tipo de minerais. Já o «Spirit» foi parar a uma zona com escassos indícios de água.

Ainda assim, quando chegou aos «Columbia Hills» encontrou hidróxido de ferro, um mineral que se forma em presença da água. A seguir a sonda ficou presa no solo arenoso.

Devido ao êxito da missão, a NASA tenta a todo o custo resgatar a sonda da «armadilha» em que caiu. No dia 16 de Novembro, a NASA iniciou um último esforço para resgatar a sonda depois de várias tentativas falhadas.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Apesar de terem sido concebidos para estarem três meses em acção, as sondas «Spirit» e «Opportunity» estão a explorar Marte há mais de cinco anos.
Isto sim é incrível...

:shock:
Ad Honorem Extraterrestris