Interior de Marte é mais frio do que se pensava

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Interior de Marte é mais frio do que se pensava

Mensagem por Alexandre »

...


16/05/2008 - 09h01
da Efe, em Washington


As observações de Marte feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter revelaram que a crosta e o manto superior do planeta são mais rígidos e frios do que se pensava, informou o JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa (agência espacial norte-americana).

A descoberta sugere a existência de água em forma líquida sob a superfície, possibilitando a existência de organismos vivos que poderiam viver em zonas mais profundas do que se poderia suspeitar, explicou a Nasa, em comunicado.

"A rochosa superfície de Marte não cede sob o peso da camada de gelo do pólo norte", declarou Roger Phillips, cientista do Instituto Southwest de Pesquisas, em um relatório publicado pela revista "Science".

"Isto faz com que o interior do planeta seja muito mais rígido e, portanto, mais frio do que achávamos antes", afirmou.

A sonda Phoenix da Nasa aterrissará no dia 25 deste mês em uma zona próxima ao pólo norte marciano para estudar a água que se encontra sob a superfície do planeta, assim como para analisar sua estrutura geológica.

"Nas nossas primeiras análises dentro da calota polar usando o radar do Mars Reconnaissance Orbiter, podemos ver claramente formações de material congelado que traçam a história climática de Marte", explicou Jeffrey Plaut, cientista do JPL, acrescentando que "o radar abriu um novo caminho para estudar o passado de Marte".

O comunicado do JPL revelou que as imagens enviadas pelo Mars Reconnaissance Orbiter mostram um limite plano entre a camada de gelo e a crosta rochosa. Na Terra, o peso de uma camada de gelo similar teria causado um deslocamento dessa superfície --o fato de isso não ter ocorrido em Marte significa que sua camada exterior, ou litosfera, deve ser muito grossa e fria, afirma o JPL.

"A litosfera de um planeta é a parte rígida. Na Terra, a litosfera é a parte que se racha durante um terremoto", explicou Suzanne Smrekar, subdiretora científica do projeto do Mars Reconnaissance Orbiter do JPL. "A capacidade de seu radar de ver através da camada de gelo e determinar que não existe uma deformação da litosfera nos dá pela primeira vez uma idéia das temperaturas no interior de Marte", acrescentou.

Segundo o JPL, a descoberta de que a litosfera marciana é muito mais grossa significa que a água líquida debaixo da superfície teria de estar em zonas muito mais profundas.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo