Avistamento de nave por cerca de 50 pessoas

Espaço reservado para os foristas relatarem alguma experiência com UFOs/extraterrestres.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Avatar do usuário
claudia
Mensagens: 46
Registrado em: 02 Nov 2009, 23:31
Localização: paraná

Avistamento de nave por cerca de 50 pessoas

Mensagem por claudia »

Em 1986, na pequena cidade de Santa Cruz de Monte Castelo, Estado do Paraná, a 15 km do rio paraná, estávamos eu e mais umas vinte pessoas da minha famíla reunidas em uma festa infantil ao ar livre. Tinha escurecido fazia pouco, era por volta de umas 20 hs de uma noite de março, ou seja, já estava bem escuro. Um dos meus tios, brincando, foi até o muro do quintal e disse: "olha o disco voador!" Ele estava só brincando, mas quando olhou se surpreendeu: "gente! não é que tem mesmo um disco voador aqui????" Todos nós corremos até o muro e simplesmente havia uma nave espacial pairando sobre nós. Uma nave! Não eram luzes ou objetos indefinidos, não, era claramente uma nave bem sobre nossas cabeças. Era preta, de formato elíptico e com luzes coloridas em volta. Estava parada a uma altura de uns trinta ou quarenta metros acima de nós. Mas, assim que a avistamos, a nave, parecendo surpreendida, não sei, simplesmente ganhou propulsão e voou numa velocidade q só posso comparar a velocidade da luz, a rapidez era indescritível. Não produzia fumaça nem qualquer espécie de ruído.
Mas, o mais interessante ainda estava por vir pois, minutos após esse avistamento soubemos que na lanchonete mais movimentada da cidade, a uns 200 m do local da festa, os clientes que estavam ao ar livre, em torno de umas 40 pessoas, também presenciaram a nave pairando sobre a cidade e, em pânico, muitos sairam correndo e derrubando mesas e cadeiras. Ao mesmo tempo, Meu pai, que não estava na tal festa, estava assistindo o famoso Jornal Nacional, onde a notícia que ganhava destaque naquela noite era sobre as inúmeras aparições de ovnis em Foz do Iguaçu e Argentina.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Bem vinda claudia.
O ano de 1986 foi realmente um ano de grande movimentação ufológica em todo o Brasil. Um dos casos mais comentados e importantes, merecendo inclusive destaque nos telejornais, foi o que aconteceu na noite de 19 de maio daquele ano, (dois meses após o seu avistamento), quando a Força Aérea Brasileira (FAB) ficou frente a frente com discos voadores sobre os céus de nosso país. Mais de 20 objetos voadores não identificados foram detectados pelos radares do Cindacta e perseguidos por caças da FAB, no caso de maior concentração simultânea de discos voadores sobre o Território Brasileiro de que se tem notícia. Seu relato é mais um que se junta às centenas de casos registrados naquele ano.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Bem vinda, Claudia! Muito interessante o seu relato, obrigado por compartilhá-lo conosco.
Ad Honorem Extraterrestris
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Interessante um avistamento com tantas testemunhas, inclusive numa festa de aniversário, ninguém ter tirado umas fotos.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Cláudia, seria interessante fazer um desenho do que viu e colocá-lo no fórum (se não souber como fazê-lo tenho a certeza que se enviar essa foto para algum de nós que essa pessoa a colocará no fórum para todos poderem ver.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Avatar do usuário
claudia
Mensagens: 46
Registrado em: 02 Nov 2009, 23:31
Localização: paraná

Mensagem por claudia »

lulu escreveu:Interessante um avistamento com tantas testemunhas, inclusive numa festa de aniversário, ninguém ter tirado umas fotos.
Antes eu me importava quando duvidavam do meu relato, agora não me importo mais. Sei o que vi e também sei que ninguém tem a menor obrigação de acreditar em mim. Quanto às fotos, gostaria de lembrar que a nave sumiu a uma velocidade, como disse antes, que só posso comparar à da luz. Nem se fôssemos mágicos conseguiríamos fotografar. Mais um detalhe: era o ano de 1986, máquinas fotográficas simples, e nem sempre à mão. Na festa, o único que tinha uma máquina de fotos era meu tio, mas não estava com ela em mãos, e, mesmo que estivesse, não haveria tempo humanamente possível para fazer esse registro. Quando resolvi relatar o meu caso aqui, decidi colocar a minha própria foto porque não tenho motivo algum para inventar nada. Se fosse para inventar "causos", certamente me esconderia atrás de alguma imagem que não me identificasse. De todo modo, se alguém quiser checar e entrar em contato com todas as pessoas da minha família presentes no avistamento, basta me enviar uma mensagem pessoal que posso fornecer os meios para tanto. E, por fim, entendo porque muitas pessoas sequer relatam suas histórias: sempre carregarão o estigma da desconfiança.
Contra fatos não há argumentos.
Avatar do usuário
claudia
Mensagens: 46
Registrado em: 02 Nov 2009, 23:31
Localização: paraná

Mensagem por claudia »

Cavaleiro escreveu:Cláudia, seria interessante fazer um desenho do que viu e colocá-lo no fórum (se não souber como fazê-lo tenho a certeza que se enviar essa foto para algum de nós que essa pessoa a colocará no fórum para todos poderem ver.

Cavaleiro, eu posso fazer isso, mas tenho que alertar que sou péssima desenhista; vai parecer desenho de criança, já aviso. Mas gostei da sua idéia, apesar de correr o risco de ter meu desenho ridicularizado, porque certamente será um ´péssimo desenho...
Contra fatos não há argumentos.
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

:lol:
Ninguém lhe está a pedir uma obra de arte.

Um desenho, um esboço, algo que nos permita "ver" o que viu.
Pormenores que se lembre.
Demore a fazer o desenho. Pode ser que diariamente se vá lembrando de pormenores e os possa ir acrescentando ao desenho.

Não tenha pressa.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Boa cavaleiro! ""bora cláudia...manda o desenho aí"" :)
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Era preta, de formato elíptico e com luzes coloridas em volta. Estava parada a uma altura de uns trinta ou quarenta metros acima de nós.
30 ou 40 metros é o equivalente a um prédio de 12 ou 14 andares, ou seja, não muito alto. Que tamanho pareceu lhe ter a nave? Fazendo um comparativo de tamanho - ou seja, a lua cheia vista da Terra tem o tamanho de uma bola de pingue-pongue - com o quê podemos comparar o tamanho da nave?

Uma coisa que me intriga: por que naves espaciais possuem luzes coloridas ao redor? Seriam luzes de sinalização, como estas usadas por nosso aviões?

Por favor, Claudia, note que não estou duvidando de seu relato, estou apenas tentando compreendê-lo melhor.

:wink:
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Bem, ela e as restantes pessoas viram algo.
Falta saber o quê.

De facto essa questão das luzes “à lá terrestre” que tantas vezes aparece em relatos sempre me intrigou.
Porque raio é que seres de outras paragens usam um sistema de sinalização idêntico ao terrestre?

Se é para que os nosso aviões não choquem com eles, é tolice porque eles de certeza que possuem sistemas que evitam essas situações.
Mas se as aeronaves que usam este sistema são de origem terrestre então quem as construiu esqueceu-se daquela parte que diz que a aeronave é secreta e como tal tem de passar despercebida… por isso aquele tipo de sinalização não será o mais adequado …

Quanto a avaliações de distâncias, isso tem muito que se lhe diga.
Avaliar uma distância à noite, sem ter um ponto de referencia que permita fazer avaliações é muito complicado.

Vou colocar um post sobre esse assunto no fórum.
Pode ser que ajude algum forista tanto um dia em que se deparar com algo estranho, como peara o dia a dia.
Costuma-se dizer que o saber não ocupa lugar.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Avatar do usuário
SpaceGhost
Mensagens: 233
Registrado em: 17 Ago 2009, 07:23
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por SpaceGhost »

Relato muito interessante Claudia. Quanto à desconfiança no aqui descreve você deve sempre esperar por isso, é difícil acreditar no que não se tem prova, pelo menos é assim pra mim, caso contrário, se acreditássemos em tudo o que se diz nesse fórum, sem duvidar de nada, o Vigília trocaria seu cunho ufológico para religioso.
Em relação ao desenho, caso não consigas fazer um legível de maneira alguma, você pode fazer um rascunho qualquer com especificações, tenho algum conhecimento em desenho técnico e acredite, o gabarito é pior que desenho de criança e o resultado final é uma obra prima, o que auxilia nessa ocasião são as especificações. Exemplo, era um circulo, preto, com aproximadamente 10 metros de diâmetro, tinha luzes em tais posições, luzes com tal formato, certo?
Isso pode parecer bobeira, mas quem sabe tenhamos como identificar algo do tipo perante relatos de outras pessoas do fórum, desenhos e relatos de outros sites e outras descrições com as quais possamos comparar, talvez isso ajude a clarear a sua própria memória.
Valeu............
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

Euzébio escreveu:
Uma coisa que me intriga: por que naves espaciais possuem luzes coloridas ao redor? Seriam luzes de sinalização, como estas usadas por nosso aviões?
...


As luzes coloridas fazem parte dos modelos de 2000 pra cá. rsrsrrsrs :D

Brincadeira à parte Euzébio...Acho que as luzes devem estar diretamente ligadas com o sistema de navegação das naves, algo como consequência dos seus movimentos...sei lá, algo como nossos faróis de carro, setas, pisca-alerta etc...

Eu presenciei certa vez uma esfera que passou mais ou menos na altura das nuvens à alta velocidade e esta era tão branca como a neve, nada de luzes coloridas, somente uma esfera perfeita, brilhante e fantasticamente branca.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Rsrs... É a evolução, meu caro!

A gente costuma ver OVNIs com centenas de milhares de lampadinhas nos filmes de ficção-científica, assim como ouvimos nos mesmos filmes explosões e ronco de motores no espaço, o que é impossível devido ao vácuo, péssimo 'condutor' do som.

Lembra daquele desenho que surgiu na desclassificação britânica do fenômeno, um OVNI aterrissado com janelas, tripé e escada para os ocupantes subirem e descerem?

Para que raios uma nave que paira no ar e arranca à velocidade da luz precisa destas coisas?!...

A mesma coisa estas luzes piscantes coloridas, isto é coisa da Aviação - OVNIs não se encaixam neste sistema.

É por isto que eu insisto: isto é tecnologia de ponta, ultra-secreta e provavelmente de uso militar.
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Alexandre, acho que nesse caso há uma diferença.
Uma situação resulta de luzes do tipo de sinalização, piscam e estão colocados em locais perfeitamente definidos e outra resulta, quem sabe, da ionização do ar à volta do objecto, fazendo com que todo ele apresente uma cor.
O que seria interessante era um estudo que relacionasse a cor com algum tipo de comportamente, como seja a velocidade, as manbras, a altitude, etc.

(editado para uma correção gramatical).
Editado pela última vez por Cavaleiro em 09 Nov 2009, 15:37, em um total de 1 vez.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão