Quais as coisas impossíveis da ficção científica?

Para os amantes da Ficção Científica darem asas a imaginação.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Quais as coisas impossíveis da ficção científica?

Mensagem por lulu »

Na opinião de vocês, quais avanços preconizados pela ficção científica será improvável nos próximos anos, décadas ou séculos e quais não acontecerão em tempo nenhum?

Só prá lembrar, na década de 1960 imaginavam que no ano 2.000 já teríamos uma base lunar e seríamos capazes de viajar a Marte e Júpiter usando basicamente a tecnologia da época. Vejam sobre isso nos filmes 2.001 e 2.010 Uma Odisséia no Espaço e Espaço 1.999. Também pensavam que os computadores teriam vida própria. Nada disso se confirmou e a experiência mostrou que viver no espaço é mais difícil do que parecia. Nosso organismo não suporta gravidade zero por períodos prolongados (mais de uma semana), sem graves prejuízos ao esqueleto. Os astronautas precisam fazer exercícios o tempo todo. Pode! Ir ao espaço para ficar fazendo musculação?

Por outro lado nehum filme imaginou o telefone celular e a internet. tampouco pensaram nos virus de computador.
Editado pela última vez por lulu em 17 Nov 2007, 14:33, em um total de 2 vezes.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Re: Quais as coisas impossíveis da ficção científica?

Mensagem por Euzébio »

lulu escreveu:Por outro lado nehum filme imaginou o telefone celular e a internet. tampouco pensaram nos virus de computador.
Creio que ambos foram concebidos na série Jornada nas Estrelas. Quem não se lembra dos comunicadores usados por Kirk e sua equipe sempre que desciam em algum planeta?

Quem quer se deliciar com ficção científica de verdade deve ler Arthur Clark ou Isaac Asimov...
Ad Honorem Extraterrestris
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

podemos nao ter ainda as bases lunares, mas temos tecnologia de ponta, comunicaç\oes super rapidas, descobrimos o codigo genetico do dna, celulas estaminais etc uahhh

penso que nunca vai haver 1 limite
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

Não acontecerão em tempo nenhum:

Raios desmaterializadores?
Já que nada se cria tudo se transforma
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

O flasht é bem pessimista, ah, ah, ah. Não é para tanto. A estação espacial por exemplo já é uma realidade. Claro que não é uma giratória como a de 2.001, que simula a gravidade, mas acho que chegaremos lá. Estamos empacados na questão de propulsores e fontes de energia.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

Lulu eu pessimista? não, veja bem desmaterializar seria fazer a materia sumir para lugar algum vc crer que isso possa ser possivel algum dia?
não é teletransporte, (que creio estar longe mais ainda ocorrera)

Alem do mais eu puz uma interrogação"?" indicando dúvida na boa :)
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

flasht escreveu:
Não acontecerão em tempo nenhum:

Raios desmaterializadores?
Já que nada se cria tudo se transforma
Desculpe, eu não tinha interpretado bem sua resposta. Então você acha que os raios desmaterializadores não acontecerão em tempo nehum?

Nesse caso eu sou bem mais pessimista. Creio que nunca conseguiremos:

1) Sintetizador de materiais - roupas, alimentos e algumas substâncias (esse é demais heim. Até onde os caras chegam para fazer uma estória de ficção);
2) Fonte de energia baseada em cristais ou anti-matéria;
3) Teletransporte;
4) Convívio de seres humanos com extraterrestres como na maioria dos filmes de ficção. Se já não conseguimos entre das diversas raças humanas, cujas diferenças são ínfimas, se é que existe alguma, imaginem ter que conviver num shopping center com seres lagartos esticando a língua prá lá e prá cá, com gambás fedorentos derrubando pelos por tudo que é canto e com seres evoluídos de aves que vivem cagando feito pombos;

Por outro lado acho que será bem possível:

1) Velocidades ultra-luz;
2) Gravidade artificial por campos de força;
3) Blindagem magnética das espaçonaves para suportar altas velocidades e proteger a vida de raios solares, cósmicos e outras radiações;
4) Escudo defletor;
5) Descoberta de uma fonte de energia barata e abundante, talvez até mesmo a chamada free-energy que nada mais é do que o pressuposto de que o cosmo seja um grande glóbulo de alta energia e tudo que precisamos aprender é como retirar um pouquinho dessa energia.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Avatar do usuário
marcogrilo
Mensagens: 145
Registrado em: 28 Nov 2007, 07:21
Localização: Portugal-Alentejo

Mensagem por marcogrilo »

não sei se já pensaram um bocado mas nos ainda entramos em órbita e para os espaço da mesma maneira de à 40 anos atrás com o tradicional foguete ou seja não evolui nada nessa aspecto a tecnologia, está avançando muito lentamente, tão lentamente que quando acabar o petróleo eu quero ver como vamos ao espaço...
terá de haver outra tecnologia ou perderemos a corrida ao espaço, além de mais existe outro espaço que não foi explorado nem 2%, o nosso planeta, os fundos dos oceanos e a exploração da terra e cavernas mal arranhamos a superficie
Snowmeow
Mensagens: 76
Registrado em: 10 Mai 2007, 10:02

Mensagem por Snowmeow »

Quais as coisas impossíveis da ficção científica?
Raios laser e naves fazerem som no espaço! Imagem
O que é preciso para ir à Lua? Potência, Controle dessa potência, e Pontaria. Isso tudo já foi desenvolvido pelo exército na arma da artilharia há centenas de anos. Ir à Lua é literalmente dar um tiro com gente dentro do projétil. (Tirado de "A farsa da Farsa do Século")