Matéria Escura.

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Matéria Escura.

Mensagem por Alexandre »

...


16/05/2007 - 10h21
Hubble dá evidência inesperada de matéria-fantasma no Universo
da Folha de S.Paulo

Uma análise de uma fotografia do telescópio Hubble divulgada ontem oferece uma prova inesperada da existência da matéria escura, uma entidade cósmica que não emite luz nem nenhum tipo de radiação.

A figura, uma região do céu em forma de anel na qual as imagens de galáxias aparecem distorcidas, indica que esse material invisível existe por lá.
Imagem
Nasa/ESA/JHU

Anel de matéria escura (partes azuis da imagem), se formou após a colisão
"É a evidência mais forte até agora da existência da matéria escura", diz o astrônomo Myungkook Jee, da Universidade Johns Hopkins (EUA), autor do trabalho. "É a primeira vez que detectamos matéria escura com estrutura única, diferente daquela do gás e das galáxias em seus aglomerados."

O anel se formou a partir da colisão de dois aglomerados de galáxias. No impacto, um deles arrancou um pedaço do outro, deixando no lugar apenas a matéria escura. Como ela não interage normalmente com a matéria comum, sobrevive à colisão como se fosse um fantasma atravessando uma parede.

Mas ela interage por meio da gravidade: sem a massa das galáxias para sustentar sua estrutura original, a matéria escura primeiro "implode" e depois se expande, em forma de anel.

A matéria escura é impossível de enxergar diretamente (daí o nome), mas responde por mais de 20% da composição do Universo e por 85% de sua massa. (Para comparação, a matéria comum, da qual são feitas as estrelas, os planetas e as pessoas, representa 4% do cosmo.)

Ela é detectável por meio de distorções que sua gravidade provoca na luz de galáxias atrás dela. Foi assim que os cientistas inferiram sua presença no anel.

"É como olhar para os seixos no fundo de um lago com a água balançando na superfície", diz Jee. "A forma dos seixos parece mudar quando a ondulação passa sobre eles, assim como as galáxias por trás do anel."
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

...nem me fala. Fui numa palestra de materia escura e buracos negros na 6a q foi cancelada...
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)