Os Mapas de Piri-Reis

Estaríamos sendo visitados por EBEIs desde os tempos mais primórdios? Este setor é dedicado à discussão de supostos vestígios ufológicos nos registros mais primitivos (desenhos, construções e escrituras).

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Os Mapas de Piri-Reis

Mensagem por Euzébio »

O descobrimento dos mapas se remonta a 9 de novembro de 1929 quando o palácio Topkapi, em Istambul, foi transformado em museu de antigüidades e seu diretor, B. Halil Eldem, encontrou dois fragmentos de um mapa traçado pelo marinheiro Piri Reis, navegante turco do século XVI. Os fragmentos correspondiam a uma extensa coleção composta por 210 mapas parciais com o título genérico de "Livro dos Mares" e datados nos anos 1513 e 1528.

Imagem

O fragmento de 1513 inclui Grã-bretanha, Espanha, África Ocidental, parte da América do Norte e da América do Sul (incluído o Amazonas e o Golfo da Venezuela) e a costa da Antártida até uma zona por debaixo da África. Por estar rasgado, se suspeita que deva conter também o resto da Europa, Ásia e inclusive Austrália.

O mapa datado de 1528 abarca a Groenlândia, a Península do Labrador, Terranova, parte do Canadá e toda a costa oriental da América do Norte, chegando à Florida.

Imagem

Segundo as anotações que deixou nos mapas, Piri Reis disse que confeccionou seus mapas utilizando 20 velhos planos e 8 mapas-múndi que se encontravam na Biblioteca Imperial de Constantinopla e que foram confeccionados supostamente na época de Alexandre Magno (356 a.C. - 323 a.C.), de modo que mapas feitos no século XVI nos trasladam de golpe a outros mapas muito mais antigos (!).

Segundo o professor Hapgood, muitos dos mapas custodiados no século XVI nesse recinto haviam chegado até ali graças a marinheiros fenícios. "Temos evidência -assegura Hapgood – de que eles consultaram-nos e estudaram-nos na grande Biblioteca de Alexandria e que essas compilações foram feitas por geógrafos que trabalharam ali".

Imagem

Muitos têm sido os estudiosos destes mapas e numerosos são todavia os que pretendem desvendar o mistério que encerram.

Em meados dos anos 50 algumas cópias destes mapas foram parar com o cartógrafo norte-americano Arlington H. Mallery, especializado em antigas cartas marinhas há décadas. Arlington Mallery solicitou a colaboração de seu colega Walters, do Instituto Hidrográfico da Marinha dos Estados Unidos.

Já de entrada, Walters observou a exatidão das proporções e distâncias entre o Antigo e o Novo Mundo, assim como a localização das ilhas Canárias e dos Açores.

Ambos investigadores observaram que Piri Reis não utilizou as coordenadas habituais de seu tempo, considerou realmente que a Terra era redonda e o teve em conta ao traçar seu mapa.

Imagem

Para poder estudar mais a fundo e com o máximo detalhamento os mapas de Piri Reis, decidiram fabricar uma espécie de rede que lhes permitiria ler as dimensões do antigo mapa e poder transferir a escala a um moderno globo terrestre.
Qual não seria sua surpresa ao descobrir que não só os contornos da costa americana, mas também os da Antártida, correspondiam com toda exatidão aos que hoje conhecemos graças à ciência moderna. Milímetro a milímetro se comparou o mapa de Reis com os perfis de terra submarina obtidos pelos mais modernos meios científicos: aerofotografia, tomadas subaquáticas com câmaras de raio infravermelhos, sondas acústicas enviadas de barcos... Com todos estes dados nas mãos, se deduziu que uns 11.000 anos antes (final da Era Glacial), existiu a dita ponte continental entre a América do Sul e a Antártida.

Imagem

Comentar também que os perfis costeiros, ilhas, baías, e promontórios do continente Antártico estão representados nos mapas de Piri Reis com uma exatidão excepcional de perfis, mesmo que há muitos milhares de anos estão ocultos sob uma grossa camada de gelo.

Durante o ano de 1957, também se interessou pelos mapas o padre Lineham, antigo diretor do observatório astronômico de Weston e cartógrafo da Marinha Estadunidense. Sua conclusão foi a mesma: "os mapas (especialmente a zona da Antártida) são incrivelmente precisos, chegando a oferecer dados que a nós unicamente nos constam depois das expedições antárticas que suecos, britânicos e noruegueses levaram a cabo em 1949 e 1952".

Imagem

O grande veterano da cartografia, professor Charles H. Hapgood, se entregava por sua vez ao estudo dos mapas de Piri Reis.
Em uma das cartas recebidas por Hapgood da Força Aérea dos EEUU, encarregada de cartografar a Antártida, se anotava o seguinte: "As linhas costeiras tiveram que ser cartografadas antes que o continente ficasse coberto pelo gelo. Nessa região a capa de gelo alcança cerca de uma milha de espessura (1609,344 metros - ou 1,6 km). Não temos a menor idéia de como esses dados puderam ser anotadas no mapa com apenas os conhecimentos geográficos de 1513".

Entre todos os investigadores que estudaram os mapas chegou-se a uma conclusão assombrosa: os mapas de Piri Reis só puderam ser confeccionados baseando-se em fotografias aéreas, tomadas a uma extraordinária altura, com alguma espécie de satélite como os utilizados na atualidade.

Obviamente, se isso era impossível de se pensar nos primeiros anos do século XX, como pode ser que foram realizados nos tempos de Alexandre Magno?, E se foi assim, com que informação se contou no século IV a.C. para poder confeccionar mapas tão perfeitos sem uma tecnologia só desenvolvida em finais do século XX?

Imagem

Um "pequeno detalhe", denunciado até à saciedade pelo cientista espacial francês Maurice Chatelain, tende a assentar esta tese. Segundo Chatelain, a deformação que apresentam as linhas das costas no mapa de Piri Reis obedece a que esta carta "representava uma projeção plana da superfície esférica da Terra tal e como poderia ser vista hoje por um astronauta situado a uma grande altura sobre o Egito".

Imagem

Efetivamente. Uma foto de satélite tomada a 4.300 kilometros sobre a vertical do Cairo mostraria, exatamente, essa deformação das costas... O que tem permitido aos cientistas do calibre de Chatelain supor que o mapa de Piri Reis é, em verdade, uma cópia de enésima geração de um mapa antiqüíssimo realizado desde a vertical da moderna cidade das pirâmides de Gisé.

Imagem

Seja como for, a precisão do mapa de Reis não se detém aí. O Almirante turco posicionou em sua longitude e latitude corretas a América do Sul e a África. Empresa, por certo, nada fácil se levarmos em conta que até o século XVIII nossos marinheiros não podiam calcular com precisão as longitudes, por carecer de cronômetros que ofereciam margens de erro de poucos segundos. Não obstante, e para ser equânimes, deve-se reconhecer que Piri Reis cometeu certos "erros", como repetir duas vezes o curso do rio Amazonas ou o de ignorar a existência do rio Orenoco.

Imagem

Sobre o primeiro, o professor Hapgood atribui a "falha" a que o Almirante copiou de mapas distintos duas vezes o mesmo rio; e o demonstra argumentando que se bem que um destes Amazonas recorre a ilha de Marajó em seu delta, o outro não o faz porque está baseado numa carta de uns 15.000 anos, quando todavia Marajó estava unida ao continente... Enquanto ao Orenoco, Hapgood desculpa a Piri Reis argumentando que, em lugar deste rio, o Almirante desenhou dois profundos entrantes no continente que deveriam se transformar no rio há também milhares de anos (!).

Mas as surpresas não acabam aqui. Ao observar-se detidamente os mapas de Piri Reis, pode-se ver que entre a América do Sul e a África existe uma grande ilha denominada "Antilhia" (que não existe na atualidade) rodeada de outras ilhas de menor tamanho. E já que temos visto que os mapas de Piri Reis não são fruto da casualidade, não será esta ilha a famosa Atlântida de Platão?

Imagem

As rotundas afirmações de Hapgood cortam o alento ainda mais de duas décadas depois de ser formuladas. De fato, recentemente, idêntica tese tem sido retomada pelo periodista e historiador Graham Hancock em sua obra "Fingerprints of the Gods", onde pretende demonstrar que faz mais de 2.000 anos habitou a Terra uma cultura muito desenvolvida, científica e tecnologicamente. Seu livro, que tem merecido toda classe de críticas por haver passado ao largo de investigações prévias de expertos como Sitchin ou Von Däniken, conduz até outros mapas antigos que beberam das mesmas misteriosas fontes documentais que Piri Reis e que recorrem as mesmas cartografias "impossíveis" subglaciais da Antártida, assim como costas em sua época ainda não descobertas.

Imagem

O exemplo mais destacado é o mapa antártico de Oronce Finé, traçado em 1531. Sua descrição do continente gelado se ajusta quase totalmente às cartografias da Antártida desenvolvidas a partir de seu descobrimento oficial em 1818. E é que Finé passou muito perto, pois não só desenhou detalhes de suas costas não descobertas até datas recentes, senão que localizou corretamente o lugar do Pólo Sul, traçando seu mapa graças a cartas necessariamente elaboradas, sempre segundo o professor Hapgood, "quando as costas deviam estar livres de gelo".

Imagem

Hapgood ficou fascinado com este mapa. Levou cópias do mesmo ao doutor Richard Strachan, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), para sua análise, confirmando que Finé copiou sua carta de outras anteriores e que as originais mostram o perfil dos rios antárticos com o aspecto que deviam apresentar há seis milênios, antes que os depósitos de sedimentos modificassem parte de seu aspecto.

Imagem

Mas Finé não foi o único a copiar estes misteriosos "mapas-mãe". Um contemporâneo seu, apelidado Mercator - e o que muitos identificam com o célebre cartógrafo Gerard Kremer –, traçou um Atlas em 1569 no que localizava com precisão lugares descobertos muitos séculos mais tarde, como o Mar de Amudsen ou o Mar de Bellinghausen. O certo é que Mercator teve laços muito estreitos com o Egito, chegando inclusive a visitar a Grande Pirâmide em 1563. E não seria descabelado supor que, fruto dessas conexões, Mercator obteve os "mapas-mãe" (ou cópias dos mesmos, perdidas hoje) que lhe serviram de documentação para sua obra. Uma obra, por certo, que serviu de guia duzentos anos mais tarde a Philippe Buache, um cartógrafo oitocentista que também desenhou a Antártida - desta vez em sua totalidade – desprovida de gelo. Um mapa que, por certo, não pode "imitar-se" até que os cientistas obtivessem novos dados deste continente em 1958, por motivo do Ano Geofísico Internacional.

Imagem

Não são os dados contidos nestes mapas um indício mais que sólido da existência de um saber muito anterior ao que admite a História, localizado na região do Nilo? A resposta a esta interrogação só pode ser afirmativa…


Elaborado por Darkness (em espanhol)
Tradução: Euzébio
Ad Honorem Extraterrestris
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

O fato de ter se baseado em mapas mais antigos, demonstra a possibilidade de civilizações anteriores a nossa mais evoluída até que nós. Talvez os deuses fossem astronautas terráqueos.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Cada vez me convenço mais de que Atlântida era mais do que uma lenda platônica...
Ad Honorem Extraterrestris