Gagarin

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Gagarin

Mensagem por Euzébio »

Iuri Alieksieievitch Gagarin, (Klushino, 9 de Março de 1934 — Kirzhach, 27 de Março de 1968) foi um cosmonauta soviético e o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de Abril de 1961, a bordo da Vostok I, uma nave que pesava 4725 quilos.

Yuri Gagarin nasceu na localidade de Klushino que, em 1968, após sua morte, foi rebatizada de "Gagarin" em sua homenagem - numa região a oeste de Moscovo, Rússia, parte da então União Soviética e seus pais trabalhavam numa fazenda coletiva, algo comum na nação então comunista. Ele era o terceiro de quatro filhos e foi sua irmã mais velha que o criou, enquanto os pais trabalhavam duro na agricultura local e, como milhões de famílias na URSS, tiveram tempos bastante difíceis durante a II Guerra Mundial.

Em 1955, após completar a escola técnica, Gagarin entrou para a escola de aviação militar de Orenburg, onde conheceu sua futura esposa, Valentina Oryacheva, com quem se casou em 1957, após ganhar suas asas de piloto de MIG-15.

Em 1960, Gagarin foi um dos 20 pilotos selecionados, após difíceis processos de seleção física e psicológica, para o programa espacial soviético, e acabou por ser escolhido para ser o primeiro a ir ao espaço, pela sua excelente performance nos treinos, sua origem camponesa – que contava pontos no sistema comunista - sua personalidade magnética e esfuziante, e principalmente devido às suas características físicas – ele tinha 1,57 de altura – já que a nave programada para a viagem pioneira em órbita, a Vostok, tinha um espaço mínimo para o piloto.

Primeiro homem no espaço
Em 12 de abril de 1961, aos 27 anos de idade, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo da nave Vostok 1, na qual deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta e proferiu a famosa frase “A Terra é azul”. Promovido de tenente a major enquanto ainda estava em órbita, foi com esta patente que a Agência Tass soviética anunciou este espetacular feito ao mundo, que assim tomava conhecimento de que entrava numa nova era, a Era Espacial, a partir daquele momento.

Após o feito, Gagarin tornou-se instantaneamente uma celebridade soviética e mundial e passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia espacial do seu país, sendo recebido como herói por reis, rainhas, presidentes e multidões por onde passava. No Brasil, foi recebido e condecorado pelo então presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul.

A fama e a popularidade começaram a afetar a personalidade de Gagarin, que se viu bastante afeito à fama, e passou a beber constantemente tendo seu casamento afetado por causa disso, chegando a se ferir num acidente causado pela bebida na Criméia, em companhia de uma jovem enfermeira, em outubro de 1961. A partir de 1962, ocupou o cargo de deputado no Soviete Supremo da União Soviética até voltar à Cidade das Estrelas, o centro espacial soviético, para trabalhar no design de novas espaçonaves.

Depois de vários anos afastado, dedicado apenas ao programa espacial, Gagarin voltou ao curso de treino de pilotos, para uma requalificação como piloto de caça nos novos caças MiG da Força Aérea.
Em 27 de março de 1968, durante um vôo de treino de rotina sobre a localidade de Kirzhach, ele e seu instrutor Vladimir Seryogin (Seregin) morreram na queda do MiG-15 que pilotavam, num acidente nunca devidamente explicado. Segundo noticiário da época, algumas pessoas teriam visto o motor falhando e o avião perdendo altura. Na desesperada tentativa de restabelecer o controle da aeronave, Gagarin ou Seregin (não se sabe ao certo quem dos dois pilotava) ainda conseguiu levar a nave para longe das residências, não deixando assim vítimas em solo.

Alçado ao título oficial de Herói da União Soviética, o centro de treinamento de cosmonautas no Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, leva hoje o seu nome.

Morte envolvida em mistério
Não sabe o que causou o acidente, mas um inquérito de 1986 sugeriu que a turbulência causada por um avião interceptador Su-11 pode ter causado o descontrole do avião de Gagarin.

Não é certeza o que os documentos russos desclassificados em março de 2003 mostraram que a KGB conduziu sua própria investigação do incidente, somando-se a uma investigação governamental e duas militares. O relatório da KGB destruiu várias teorias da conspiração, em vez disso, indicou que as ações do pessoal da base aérea contribuíram com o acidente. O relatório diz que um controlador de tráfego aéreo forneceu a Gagarin uma informação do tempo desatualizada, e quando ele voou, as condições pioraram significantemente. A tripulação de terra deixou também os tanques externos de abastecimento conectados à aeronave. Gagarin planejou atividades aéreas que necessitavam de tempo bom e sem os tanques externos. As investigações concluíram que o avião dele entrou em espiral ou por causa de um choque com pássaro ou por causa de uma manobra repentina para evitar o choque com outra aeronave. Por causa do relatório desatualizado do tempo, a tripulação acreditou que sua altitude deveria estar maior do que estava realmente, e não puderam reagir apropriadamente para trazer o MiG-15 de sua espiral de queda.

Em seu livro Two Sides of the Moon, de 2004, Alexey Leonov reconta que ele estava pilotando um helicóptero na mesma área naquele dia quando ele escutou "duas grandes explosões à distância." Corroborando outras teorias, sua conclusão é de que um jato Sukhoi (que ele identificou como um Su-15) estava voando abaixo de sua altitude mínima permitida, e "não percebendo-o por causa das terríveis condições atmosféricas, ele passou a 10 ou 20 metros do avião de Yuri e Seregin quando quebrou a barreira do som." A turbulência resultante teria jogado o MiG numa espiral incontrolável. Leonov acredita que a primeira explosão tenha sido a quebra da barreira do som pelo jato e a segunda teria sido o acidente do avião de Gagarin.

Uma nova teoria, avançada pelo investigador original do acidente em 2005, teoriza que uma saída de ar da cabine foi deixada aberta acidentalmente pela tripulação ou pelo piloto anterior, levando à falta de oxigênio e deixando a tripulação incapaz de controlar a aeronave.

Em 12 de abril de 2007, o Kremlin vetou uma nova investigação sobre a morte de Gagarin. Alguns especialistas que estiveram envolvidos na investigação original formularam uma nova teoria, baseada em moderna tecnologia e métodos investigativos. Oficiais do Governo disseram que não viram razão para iniciar uma nova investigação. Todas as partes encontradas do MiG-15 foram coletadas e estão armazenadas em tambores lacrados.

Imagem

Extraído da Wikipedia
Ad Honorem Extraterrestris
Anyone
Mensagens: 27
Registrado em: 21 Set 2008, 18:58

Mensagem por Anyone »

Meu nome é em homenagem à ele ...

:lol:

Foda que tem gente que mi add no msn pensando que sou menina ... ¬¬', sacanagem ...

Yuri Assen
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Minha esposa tinha uma colega de trabalho que se chamava Yuri. Ela é filha de japoneses, nascida na Califórnia e criada no Brasil, rsrs...
Ad Honorem Extraterrestris
Anyone
Mensagens: 27
Registrado em: 21 Set 2008, 18:58

Mensagem por Anyone »

Euzébio escreveu:Minha esposa tinha uma colega de trabalho que se chamava Yuri. Ela é filha de japoneses, nascida na Califórnia e criada no Brasil, rsrs...
xD, mas minha mãe pos meu nome pensando no nome dele mesmo, vem do russo ... :)

E o Assen, se nao mi engano, é Sírio-Libanês, mas há na holanda um circuito de fórmula 1 com o nome Assen ... :lol:


P.S.: Malz pelo crase ... "à ele"
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Opa! Nobre iniciativa Zé!!! Parabéns, belíssima e merecida homenagem!!

Vamos mover isso prá astronomia né!
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)