Descoberto planeta apenas 2 vezes maior que a Terra

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Descoberto planeta apenas 2 vezes maior que a Terra

Mensagem por lulu »

Notícia muito boa, pois indica que estão conseguindo enxergar planetas cada vez menores. A notícia foi encontrana no site da Folha de São Paulo.

Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien ... 8251.shtml
03/02/2009 - 19h01
Europeus descobrem menor planeta extrassolar já visto

da Folha Online

Pesquisadores europeus anunciaram nesta terça-feira (3) a descoberta do menor planeta extrassolar já visto --é "apenas" duas vezes maior que a Terra. A descoberta foi feita utilizando a sonda Corot, um projeto francês com participação do Brasil e de outros países.

O planeta, que recebeu o singelo nome de Corot-Exo-7b, é um tanto esquisito para os padrões dos extrassolares --planetas que não orbitam em torno do Sol e têm sua trajetória associada a outras estrelas. Isso porque a maior parte dos cerca de 300 planetas extrassolares detectados até agora são bem maiores e compostos principalmente por gás, como Júpiter e Netuno.

Imagem mostra o planeta Corot-Exo-7b, que deve ser composto por rochas, lavas e vapor
Imagem mostra o planeta extrassolar Corot-Exo-7b, o menor já visto, passando à frente de sua estrela

Já o Corot-Exo-7b é provavelmente composto por rochas e água (provavelmente em forma de vapor, já que a temperatura local é de cerca de 1.000ºC), sendo coberto por lava. A órbita do planeta em volta de sua estrela dura 20 horas, que é o menor período já detectado para esse tipo de planeta.

Para "ver" o planeta, os pesquisadores analisam o brilho da estrela que é sua referência. De tempos em tempos, o planeta passa em frente à estrela, fazendo com que o astro fique ofuscado --nesse caso, a diferença era de 0,03%. A capacidade de detectar com precisão essas variações de luz é um dos grandes diferenciais dessa sonda.

"Nós conseguimos ver o planeta com o Corot porque a sonda está no espaço, sem atmosfera para atrapalhar as medidas", afirma Roi Alonso, do Laboratório de Astrofísica de Marseille.

A Corot (abreviação de Convecção, Rotação e Trânsito), lançada em 2006, tem como missão encontrar planetas pequenos e rochosos --parecidos com a Terra e capazes de abrigar vida-- fora do Sistema Solar.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!