Nasa consegue ver Júpiteres Quentes

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Nasa consegue ver Júpiteres Quentes

Mensagem por lulu »

Imagem

Link para a reportagem completa:

"Hot Jupiters"

Os chamados "Hot Jupiters", são planetas extrasolares de tamanho gigantesco como nosso Júpiter que orbitam tão perto de suas estrelas tornando-se muito quentes, daí a utilização do apelido para essa classe de planetas de "Hot Jupiters".

A imagem acima é um desenho conceitual, mas o importante é que o telescópio espacial Spitzer conseguiu obter imagens em infravermelho que possibilitaram conclusões interessantes a respeito desses planetas e abriram um novo caminho na busca de planetas parecidos com a Terra.

Alguns trechos interessantes:
The landmark achievement is a significant step toward being able to detect possible life on rocky exoplanets and comes years before astronomers had anticipated.
Tradução: "Essa conquista é um marco significante e um passo em direção a detecção de vida em exoplanetas rochosos e aconteceu muito antes que os astrônomos previam"
"This is an amazing surprise," said Spitzer project scientist Dr. Michael Werner of NASA's Jet Propulsion Laboratory, Pasadena, Calif. "We had no idea when we designed Spitzer that it would make such a dramatic step in characterizing exoplanets."
Tradução: ""Isso é uma maravilhosa surpresa", disse o cientista projetista do Spitzer Dr. Michael Werner do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, Passadena, Califórnia, USA. "Nós não tínhamos a menor idéia quando desenhamos o Spitzer, que ele fosse capaz de dar um passo gigantesco em caracterizar exoplanetas""

Então colegas, vejam que não só o Spitzer conseguiu dar uma clara idéia do que são os Júpiteres quentes como também antecipou a capacidade de caracterizar exoplanetas em pelo menos 10 anos, já que isso estava previsto para entre 2.015 e 2.020 com os interferômetros. E o mais impressionante de tudo é que nem seus projetistas imaginavam que ele pudesse fazê-lo.

Sonda Darwin

É por isso que a ciência as vezes é surpreendente e a libertação do homem está no desenvolvimento dela.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Boa Lu
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

É um avanço e tanto.

O Telescópio Espacial Spitzer está superando as expectativas.

Um espectro se cria quando um instrumento chamado espectrógrafo decompõe a luz proveniente de um objeto em um arco íris de diferentes longitudes de onda. As ondulações ou padrões dentro do espectro indicam a presencia o ausência de moléculas na composição do objeto.


Isso será fundamental para encontrarmos indicativos (ou “assinatura”) de atividade biológica em exo-planetas.

Datos do objeto:
Nome: HD 209458b
Tipo: Exo-planeta de trânsito
Posição (J2000): RA: 22 03 10.7; Dec.: +18 53 04
Distância: 47 parsecs (153 anos-luz)
Constelação: Pégaso