À procura dos ET's desconhecidos!

Área reservada exclusivamente a postagem e discussão de dados verificáveis. Debate dentro da metodologia científica. Sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

À procura dos ET's desconhecidos!

Mensagem por Britan »


À procura dos ET's desconhecidos!
Técnica permite pesquisar vida fora do sistema solar
- 2009-06-12

Telescópio William Herschel
Telescópio William Herschel
Uma equipa do Instituto de Astrofísica das Canárias utilizou o telescópio William Herschel (da agência de ciência do Reino Unido Science and Technology Facilities Council) e o Telescópio Óptico Nórdico para recolher informações sobre a composição química da atmosfera da Terra a partir de luz solar que a atravessa.

O método desenvolvido permite procurar e, eventualmente, descobrir sinais de vida nas atmosferas dos planetas fora do sistema solar. Os resultados da investigação foram publicados ontem na revista «Nature».

Quando um planeta passa em frente da sua estrela-mãe, uma parte da luz da estrela atravessa a atmosfera. Esta luz contém informações sobre os componentes da atmosfera, fornecendo informação vital sobre o próprio planeta. A isso chama-se espectro de transmissão.



Apesar de os astrónomos não poderem utilizar exactamente o mesmo método para observar a atmosfera da Terra, foram capazes de obter um espectro observando a luz reflectida a partir da Lua durante um eclipse lunar. Esta é a primeira vez que o espectro de transmissão da Terra foi medido.

O espectro contém sinais de vida extremamente fortes. Contém igualmente inesperadas bandas moleculares bem como a assinatura da ionosfera terrestre.

Os ET's fazem parte do nosso imaginário
Os ET's fazem parte do nosso imaginário
Enric Palle, autor principal do trabalho, do Instituto de Astrofísica das Canárias, afirma que "agora sabemos qual o aspecto do espectro de transmissão de um planeta habitado. Temos uma noção mais clara de como descobrir e reconhecer planetas similares à Terra fora do nosso sistema solar onde a vida seja possível. A informação neste espectro mostra-nos que este é um meio muito eficaz para reunir informações acerca dos processos biológicos que podem estar a ter lugar num planeta”.

Pilar Montañes-Rodriguez, do mesmo instituto, acrescenta que se espera descobrir nas próximas décadas muitos planetas com a mesma dimensão da Terra. “Observar as propriedades da sua atmosfera será muito desafiador; a recompensar maior será descobrir um planeta com um espectro similar ao da Terra”, diz.

Nas últimas duas décadas descobriram-se centenas de exoplanetas (planetas fora do nosso sistema solar). Estão já a ser planeadas missões ambiciosas tanto na terra como no espaço. Os astrónomos acreditam que a descoberta de planetas similares à Terra é apenas uma questão de tempo. Uma vez encontrados, técnicas como o espectro de transmissão serão de incalculável valor para explorações futuras.

O professor Keith Mason, director executivo do Science and Technology Facilities Council declarou “esta nova técnica representa uma boa notícia para as missões futuras dedicadas a procurar vida no universo”.

Links:
http://www.nature.com/nature/index.html
http://www.scitech.ac.uk/
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=32487&op=all
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Boa notícia Brit,...eis mais uma grande ferramenta. Espero que dê bons resultados.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

A ver vamos mas sempre é mais uma...
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)