O telescópio Kepler e os planetas rochosos

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

O telescópio Kepler e os planetas rochosos

Mensagem por lulu »

Lá vai ele...

Por incrível que pareça fiquei torcendo para o foguete Delta II não explodir, afinal, um esforço tremendo na busca de planetas como a Terra seria adiado e milhões de dólares seriam perdidos.

O lançamento ocorreu sábado, 07 de março de 2009, às 22:49 (horário de Brasília), de Cabo Canaveral, Flórida, Usa. O foguete colocará a sonda numa órbita a cerca de 185 km e dali, outro motor a impulsionará para mais além, numa órbita solar.

As buscas começarão a ocorrer em uma região distante da nossa galáxia e tem por objeto planetas rochosos orbitando outras estrelas em faixas onde seja possível existir água.

As informações deverão começar a chegar dentro de dois meses e a missão deverá durar no mínimo três anos e meio.

O telescópio foi projetado para detectar variações mínimas no brilho da estrela em observação, que indicará a presença de outro mundo. A passagem de um planeta enquanto orbita sua estrela é como um mosquitinho que passa em frente de uma lâmpada. Mesmo a olho nú, conseguimos detectar um inseto passando na frente de uma lâmpada a alguma distância, devido a modificação que detectamos em sua luminosidade. O Kepler fará isso com a precisão de 20 partes por milhão.

Esse resultado será obtido graças a maior câmera digital já lançada ao espaço, um aparato de CCDs com 95 megapixels. São 42 CCDs para captura científica de imagens e quatro CCDs especiais de guia.

Este telescópio dar-nos-á informações cruciais para chegarmos a resposta que temos procurado a milênios: Estamos sós no universo?

Acredito que não. :lol:

Fontes:

http://www.nasa.gov/mission_pages/keple ... index.html
http://www.nasa.gov/mission_pages/keple ... 90305.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien ... 0904.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien ... 9125.shtml

Para sonhar:

viewtopic.php?t=679

Imagem
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Vamos torcer!

A resolução é muito boa, e com um bom campo visual, permitindo nitidez e maior rapidez no mapeamento.

Também acho que teremos boas surpresas. :D
Delta Foxtrot
Mensagens: 148
Registrado em: 06 Mar 2009, 09:18
Localização: 3o Planeta Rochoso do Sistema Solar

Mensagem por Delta Foxtrot »

A minha pergunta é: Para quê tanto investimento - numa época de recessão e desemprego - somente para encontrar planetas similares ao nosso?

Dá a impressão que os 'yankees' estão desesperados em busca de um novo lar para viver...
D.F.
murilo
Mensagens: 34
Registrado em: 21 Jan 2009, 15:48

Mensagem por murilo »

na verdade, quanto antes encontrarmos planetas para sustentar nossa vida melhor, recursos da Terra daqui a um tempo vão começar a ficar escaços, a agua tambem, poluição.Tudo isso pode ainda demorar se a humanidade evoluir com consciencia, mais é melhor não arriscar e começar a procurar...XD.
Se Um Dia Se Sentir Desanimado E Triste Lembre-se Que Você Já Foi O mais Forte E Rápido dos Espermatozóides XD...
Delta Foxtrot
Mensagens: 148
Registrado em: 06 Mar 2009, 09:18
Localização: 3o Planeta Rochoso do Sistema Solar

Mensagem por Delta Foxtrot »

Sei não... Esse papo de que o mundo vai acabar em 2012 - segundo as previsões dos maias - pode estar certo, e os "hômi" devem estar procurando desesperadamente um mundinho novo para ir morar...

:(
D.F.
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Os investimentos em ciências e tecnologia demoram para maturar. Se as empresas e governos ficassem suspendendo investimentos toda a vez que a economia espirrasse, ainda estaríamos andando de charretes. Além do mais, o investimento em tecnologia é ínfimo se comparado com a produção anual dos países. Não chega a 2%. Uma comparação ilustrativa seria o sujeito parar de estudar se perdesse o emprego temporariamente. Nunca podemos parar de desenvolver a ciência. É bom lembrar que pesquisa, tecnologia e desenvolvimento científico também gera empregos. Os japoneses sabem muito bem disso. Uma pesquisa revelou que 90% da produção japonesa dos próximos dez anos serão de produtos que ainda não foram inventados. O que aconteceria se suspendendessem todas as pesquisas por considerá-las supérfluas neste momento de crise? Quantos empregos a construção desse telescópio não rendeu nos últimos 5 anos?
O futuro está no desenvolvimento da ciência!