Sonda revela “mistérios” de anel de Saturno

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Sonda revela “mistérios” de anel de Saturno

Mensagem por Britan »


Link da noticia original

Sonda revela “mistérios” de anel de Saturno


Da BBC Brasil

03/08/2007
17h10-Cientistas de uma missão internacional revelaram informações que ajudam a entender um dos anéis mais misteriosos de Saturno. Há muito tempo o anel G – um dos mais distantes do planeta, a cerca de 168 mil quilômetros do seu centro – intrigava cientistas, que tentavam explicar de que era feito e por que tomava sua forma. Os anéis de Saturno são um sistema composto de partículas de gelo e poeira que orbitam em torno do planeta.

Mas essas partículas podem se dissipar se não houver algo que “abasteça” os anéis de mais poeira e gelo, e um grande objeto – como uma lua – para manter as partículas unidas através da influência da gravidade. Os cientistas sabiam que a lua Enceladus fornece material para o anel E, enquanto os satélites Prometeus e Pandora podem ajudar a manter unidas as partículas do anel F. Mas o anel G está a 15 mil quilômetros de distância da lua mais próxima, Mimas. Em um artigo na revista Science, os cientistas afirmam que, apesar da distância, existe uma interação entre o anel G e a lua Mimas.

Imagens
A pesquisa utilizou imagens inéditas enviadas pela sonda Cassini-Huygens, uma missão em que colaboram as agências espaciais dos Estados Unidos (Nasa), União Européia (Esa) e da Itália (ASI). Elas mostraram que um arco brilhante, equivalente a cerca de um sexto da largura do anel, se comporta em ressonância com Mimas. Para cada sete vezes que o arco orbita Saturno, Mimas orbita seis, descobriu a equipe.

As imagens mostraram ainda que o arco é formado por objetos de gelo que variam de poucos centímetros a alguns metros. Meteoritos se chocam contra este arco, gerando partículas menores de poeira que povoam o resto do anel, explicaram os pesquisadores. Os cientistas esperam que novas revelações podem vir em 2008, quando a sonda Cassini se aproximar de Saturno e atingir uma distância de mil quilômetros dos anéis.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Será que há chance desse material se aglutinar para formar outra lua?
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

lulu escreveu:Será que há chance desse material se aglutinar para formar outra lua?
Tá aí. Grande pergunta. Acho que sim, mas... em bilhões de anos, esse é o problema. Acho que o jeito de suspeitarmos disso seria o registro acurado do aumento de densidade dos anéis: se a poeira está se aglomenrando com o tempo, parece certo que vai terminar num planeta algum dia.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)