Mapa mostra a estrutura da matéria escura

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mapa mostra a estrutura da matéria escura

Mensagem por lulu »

Imagem
Fonte da foto: http://www.nasa.gov/mission_pages/hubbl ... atter.html

Código: Selecionar todos

Ela compõe 80% da massa do Universo e cientistas acabam de mostrar que é ela que determina a estrutura do cosmo. A entidade batizada pelos físicos de "matéria escura" é hoje um dos principais mistérios da ciência. Ninguém sabe ainda dizer o que ela é, mas um mapa feito a partir de imagens do Telescópio Espacial Hubble começa a revelar onde ela está.
Link da Folha para a matéria completa:

Fonte: Matéria escura determina a estrutura do universo
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Impressionante, Lulu... impressionante!
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »


Link Original
Astronomia Terra Espaço Tecnologia

Cientistas fazem mapa detalhado da matéria invisível no Universo
Cremilde Santos, 08/01/2007, 16:17

Cientistas estão a trabalhar num “raio-x” do Universo através da construção de mapas da matéria invisível que não se vê e a que chamaram matéria escura. Os mapas mais pormenorizados foram revelados ontem, na edição online da revista Nature.

À semelhança do corpo humano o Universo tem um esqueleto que não está à vista e que é feito de uma matéria invisível. Enquanto que os ossos humanos podem estar expostos a qualquer radiografia, os telescópios mais poderosos não conseguem ver directamente os “ossos” do cosmos.

Apesar de a matéria escura não emitir nem reflectir a luz, os cientistas já não duvidam da sua existência. A sua existência está comprovada pelos efeitos gravitacionais que causa na matéria que vemos e que afecta a rotação das galáxias e distorce a luz que emitem.

A equipa de Richard Massey, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, através do telescópio espacial Hubble, começou a medir a forma de 500 mil galáxias distantes. De seguida utilizaram a distorção na luz emitida por elas, causada quer pela matéria visível como pela invisível, para elaborar mapas da distribuição da matéria escura entre essas galáxias e a Terra, numa grande área do céu (o equivalente a oito vezes o tamanho ocupado pela Lua Cheia).

Segundo explicou Domingos Barbosa, do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, "se um fotão vem de uma dessas galáxias e atravessa essa rede de matéria escura, a sua trajectória é distorcida. Tem uma trajectória às ondinhas, ligeiramente irregular". Para o cosmólogo português em galáxias distantes, como as que foram observadas, é mais difícil detectar o efeito de distorções da luz pela matéria do que em exames de galáxias.

Os cientistas “conseguiram também reconstituir a distribuição da matéria escura em três dimensões entre nós e essas galáxias, no campo do céu que observaram. E é a primeira vez que se faz isso", comentou Domingos Barbosa.

O especialista explica que “descobriram que a matéria invisível está agrupada em enormes filamentos e em bolas, mais ou menos conectados com outras regiões com matéria escura e bariónica. A matéria escura funciona como um esqueleto gravitacional, para onde a matéria bariónica acaba por ser atraída", acrescentando que "é um esqueleto invisível, à volta do qual a matéria normal vai cair e formar essa carne de estrelas e galáxias".

O trabalho da equipa de Richard Massey permite compreender melhor como a matéria está ordenada pelo Universo, sublinhou o investigador português.

Por enquanto ainda ninguém sabe como é constituída a matéria escura, que deve ter surgido pouco depois do Big Bang, o fenómeno que criou, há 13.700 milhões de anos, o Universo que conhecemos. Os mapas apresentados agora por esta equipa mostram a distribuição da matéria até à altura em que o Universo tinha metade da idade actual. A escola de pensamento dominante defende que a matéria escura é exótica, logo totalmente diferente da matéria vulgar. "O mais plausível - diz também Domingos Barbosa - é que seja feita de uma partícula exótica".
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)