Arqueólogos encontram o palácio da Rainha de Sabá em Axum

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Arqueólogos encontram o palácio da Rainha de Sabá em Axum

Mensagem por Euzébio »

Axum (leia acsum) foi um reino africano que se tornou conhecido pelos povos da região, incluindo o Mediterrâneo, por volta do século I. Tinha a sua capital na cidade de Axum, na atual Etiópia, embora as cidades mais prósperas fossem os portos do Mar Vermelho de Adulis e Matara, na atual Eritréia. Tal como, mais tarde, os reis da Etiópia acreditavam ser descendentes do Rei Salomão e da Rainha de Sabá, os monarcas axumitas tinham a mesma crença.

Aparentemente, este reino começou a estabelecer-se nesta região no século V a.C., uma vez que muitos dos monumentos de Axum são dessa época. No entanto, não há muita informação sobre esses tempos antigos, até Axum atingir o seu apogeu. No século II, Axum adquiriu estados na Península Arábica, conquistou o norte da Etiópia e, finalmente, o estado de Kush, cerca do ano 350. Os axumitas controlavam uma das mais importantes rotas comerciais do mundo e ocupavam uma das mais férteis regiões no Mundo. Axum encontrava-se diretamente no caminho das crescentes rotas comerciais entre a África, a Arábia e a Índia e, como resultado, tornou-se fabulosamente rica e as suas maiores cidades tornaram-se centros cosmopolitas, com populações de judeus, núbios, cristãos e até budistas.

No século IV, o rei Ezana adotou o cristianismo e foi batizado como Abriha. O reino de Axum foi o primeiro estado africano a cunhar a sua própria moeda, aparentemente começando no reinado de Endubis (cerca de 270) até ao de Armah (aproximadamente 610). Este estado criou igualmente, também no século III, o seu próprio alfabeto, denominado ge'ez (guêz, que corresponde igualmente a uma língua ainda falada na região).


Axum: A cidade santa
Por: JOSÉ VIEIRA

Os colonizadores europeus falavam da África como o continente negro, sem civilização nem história. Contudo, no continente africano existem nações mais antigas que as da Europa, como a Etiópia, que tem as suas origens no império de Axum.

Axum fica no Norte da Etiópia e foi do século I ao século VIII a capital de um império comercial marítimo muito forte e um dos maiores Estados do mundo antigo. Os axumitas surgiram 500 anos antes de Cristo da mistura de camitas etíopes com emigrantes sabeus da península arábica. Negociavam marfim, peles e cereais com a África, Arábia e Índia, a partir do porto de Adulis, no mar Vermelho. O império axumita decaiu com o aparecimento do Islão, que lhe barrou o acesso ao mar.
Hoje, Axum é uma cidade modesta, com cerca de 30 mil habitantes. Fica a dois dias de viagem de Adis Abeba, a capital etíope moderna.
Contudo, a cidade guarda com orgulho as marcas de uma história que pode ser contada a partir do século VII antes de Cristo, através de documentos grafados em guêz, sabeu e grego em placas de pedra lá encontradas.

O palácio real
As construções mais antigas de Axum são as ruínas mais ou menos preservadas ou reconstruídas de palácios que se julgam reais. Há também alguns aquedutos e cisternas que abasteciam a cidade de água potável. Calcula-se que essas ruínas sejam de cerca do ano 200 a.C.
A tradição etíope atribui esses edifícios a Makeda, conhecida na Bíblia como a Rainha de Sabá. A soberana axumita fez uma viagem a Jerusalém para conhecer Salomão. Diz ainda a tradição que ela regressou grávida de Jerusalém e que da sua relação com Salomão nasceu Menelik I, o primeiro imperador etíope.

Imagem
Ruínas de um palácio em Axum

As estelas
As estelas de Axum são outro marco importante na cidade. Trata-se de placas funerárias que assinalam os túmulos de altas individualidades axumitas. Hoje existem cerca de 120. A maioria são simples pedras lisas e pequenas.
No entanto há três estelas que sobressaem pela beleza e monumentalidade: duas estão em Axum e uma em Roma, levada em 1937, durante a ocupação italiana.
As estelas gigantes de Axum são feitas de uma só pedra (monólitos) e parecem pequenos arranha-céus pela maneira como foram decoradas. Têm esculpida uma porta de entrada, e nove fieiras de janelas, como se fossem andares. As estelas são encimadas por um remate curvo. Parece que era coberto por placas de bronze, representando a Lua, a divindade sabeia.
Por baixo dos obeliscos há catacumbas formadas de corredores e câmaras funerárias. Algumas têm arcos com a forma da ranhura de uma chave, um estilo importado da Síria, país com quem Axum tinha contactos comerciais.

Imagem
estela gigante de Axum

Imagem
estela gigante de Axum

Os obeliscos de Axum têm quase dois mil anos. Dos dois que se encontram ainda na cidade, um caiu por terra e está partido. Media mais de 30 metros de altura e foi o maior monólito talhado até ao seu tempo. O que permanece de pé tem cerca de 26 metros e pesa à volta de 200 toneladas, como o que se encontra em Roma, na Praça da Porta Capena.

Imagem
obelisco caído de Axum

As igrejas de Santa Maria de Sião
O rei Ezana de Axum converteu-se ao cristianismo em 325 e fez do império axumita um estado cristão.
Segundo uma velha tradição etíope, Menelik I foi enviado pela mãe a Jerusalém para conhecer o seu pai, Salomão. Este queria que o príncipe permanecesse em Israel para lhe suceder. O jovem, contudo, tinha prometido à mãe que regressaria à Etiópia.
Salomão decidiu enviar alguns jovens israelitas com Menelik. Estes, na noite da partida, foram ao Templo e levaram a Arca da Aliança, que os etíopes chamam Tabot.
A Arca da Aliança era uma caixa de acácia e ouro que Moisés mandou fazer para guardar as duas pedras com os 10 mandamentos que Deus lhe entregou no monte Sinai. Era uma peça muito importante na devoção do povo de Israel. Chegavam a levá-la para os campos de batalha durante a conquista das terras de Canaã e nas lutas pela independência.
A Arca foi guardada numa tenda especial até que Salomão mandou construir o templo de Jerusalém. Foi então depositada na parte mais importante do Templo, o Santo dos Santos. A certo ponto, a Bíblia deixa de falar dela.
Os etíopes asseguram de pés juntos que a Arca se encontra na Igreja de Santa Maria de Sião, em Axum.

Imagem
Igreja de Santa Maria de Sião, em Axum

A igreja primitiva que albergava a preciosa relíquia foi queimada durante a guerra santa que os somalis moveram contra os etíopes no século XVI. Nessa altura, o Tabot foi escondido numa ilha num lago, no centro do país. Depois da derrota dos muçulmanos, com a ajuda de tropas portuguesas, em 1543, foi construída uma nova igreja de Santa Maria de Sião para receber de volta a Arca da Aliança. Entretanto, o Tabot foi transferido para uma outra capela quadrangular construída mais tarde. Aí permanece, guardada dia e noite por um monge ortodoxo, que lá fica até morrer. Só esse religioso é que tem acesso ao lugar santo.

Arqueólogos encontram o palácio da Rainha de Sabá em Axum, Etiópia
Por Sahil Nagpal

Hamburgo – Arqueólogos acreditam ter encontrado o palácio da Rainha de Sabá em Axum, Etiópia, e um altar que abriga o mais precioso tesouro do antigo judaísmo, a Arca da Aliança, revelou a Universidade de Hamburgo nesta quarta-feira (7/05/2008).

Cientistas da cidade alemã fizeram a alarmante descoberta durante a escavação do sítio nos últimos três meses.
A rainha etíope foi a noiva do Rei Salomão de Israel no décimo século antes da Era Cristã. O encontro real está inserido nos eventos memoráveis da Bíblia.
As tradições etíopes dizem que a Arca, que alega-se conter as tábuas de pedra de Moisés onde estão escritos os dez mandamentos, foi contrabandeada para a Etiópia pelo filho do casal real, Menelik, e ainda permanece no país.
A Universidade disse que os cientistas dirigidos por Helmut Ziegert encontraram as ruínas de um palácio do século X a.C. em Axum-Dungur sob o palácio de um rei cristão posterior. Há evidências de que o antigo palácio foi demolido e realinhado com a rota da estrela Sirius.
A equipe teorizou que Menelik alterou a religião e tornou-se um devoto de Sirius (?) ao mesmo tempo em que manteve a Arca, descrita na Bíblia como um cofre de madeira (acácia) revestido em ouro. Restos de sacrifícios de animais eram evidentes em torno do altar.
A pesquisa em Axum, que se iniciou em 1999, tinha como objetivo a documentação das origens do Estado e da Igreja Ortodoxa etíopes.
"O resultado sugerido é que um culto a Sothis se desenvolveu na Etiópia com a chegada do judaísmo e a Arca da Aliança, e se prolongou até 600 d.C.", dizia o anúncio. Sothis é o antigo nome grego de uma estrela que acredita-se seja Sírius.
A equipe disse que as evidências incluem símbolos de Sírius no sítio, os restos de sacrifícios e o alinhamento dos prédios sagrados com o ponto de nascimento de Sírius, a estrela mais brilhante no céu.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Axum
http://www.audacia.org/cgi-bin/quickreg ... yEtGKkceQS
http://www.topnews.in/archaeologists-fi ... pia-240367
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Vejam só...

Aprendendo com Euzébio! :D É sempre uma aula de cultura.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

São horas inteiras de pesquisa e traduções, hehehe...
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Sim, vc é o cara. Deveria escrever um livro mesmo.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

E para os interessados, dizem que a Arca da Aliança, esta lá na Etiopia
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

Britan escreveu:E para os interessados, dizem que a Arca da Aliança, esta lá na Etiopia
E como foi parar lá? :shock:
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

Off topic> Ahhhh viu no novo Indiana Jones? :D
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

...tirou as palavras da minha boca.

Alias, se vc viu o novo Indiana, vc viu a arca aparecer la no galpãp?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

ainda nao vi o novo indiana
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Tá perdendo tempo! :D Acho que o Zé foi consultor e não disse nada prá ninguém. Tem até Nazca!
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

:D Hahahaha! Consultor foi ótimo!

Assim que possível vou assisti-lo e dizer o que achei. Se for bom, abro um tópico só para ele, rsrs...
Ad Honorem Extraterrestris