Galáxias hobbit são descobertas junto à Via Láctea

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Galáxias hobbit são descobertas junto à Via Láctea

Mensagem por eDDy »

Um recente estudo do céu trouxe à tona oito novos membros ao "Grupo Local" de galáxias próximas à Via Láctea, incluindo uma nova classe que pode estar entre as menores já conhecidas. As descobertas foram apelidadas de "galáxias hobbit" por seu tamanho reduzido e fraca luminosidade.

O Grupo Local é uma coleção de cerca de 40 galáxias, as quais Via Láctea e Andrômeda são os membros dominantes. As galáxias restantes são, em sua maioria, pequenos satélites conhecidos como "galáxias anãs", que estão gravitacionalmente na fronteira dessas duas galáxias maiores.

As novas galáxias foram detectadas há cerca de dois anos, mas somente foram apresentadas na semana passada, no 209º encontro da Sociedade Americana de Astronomia, em Seattle. De acordo com informações da revista Science, sete dessas novas galáxias são gravitacionalmente ligadas à Via Láctea, enquanto a oitava aparece flutuando livremente no espaço.
Galáxias "hobbit"

Os novos membros do "Grupo Local" são ainda menores e mais opacas que as outras galáxias-anãs, com luminosidade entre mil e 100 mil vezes maior que o Sol.

A mais interessante delas, apelidade de Leo-T, está flutuando no espaço a cerca de 1,4 milhões de anos-luz da Terra. Isso acontece porque a distância é tão grande que a galáxia "hobbit" nem chega a ser afetada pelo campo gravitacional da Via Láctea
Imagem

Fonte

Creditos R.Britan
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Interessante.

Seriam galaxias com numero reduzido de componentes, ou galaxias cujos componetes sao miniaturizados? (fui claro?)
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)