Descoberto crânio de hominídeo com 900 mil anos

Estaríamos sendo visitados por EBEIs desde os tempos mais primórdios? Este setor é dedicado à discussão de supostos vestígios ufológicos nos registros mais primitivos (desenhos, construções e escrituras).

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Descoberto crânio de hominídeo com 900 mil anos

Mensagem por Britan »

Descoberto crânio de hominídeo com 900 mil anos
04-07-2004 09:42




Poderá preencher uma importante lacuna nos registos de fósseis



Uma equipa de paleontólogos descobriu no Quénia um crânio de hominídeo com cerca de 900 000 anos que pode preencher uma importante lacuna nos registos de fósseis, anunciou hoje em comunicado o Museu Nacional do Quénia.

«A idade do fóssil é de cerca de 900 000 anos. É o primeiro fóssil humano encontrado no parque préhistórico de Olorgesailie (sudoeste do Quénia) em 62 anos de escavações naquele local», escreve o museu.

A descoberta constitui «o primeiro fóssil correctamente datado que preenche uma lacuna de 400.00 anos na história dos fósseis na África oriental. Essa lacuna estende-se entre o milhão e os 600.000 anos, um importante período anterior às primeiras origens do homo sapiens», explica.

Os primeiros vestígios de homo sapiens foram descobertos em África e foram datados de cerca de 200.000 anos.

O fóssil em questão foi encontrado entre Julho e Agosto de 2003, por uma equipa de investigadores norte-americanos, britânicos e quenianos que começou por descobrir uma arcada supraciliar, seguida de vários fragmentos da caixa craniana e da zona óssea situada atrás da orelha esquerda.

«O crânio pertence a um indivíduo de pequena estatura, mas adulto ou que, pelo menos, tinha terminado a fase de crescimento», segundo o museu.

Richard Potts, chefe da equipa de investigadores, afirmou à revista Science que o fóssil encontrado apresenta algumas das características do Homo Erectus (que viveu até há cerca de 50.000 anos) mas também traços únicos.

No entanto, como apenas foram encontrados fragmentos, é impossível dizer com exactidão se se trata de uma nova espécie de hominídeo ou de uma variação das já conhecidas, segundo Potts.

Para os investigadores, a contribuição mais importante deste fóssil pode ser a de convencer os cientistas de que os primeiros humanos apresentavam uma enorme variedade de tamanhos e formas, mesmo no meio de uma mesma comunidade ou família.

O parque préhistórico de Olorgesailie é um dos mais importantes do Quénia, onde em escavações realizadas desde 1942 foram encontrados diversos instrumentos e esqueletos fossilizados de espécies extintas de hipopótamos e de elefantes.

in portugaldiario.com (jornal digital associado á TVI -Portugal)
Alex Moura
Mensagens: 35
Registrado em: 18 Jun 2004, 08:32
Localização: Itapecerica da Serra

Mensagem por Alex Moura »

outro bem interessante mas em inglês, mas eu memso nem to acreditando muito não, se fosse tão real o fantastico comentaria sobre o assunto

http://nation.ittefaq.com/artman/exec/view.cgi/10/8519
"here we are - Children of sun and stars"