Por quê a Ufologia não é reconhecida como Ciência?

Área reservada exclusivamente a postagem e discussão de dados verificáveis. Debate dentro da metodologia científica. Sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Por quê a Ufologia não é reconhecida como Ciência?

Mensagem por eDDy »

A Ufologia é um estudo que vem se desenvolvendo à muitos e muitos anos. Verificamos que é uma pedra no sapato de cientistas, pesquisadores de outras areas e principalmente do fator religião. Notamos que apesar das evidências, muitas instituições e a própria mídia vem escondendo fatos que não podem nem devem ser mais escondidos. Perguntamos a essas pessoas porque o mêdo de encarar fatos que não podem ser mais varridos para debaixo do tapete? Porque não admitir a realidade dos acontecimentos, e não rotular o fenômeno como fraude, balões meteorológicos, coisas do demônio, e outras infantilidades.

Acredito que chegou a hora de admitirmos que não somos os únicos nesse universo grandioso. A realidade é que determinadas pessoas não estão preparadas para o fenômeno. Isto inclui desde a forma como determinadas pessoas foram criadas, os tipos de conhecimento que tiveram acesso, e acima de tudo o mêdo hereditário de afetar um Deus que nos vigia 24 horas por dia.


Há 50 anos, os governos das maiores nações do mundo sabem que os UFOs existem. Desde então, os EUA mantêm projetos secretos de pesquisas com orçamentos milionários, que analisam as constantes visitas dessas naves.


O fenômeno UFO é coisa muito antiga, e não vai ser qualquer tipo de pressão que vai eliminá-lo de nossas vidas. Os cientistas e estudiosos querem levar o fenômeno UFO para o laboratório, mas tal situação não se submete a esse tipo de coisa.

A ufologia é um assunto além de ser controverso, é muito estranho até para quem o estuda, pois dentro dêle existem variantes que incluem outros fenômenos inexplicados, como a Parapsicologia, o Espiritualismo, a Física, a Psicologia, e outras ciências que procuram levantar uma hipótese viável para explicar o fenômeno, que por sua vez é inexplicado.


A Ciência pressupõe métodos ortodoxos, a afirmações e confirmações somente através de Teoria, que é a verdade comprovada, matemáticamente ou empíricamente mas sem deixar margem para dúvidas. Se existe a dúvida, continua como hipótese. No momento atual, com as mais diversas correntes de pensamento dentro da Ufologia, ela se torna muito rica, mas nunca ciência no sentido de ciência exata.


Acredito que por vários tipos de pressões, sendo que uma das maiores, seria a religiosa. Não apenas a igreja católica, mas a maioria. Claro que os interesses políticos também são importantes (talvez até mais), pois quem tem tantas informações e fatos escondidos não pode querer que se aprofunde pesquisas em torno desse assunto. Torna-se, então mais fácil e eficiente atacar e ridicularizar aqueles que se esforçam em saber a verdade.


O último aspecto que quero abordar é a (infeliz) existência de charlatões que fraudam provas e acabam prejudicando aqueles que são sérios e honestos buscadores da verdade.


A Ufologia, de uma certa forma, é uma investigação do gênero policial, mas do ponto de vista estritamente científico, sua "prática" não pode ser enquadrada como uma "Ciência". Ela é tão somente uma frente de investigação contra o ocultamento de certos fatos por parte de setores governamentais — com a anuência de outros setores a quem também este ocultamento interessa política e ideologicamente — e que não só pode como deve valer-se das mais diversas disciplinas científicas para fazer suas provas e fundamentar sua denúncia perante a academia, a sociedade civil organizada e a opinião pública em geral.


A Ufologia é um movimento internacional contra o boicote extra-oficial ou oficioso em relação à presença de alienígenas na Terra e sua estreita relação com as nossas próprias origens e processo evolutivo em curso. Outro problema, é o conjunto de técnicas organizadas e necessárias para se chegar a um resultado, não foi ainda definido ou não está totalmente organizado pelos que a estudam, nem possui a metodologia técnico/científico necessária, para definir o que é ou não a base do seu estudo, as aparições, os fenômenos. Não há métodos padronizados de pesquisa amplamente utilizados, cada grupo ou mesmo pesquisador usa métodos próprios de pesquisa. Além disso, a impossibilidade de reproduzir um grande número dos fenomemos registrados, leva a não aceitação destas conclusões como científicas, no sentido real do termo. A falta de credibilidade dos testemunhos, muitas vezes induzidos de forma subconsciente pelos entrevistadores ou influenciados pela mídia, leva a frequente inutilização deste tipo de prova.


Portanto, a Ufologia nunca será uma ciência, mas sempre uma atitude de cidadania onde cidadãos organizados pressionam de alguma forma o governo e o sistema em busca da conscientização da sociedade para esta realidade oculta mas que de alguma forma a afeta.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

O texto é seu, eDDy? Se não, de quem é?

Eu acho que a Ufologia é tão ciência quanto a Arqueologia, a diferença é que na Arqueologia o motivo de estudo é mais definido e mais fácil de ser encontrado.

O motivo de estudo da Ufologia nem sequer foi identificado ainda, são objetos voadores (e não estáticos, como na Arqueologia) e portanto têm grande poder de movimentação, são fenômenos que dependem muito do poder de memorização da testemunha, de seu estado emotivo e de seu estado mental. É um fenômeno que depende em grande parte de imagens distorcidas em fotos mal focalizadas; ou então de aparições não esperadas e normalmente muito rápidas.

Mas nem por isso deixa de se aplicar um rigor científico em seu estudo. Há a análise de possíveis resíduos deixados pelas aparições, há os efeitos físicos analisados em contatados, há a pesquisa de campo e as entrevistas. O que não se tem ainda são parâmetros que balizem seu estudo.
Ad Honorem Extraterrestris
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

Opa esqueci de colocar a fonte desse ai! :oops:

FONTE> Terra Ufologia e Ciência

Não há nome do autor! :shock:
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

A ufologia ou ovnilogia nao identificados, será uma ciência quando aparecer um ufo ou ovno que possa ser estudado, até lá é filosofia (quase)
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Saber
Mensagens: 20
Registrado em: 20 Set 2008, 21:07

Mensagem por Saber »

Por que é uma fantasia? :twisted:
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Ufologia não é uma fantasia, mas tornou-se um folclore popular.

É claro que existem os estudiosos sérios do fenômeno, não apenas aqueles que o fantasiam.
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

A ufologia ou ovnilogia nao identificados, será uma ciência quando aparecer um ufo ou ovno que possa ser estudado, até lá é filosofia (quase)

>>Errado se se cai nas mão da ciencia deixa de ser nao identificados e como todos sabem cada caso é um caso e se descobrem q os ets realmente existem enos visitam a termilogia ovni/ufo tambem não sobrevive... mas isso é o q todos gostariam de ver os termos ufo/ovni passar a ser ovet -objeto voador extra terrestre
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Boa flash. OVET. Por enquanto a uflogia é mesmo folclore, ou filosofia, ou religião... depende do jeito que cada um encara a coisa. Nós aqui tentamos ser o mais imparciais possível, para não nos tornamos cegos.

...o que não é o mais fácil, com certeza.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Alves
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Set 2008, 11:50

Mensagem por Alves »

Depois de tantos fatos um tanto diferente, uma quantidade enorme de dados científicos comprovaveis e uma chave com novas ideias cientificas é estranho acharmos fantasia pode ser até bem humano, mais é muito difícil acreditar que tantos fatos de pessoas sem nenhum estudos ou informação científica descreverem fatos que por explicação somente científiica pode ser vivenciado, muito esquisito propostas tão diferentes como nanotecnologia ou metamateriais, 1500 anos para um avanço que hoje leva pelo menos 5 anos, talvez seja algo bem natural de nós mesmos mais, existe algo bem estranhos que precisa ser comprovado, o que me fez pensar em ufologia é que companhei alguns depoimentos em tribunais e é fácil depois de certo tempo ver mantira nas pessoas, no caso do et de varginha assisti o depoimento das garotas e elas não estavam mentido, elas foram 100% verdadeira, expressão da mentira é unica em tribunais os jurista vem isto rapidamente. Fica duvida por que os governos não se reunem e apresentam os materias que tem e fazem um exposição publica sobre o tema, fica a duvida.
Queria saber sobre o princípio absorvisão de energia atraves certos tipos de materiais vi que alemães consequiram transferencia de energia atraves deste metodo com o principio do pulso de
eletromagnetico, outra perguta como um objeto pode ser dectado no radar e passar pelos filtros de cluster e mti e um sinal que o objeto está lá com certeza.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Umas mentiras servem para encobrir outras
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Christiano
Mensagens: 29
Registrado em: 13 Abr 2003, 05:01
Localização: Assis, SP, Brasil

Mensagem por Christiano »

Acredito que a ufologia ainda não é reconhecida como ciência por causa do esoterismo que está misturado nas pesquisas de muitos ufólogos, como os adeptos de Ashtar Sheran e sua frota estelar.

Acho que quando os ufólogos se limitarem a pesquisar ufologia exclusivamente com métodos mais próximos do científico, com certeza ela vai ser mais respeitada tanto por acadêmicos quanto pelas pessoas comuns, já que muitos ainda vêem a ufologia como algo inútil ou maluco.

Um exemplo de pesquisa extremamente útil (e que se vale do método científico) é a extração de implantes de supostos abduzidos para análise em laboratórico. Esse tipo de pesquisa foi tema do livro "Implantes Alienígenas", do Dr. Roger Leir, publicado pela UFO, e poderia comprovar as abduções. Outro exemplo são os casos de pouso de OVNIs, que poderiam ser feitas análises laboratoriais de plantas afetadas pelo pouso. Outra coisa também é o cuidado na hora de entrevistar testemunhas para não influenciar seus depoimentos, principalmente no caso dos abduzidos.
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Creio que a falta e evidências fortes e constantes e o início popularesco nos anos 50, com grande número de relatos e fotos falsos, contribuíram para o descrédito junto aos cientistas. Hoje a maioria deles tem medo de serem tachados de picaretas se falarem sobre o assunto. Ainda assim alguns se arriscam como Jacques Valée.
Editado pela última vez por lulu em 25 Jan 2009, 07:52, em um total de 1 vez.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
murilo
Mensagens: 34
Registrado em: 21 Jan 2009, 15:48

Mensagem por murilo »

eu acho que a ufologia não reconhecida como ciencia pelo seguinte, não tem como você ser um grande ufologo sem saber um pouco de astronomia, e se você é um astronomo e tiver a suspeita de que em um planeta tem vida vai estuda-lo mais, e ai passara a ser mais ou menos um ufologo, mais mesmo assim acho que a ufologia deveria ser considerada ciencia sim. :x
Piccolo
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Jan 2011, 20:13

Mensagem por Piccolo »

O problema também é que alguns cientistas que estudam o fenômeno ufológico de forma "secundária" em relação aos seus estudos principais, não podem admitir que o fazem para seguir um suposto "protocolo":
1 - não podem se revelar crentes sobre o fenômeno ufológico.
2 - não podem se admitir religiosos.
Já viram como é difícil um físico, por exemplo, se revelar crente em Deus ou que é religioso? Por mais que o faça, é difícil de admitir. Acho que para a ufologia é mais ou menos igual.
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Acho que o Picollo disse tudo.
É uma questão de "fachada".
Um cientista reconhecido ou com trabalho publicado em áreas sérias da ciência que revele que acredita no fenómeno OVNI e que o vai estudar é de alguma maneira marginalizado ou pelo menos olhado de lado e poderá ver no futuro os seus trabalhos relegados para segundo plano.

Murilo, para se ser um investigador do fenómeno OVNI não basta perceber de astronomia.
Tem de perceber de Física, Química, Arqueologia, História, Historia da Arte, Biologia, Matemática… enfim, um investigador tem de ser muito abrangente para saber do que fala, do que investiga.
E é sabido que quem tudo quer saber, nada sabe, ou seja, uma pessoa que diga ter todos esses conhecimentos, não os tem com toda a certeza profundamente. Apenas os conhece um pouco melhor que os restantes cidadãos.

Acho que no fundo ninguém é investigador OVNI.
Ser investigador OVNI não é só conhecer casos ao pormenor, fazer entrevistas.
Se assim fosse, então quem lesse a fundo um manual de voo para avião poderia considerar-se piloto ou quem conhecesse a história de um país era historiador.
Tem de se pertencer a uma equipa polivalente em que cada um dá o seu contributo para o resultado final.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão