Lithopanspermia

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Lithopanspermia

Mensagem por hsette »

14 de julho de 2007 - 09:39

Experiência com líquens estudará viagem em meteorito

Objetivo é descobrir como seres vivos se comportariam em trajeto entre planetas

Efe

MADRI - Daqui a dois meses, amostras selecionadas de líquens de montanhas da Espanha viajarão ao espaço para participar da Lithopanspermia, uma experiência com a qual a Agência Espacial Européia (ESA) pretende verificar se organismos vivos podem viajar de um planeta para outro "a bordo" de meteoritos.

Segundo a pesquisadora do Instituto Nacional de Tecnologia Aeroespacial (Inta), Rosa de la Torre, foram planejadas duas experiências a serem desenvolvidas em conjunto com outros pesquisadores europeus no satélite Foton M3, aeronave da ESA que será lançada da base russa de Baikonur no dia 14 de setembro.

A primeira delas será realizada na cápsula Biopan-6, espécie de "frigideira" que exporá as amostras por dez dias ao ambiente espacial, para que depois a resistência delas à radiação e a outras condições extremas seja estudada.

O segundo teste terá como palco o dispositivo Stone, onde os líquens estão protegidos por um "pequeno escudo" para simular as condições nas quais os seres vivos poderiam viajar dentro de um meteorito, e verificará como seria sua captura e aterrissagem em outro planeta.

Os líquens, associação entre algas e fungos, foram selecionados por serem modelos de sistemas biológicos de grande resistência.

(...)

Parte das amostras será exposta diretamente ao ambiente espacial, a outra parte, por meio de filtros, será colocada em condições semelhantes às do planeta Marte.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

As vezes pensamos que as descobertas e o campo de investigação espacial se reduz a satélites e a sondas para a Lua ou Marte, mas aqui está um grande exemplo de uma matéria importantissima
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)