Mancha brilhante surge em Vênus

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Avatar do usuário
suctupac
Mensagens: 85
Registrado em: 11 Mar 2009, 14:46
Localização: serra do mar

Mancha brilhante surge em Vênus

Mensagem por suctupac »

Mancha brilhante surge em Vênus

Uma intensa mancha brilhante apareceu nas nuvens de Vênus. Poderia estar associada à atividade vulcânica na superfície?

Imagem

O Sistema Solar está ficando cheio de manchas. Antes, Júpiter levou um “pedala” de um asteróide ou cometa, aparecendo como uma cicatriz escura na atmosfera Joviana, a agora Vênus está mostrando uma brilhante mancha branca na sua região polar sul.

Em um alerta para outros astrônomos amadores, o observador Frank Melillo relata nas suas imagens capturadas no dia 19 de Julho: “Eu já vi manchas brilhantes antes, mas esta mancha está em uma área excepcionalmente brilhante e intensa.

Ele sugere que a mancha pode ser explicada como um efeito atmosférico, mas poderia ser um sinal de atividade vulcânica na superfície do planeta? Vênus está coberta em uma camada grossa de nuvens, que impede qualquer observação visível da superfície. Portanto, um radar é usado para mapear a superfície, mas atividade vulcânica nunca foi observada diretamente.

“Uma erupção vulcânica seria interessante, mas vamos esperar e descobrir!” diz o Dr. Sanjay Limaye, um especialista sobre o planeta Vênus na Universidade de Wisconsin. “Uma erupção teria que ser bem energética para enviar uma nuvem nessa altura.” Além disso, a uma latitude de 50 graus ao sul, a mancha está fora da região de vulcões conhecidos em Vênus.

Melillo comenta que a mancha não irá ser vista com a mesma intensidade que tem agora, graças à rápida rotação da atmosfera do planeta. “Eu espero que alguém fotografe Vênus na terça-feira, quando está parte da atmosfera estiver virada para nós novamente,” diz ele.

Futuras observações irão ajudar a descobrir a origem da mancha brilhante, e a forma com que ela evolui enquanto a atmosfera se agita.

fonte:
http://www.lucasvm.eng.br/noticias/manc ... -em-venus/
“A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa a emoção fundamental que está na raiz de toda a ciência e de toda a arte.” — Albert Einstein
Avatar do usuário
marcogrilo
Mensagens: 145
Registrado em: 28 Nov 2007, 07:21
Localização: Portugal-Alentejo

Mensagem por marcogrilo »

é uma interessante noticia vamos aguardar para mais pormenores daquilo que possa ser..

alguém tem mais informações sobre isto?
quaisquer formas de vida inteligente extraterrestre que possam existir por aí muito provavelmente não chegarão a saber da existências de outras
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Suctupac não é permitido o uso de avatares tão grandes, poderia substituí-lo?

Grato
Ad Honorem Extraterrestris