Astrônomos descobrem enorme buraco no Universo

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Astrônomos descobrem enorme buraco no Universo

Mensagem por flasht »

24 de agosto de 2007



Fonte: Terra

Um grupo de astrônomos da Universidade de Minnesota anunciou a descoberta de um enorme buraco no Universo, onde não há nem a matéria normal, que forma estrelas e galáxias, nem a misteriosa "matéria escura".


"Ninguém encontrou antes um buraco tão grande e também não esperávamos a descoberta", disse Lawrence Rudnick, da Universidade de Minnesota, num comunicado no site do National Radio Astronomy Observatory.


Rudnick, Shea Brown e Liliya R. Williams revelam os detalhes num estudo que será publicado na revista Astrophysical Journal.


Os astrônomos sabem há anos que o Universo tem buracos nos quais praticamente não há matéria. Mas a maioria é muito menor que o descoberto por Rudnick e seus companheiros.


"O que encontramos não é normal, comparado com as observações e as simulações informáticas da evolução do Universo", disse Williams.

Astrônomos detectam grande "rombo" no cosmo
Buraco de 1 bilhão de anos-luz de diâmetro não tem nenhum tipo de matéria

Fonte: Portal UOL

Escala do vazio está além do previsto pelos cosmólogos, diz cientista americano; estudo descarta "defeito de fabricação" no Universo

Nunca na história deste Universo se viu um buraco tão grande. Astrofísicos americanos descobriram um rombo de nada menos que 1 bilhão de anos-luz de diâmetro no tecido do cosmo. Ali não há galáxias, estrelas, gás ou poeira.


Nem mesmo a misteriosa matéria escura foi encontrada por lá.O buraco está localizado próximo à constelação de Eridanus, e os cientistas não sabem por que ele surgiu. Só sabem que nada nessa escala estava previsto pelos cosmólogos.

"O Universo tem buracos vazios normalmente, assim como a Terra tem morros", diz Lawrence Rudnick, do Departamento de Física da Universidade de Minnesota, co-descobridor do rombo. "Nós sabemos que a Terra tem alguns raros morros grandes, de 8.000 metros de altura. Mas isto é como topar com um morro de 80 mil metros", compara. Ele e duas colegas descrevem o achado em artigo a ser publicado na revista "Astrophysical Journal".

Já se sabia que havia alguma coisa estranha naquela região do céu. O lugar é chamado de "ponto frio", porque ali a temperatura da chamada radiação cósmica de fundo é mais baixa.

A radiação cósmica de fundo é uma espécie de eco do Big Bang que banha todo o Universo. Essa radiação já é extremamente fria (está apenas 2,7 graus Celsius acima do zero absoluto), e variações mínimas em sua estrutura e temperatura determinam a estrutura do cosmo. As galáxias, por exemplo, estão distribuídas nos pontos mais quentes dela.

O tal "ponto frio" não parece assim tão mais frio. "É uma diferença da ordem de 70 partes em 100 mil", diz Rudnick. Mas, comparado ao restante da radiação de fundo, ele é realmente anormal. Isso chamou a atenção dos cientistas.

Uma das hipóteses para a formação do ponto frio era que ele fosse um "defeito de fabricação" na radiação cósmica de fundo. "Se fosse isso seria um desafio para a cosmologia, porque nada assim estava previsto", diz Laerte Sodré, cosmólogo do Instituto Astronômico e Geofísico da USP.

Usando dados do VLA Sky Survey, um programa de varredura dos céus que usa um conjunto de radiotelescópios conhecido como Very Large Array, o trio americano viu que o número de fontes luminosas na região do ponto frio caía drasticamente, algo consistente com a presença de um buraco. Conclusão: a radiação de fundo não tem defeito -foi alterada durante a expansão do cosmo.

As teorias cosmológicas podem respirar aliviadas? Segundo Sodré, ainda não. "Todos os modelos indicam que os buracos devem ser menores que 100 milhões de anos luz. Como explicar isso?"
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Impressionante! Cada dia mais fico admirado com o universo.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Petrovski
Mensagens: 420
Registrado em: 24 Dez 2005, 19:57

Mensagem por Petrovski »

O que significam esses buracos? Não seriam buracos negros?
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

Petrovski escreveu:O que significam esses buracos? Não seriam buracos negros?
Provavelmente não Petro, buracos negros são super densos e se fosse chamariam de buraco negro gigante, eu acho.e se lá não tem nem matéria escura... deve ser o absoluto nada eu acho q ou é um vácuo de uma explosão q expulsou tudo de la como um big bang ou quem sabe um buraco negro/estrela de neutrons q sugou tanto q acabou virando ao avesso :D
Viagens a parte, mas curioso é q já se tinha ideia desses buracos no universo mas não imaginavam tão grande sera q este é o primeiro visto?
Petrovski
Mensagens: 420
Registrado em: 24 Dez 2005, 19:57

Mensagem por Petrovski »

Valeu! :wink:
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Ow Petro, que merda é essa na tua assinatura? Propaganda aqui no fórum?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)