NASA: descoberto o menor buraco negro

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

NASA: descoberto o menor buraco negro

Mensagem por Britan »


fonte: Link Original

Com apenas 3,8 vezes a massa do Sol, um dos dois objectos que compõem o sistema binário XTE-J1650-500 é o menor buraco negro alguma vez descoberto. O achado é de Nikolai Shaposhnikov e Lev Titarchuk, dois cientistas do Centro Goddard de Voo Espacial, da NASA, escreve o site G1.

A dupla descobriu o objecto com o auxílio do Rossi, um satélite de baixo custo da agência espacial americana destinado a estudar objectos que emitam quantidades extensas de raios-X.

Os buracos negros são famosos por emitirem este tipo de radiação conforme a matéria ganha a forma de espiral ao seu redor, prestes a cair no seu poderoso poço gravitacional.

O buraco negro identificado nasceu como a maioria deles: surgiu a partir de restos mortais de uma estrela de grande massa. Neste caso, no entanto, deve ter sido um astro com uma quantidade de matéria próxima do limite mínimo para a formação de um objecto deste tipo.

Com uma gravidade tão intensa, que nem a luz lhe pode escapar (daí o nome), o buraco negro aparece quando acaba o combustível da estrela que lhe deu origem e o seu núcleo implode, encolhido pela sua própria acção gravitacional.

Neste caso, o núcleo foi tão intensamente compactado que ficou com um diâmetro de apenas 24 km.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Neste caso, o núcleo foi tão intensamente compactado que ficou com um diâmetro de apenas 24 km.
Engraçado. Imagino que para ficar tão pequena, a estrela deveria estupidamente grande e principalmente massiva (ao contrário do que se pensaria a priori).
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)