Hidroxila em Vênus

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Hidroxila em Vênus

Mensagem por Alexandre »

...



19/05/2008

Agência FAPESP – A sonda Venus Express acaba de ajudar cientistas que participam do projeto a detectar a presença de uma importante radical químico na atmosfera venusiana.

A hidroxila, formada por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio, foi identificada a cerca de 100 quilômetros da superfície de Vênus por meio do Virtis, espectrômetro instalado na sonda. Segundo os responsáveis pelo estudo, a descoberta será importante para compreender o funcionamento da densa atmosfera do planeta.

Elusivo, o radical foi detectado após os integrantes da missão terem apontado o instrumento não para Vênus, mas para uma pouco visível camada da atmosfera em volta do planeta. A hidroxila foi identificada por meio da medição da luz infravermelha dispersa pela camada.

A faixa da atmosfera na qual o composto está presente é muito fina, com apenas 10 quilômetros de largura. A descoberta será descrita na edição de 1º de junho da revista Astronomy & Astrophysics Letters.

De acordo com os pesquisadores, a hidroxila é muito importante para a atmosfera de um planeta por ser altamente reativa. Na Terra, ela tem um papel fundamental na eliminação de poluentes na atmosfera. Em Marte, suspeita-se que a hidroxila ajude a estabilizar o dióxido de carbono na atmosfera, evitando que se transforme em monóxido.

Na Terra, estima-se que o brilho promovido pela hidroxila na atmosfera esteja intimamente relacionado com a abundância de ozônio. Segundo os pesquisadores da Venus Express, o mesmo deve ocorrer na atmosfera venusiana.

“A Venus Express tem nos mostrado que Vênus é muito mais parecido com a Terra do que imaginávamos. E a detecção de hidroxila é mais uma mostra dessa similaridade”, disse Giuseppe Piccioni, do Instituto de Astrofísica Espacial e Física Cósmica, na Itália, e principal investigador do Virtis.

O radical já foi identificado ao redor de cometas, mas com um método de produção completamente diferente do que ocorre nos planetas.

“Como a atmosfera venusiana não foi estudada extensivamente até a chegada da Venus Express, não tínhamos como confirmar a maior parte do que nossos modelos diziam. A observação do que realmente está ocorrendo nos ajudará a refinar nossos modelos e a aprender muito mais sobre o planeta”, disse Piccioni.

O artigo First detection of hydroxyl in the atmosphere of Venus, de Giuseppe Piccioni e outros, poderá ser lido por assinantes da Astronomy & Astrophysics Letters em www.aanda.org.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Um dia, quando tivermos um vasto conhecimento da atmosfera dos outros planetas e quando dominarmos as viagens espaciais e o desenvolvimento de microorganismos, talvez possamos tornar Vênus num planeta habitável.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

O problema de Vênus é a alta temperatura, mais de 400oC em média!
Editado pela última vez por Euzébio em 23 Out 2008, 09:40, em um total de 1 vez.
Ad Honorem Extraterrestris
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Mas se encontrarmos um jeito de alterar a composição atmosférica através de reações químicas por catalizadores ou microorganismos, os gases estufa poderiam ser retirados e a temperatura baixaria para algo próximo do da Terra. Aí teríamos uma segunda Terra com diâmetro e gravidade em torno de 80% da nossa o que permitiria a vida humana, de animais e plantas.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Eu voto na Lua. Menos trabalho.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Claro que a Lua será a primeira, pois está a 3 dias de viagem. Depois de décadas Marte e depois de séculos, Vênus.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!