Titã pode possuir um oceano de água líquida !

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

APODman
Mensagens: 101
Registrado em: 06 Dez 2004, 22:37
Localização: São Paulo

Titã pode possuir um oceano de água líquida !

Mensagem por APODman »

Parece que Titã não apenas possui lagos de metano sobre sua superfície mas tb um verdadeiro oceano de água líquida sob sua superfície !!

Medidas por radar tomadas pela Cassini de 50 marcos geológicos em sua superfície indicaram que muitas destas formações aparentemente haviam se deslocado cerca de 30 km entre 2005 e 2007.

Os cientistas propõem que na realidade tal deslocamento é devido não a uma modificação da posição das formações na superfície mas a mudanças na velocidade de rotação de Titã que seriam ocasionadas por movimentos sazonias na atmosfera do planeta. Porém como tal mecanismo possibilitaria muito pouca energia para modificar a velocidade de rotação do planeta caso sua superfície fosse acoplada ao núcleo a explicação é que superfície e núcleo seriam desacoplados, entre eles existiria um oceano de água líquida a cerca de 96 km de profundidade da superfície. A mistura desta água com ( o anti-congelante ) amonia possibilitaria que a água permanecesse líquida mesmo as baixas temperaturas da lua.

Tal descoberta aumenta ainda mais a excitação dos astrobiólogos com esta lua.

Abaixo a representação gráfica do oceano sob a superfície:

Imagem


Mais em:

- http://www.nasa.gov/mission_pages/cassi ... 80320.html



[ ] ´s
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Mais parece uma bola de água recoberta de rocha e terra. Parece ficção!
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Imensidão
Mensagens: 277
Registrado em: 24 Mar 2008, 13:43
Localização: santa catarina

Mensagem por Imensidão »

Poxa muito legais essas representações graficas, e a idéia de oceano em uma das luas de saturno(se não me engano) mas eu acho essas teorias da nasa ainda muito superfulas, como na época que nós humanos não suspeitavamos que a terra era redonda. nao querendo desmerecer o trabalho dos cientistas, mas teorias como estas saem sempre, e eu penso que a tecnologia ainda nao esta em um patamar para realmente descobrir o que ha de verdade a anoz luz daqui! mas nao deixa de ser interessante
CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...