Astrónomos descobrem o maior planeta conhecido

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Astrónomos descobrem o maior planeta conhecido

Mensagem por Britan »


[url=http://diariodigiCiência: Astrónomos descobrem o maior planeta conhecido
Cientistas descobriram o maior planeta conhecido até agora, uma bola gigante constituída principalmente por hidrogénio, 20 vezes maior do que a Terra e que circunda uma estrela na Constelação de Hércules, a 1.400 anos-luz.

Os cientistas acreditam que o planeta é 1,7 vezes o diâmetro de Jupiter, o maior planeta do sistema solar, e tem uma temperatura de 1.260 graus Celsius.

«Provavelmente não existe uma superfície firme no planeta. Afundar-nos-iamos nele», disse Georgi Mandushev, um dos investigadores do Lowell Observatory e principal responsável por um artigo a anunciar a descoberta, publicado segunda-feira no Astrophysical Journal Letters.

O planeta, de baixa densidade, foi descoberto pelo Lowell Observatory em conjunto com o California Institute of Technology's Palomar Observatory e telescópios colocados nas Ilhas Canárias, Espanha.

Os astrónomos já tinham sinalizado o novo planeta, chamado TrES-4, na Primavera de 2006, descoberta que foi confirmada mais tarde por cientistas da Universidade de Harvard e do W.M. Keck Observatory, no Havai.

Os cientistas estão ainda a trabalhar na possibilidade de existirem mais planetas na mesma constelação.

«É possível! Não sabemos o que acontece lá. É possível existir lá outro planeta, o que seria incrível», disse Mandushev.

O Lowell Observatory ficou conhecido pela descoberta, em 1930, de Plutão, recentemente «despromovido» de planeta a planeta-anão.

Diário Digital / Lusa

08-08-2007 13:31:00 tal.sapo.pt/news.asp?section_id=60&id_news=289544]Link da noticia original[/url]
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Um planeta tão grande assim deve ter muitas luas em sua órbita, tal qual Júpiter. Algumas podem ter condições de sustentar a vida como a conhecemos. Quando os telescópios forem melhores saberemos. Grande notícia!
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
LiDeRJoao
Mensagens: 44
Registrado em: 24 Jan 2009, 16:42

Mensagem por LiDeRJoao »

apesar de estar a 1.400 anos-luz da terra.
_L-i-D-e-R_

A man said to the universe:
"Sir I exist!"
"However," replied the universe,
"The fact has not created in me
A sense of obligation."