Atlantis

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Atlantis

Mensagem por Britan »


Link Original

Atlantis chegou à Estação Espacial

O vaivém espacial norte-americano Atlantis, que leva a bordo sete astronautas, atracou este sábado na Estação Espacial Internacional (ISS), segundo informa a Nasa, escreve a Lusa.

O encontro foi confirmado às 17h17 na vertical da costa sul da Austrália após uma viagem de 48 horas pelo espaço.

O Atlantis foi lançado da Florida na quinta-feira.

A abertura dos compartimentos estanques que separa as duas naves foi já efectuada, cerca de uma hora após o Atlantis ter atracado.

As imagens da recepção feita aos astronautas do Atlantis pelos astronautas da ISS não foram difundidas em directo, devido à posição em que se encontra a Estação, devendo ser transmitidas posteriormente.

Esta ida do Atlantis marca o início de uma importante missão para a Europa espacial, uma vez que vai ser integrado na ISS o laboratório europeu Columbus.

Este laboratório permitirá realizar centenas de experiências no campo da microgravidade, nomeadamente nas biotecnologias e medicina, aumentando consideravelmente as capacidades de pesquisa da ISS, que até agora eram efectuadas pelos laboratórios norte-americano e russo.
Ainda a propósito disto

Link Original

O novo laboratório espacial europeu Columbus parte esta quinta-feira para a Estação Espacial Internacional a bordo do Atlantis, levando a bordo tecnologia portuguesa totalmente concebida pelo grupo Efacec

Denominado EuTEMP, o equipamento espacial foi integralmente concebido e produzido pela Efacec, certificado pela NASAa e Agência Espacial Europeia (ESA)

O EuTEMP será montado na parte externa do módulo europeu Columbus, com o objectivo de medir a temperatura num «momento crítico»: quando o astronauta sai para a montagem no próprio Columbus da Plataforma de Experiências Externa da ESA (EuTEF), dedicada à demonstração em órbita de tecnologias espaciais.

«O equipamento vai permanecer bastante tempo no espaço, mas o momento crítico da sua função é durante a montagem do Columbus, durante duas ou três horas, altura em que vai medir as variáveis físicas, a temperatura de vários pontos, uma fase em que a temperatura pode descer a valores muito baixos», explicou.

O EuTEMP transmitirá os dados para a Terra, através do Columbus, e foi construído para se manter três anos no espaço, podendo funcionar isolado durante 30 dias.

A partir de agora, além dos laboratórios norte-americano e russo, a Estação Espacial Internacional passa também a ter um laboratório europeu, cuja construção começou em 1992 com um custo de 1,3 mil milhões de euros, onde podem ser feitas várias experiências na área da biotecnologia e medicina, entre outras.

A ESA tem vindo a funcionar muito bem e não depende de comando militar.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)