Discovery

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Discovery

Mensagem por Britan »

Para que todos possamos curtir uma "viagem no espaço" faço aqui um resumo das noticias publicadas da missão mais recente do Discovery

Os créditos são do jornal digital Portugal Diário
Link do Jornal Portugal Diário

Discovery já está no espaço
2006/12/10 | 14:11

O vaivém espacial Discovery foi lançado com sucesso na última madrugada. O aparelho norte-americano partiu, com sete tripulantes a bordo, rumo à Estação Espacial Internacional (EEI) onde ficará nos próximos 12 dias.

A partida aconteceu às 20h47 locais (01h47 em Lisboa), no Centro Espacial Kennedy, beneficiada por condições meteorológicas favoráveis. A NASA já não procedia a um lançamento nocturno desde Fevereiro de 2003, data em que um acidente destruiu o vaivém Columbia.

Bill Gerstenmaier, administrador-adjunto da NASA, disse que este «é o início de uma grande missão espacial. Os próximos doze dias não vão ser fáceis, mas irão ser bastante interessantes».

O Discovery é propulsionado por três motores criogénicos e dois foguetões complementares, com uma potência equivalente a uma bomba nuclear de pequenas dimensões.

Amanhã, o aparelho deverá acoplar-se à EEI, que vai crescer ainda mais, já que a Discovery transporta duas toneladas para a instalação de mais um segmento à estação.

Link Original da Noticia

Discovery acoplou na estação espacial
2006/12/11 | 23:26

O vaivém espacial norte-americano Discovery acoplou sem problemas, esta segunda-feira, pouco depois das 22:10, à Estação Espacial Internacional (ISS), revelou a NASA.

«Bem-vindos a bordo», declarou o comandante da ISS, Mike Lopez-Alegria.

A acoplagem realizou-se numa altura em que o complexo espacial pairava sobre o Sudoeste da China e o Noroeste de Bangladesh, a uma altitude de 350 quilómetros.

A delicada manobra ficou concluída às 22:10 TMG (mesma hora em Lisboa), disse o controlador da missão, após uma corrida de cerca de 48 horas no espaço.

«Houston, a acoplagem está terminada», disse o comandante Mark Polansky.

O vaivém Discovery foi lançado da Florida (Sudeste) sábado à noite, o primeiro lançamento à noite organizado desde o acidente com o Columbia a 01 de Fevereiro de 2003. Trata-se do terceiro encontro de um vaivém com a Estação desde Julho. O anterior, em Setembro, com o vaivém Atlantis, foi marcado pelo recomeço da construção da ISS, suspenso depois da perda do Columbia.

O Discovery, com sete astronautas a bordo (duas mulheres e cinco homens, um deles sueco) prepara-se agora para uma missão de construção de um complexidade sem precedentes, indicara antes a agência espacial norte-americana (NASA).

Pouco antes de acoplagem, quando a Discovery se encontrava a 200 metros de baixo da Estação, o comandante de bordo, Mark Polansky realizou com o vaivém uma lenta pirueta.

Esta manobra permitia aos três astronautas da Estação Espacial - o norte-a mericano Mike Lopez-Alegria, o russo Mokhail Tyurin e o alemão Thomas Reiter da Agência espacial europeia (ESA) - fotografarem o ventre do Discovery para detectar eventuais danos no seu escudo térmico.

Link Original da Noticia

Discovery: iniciada a quarta saída do vaivém
2006/12/18 | 23:44

Dois astronautas do vaivém americano Discovery iniciaram hoje uma saída suplementar para o espaço para tentarem desbloquear uma antena solar da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou um porta-voz da Nasa, citado pela agência Lusa.

O americano Robert Curbeam e o sueco Christer Fuglesang, da Agência Espacial Europeia (ESA), saíram da câmara de descompressão da Estação às 19h00, no momento em que se encontravam na vertical do Sul do Oceano Pacífico.

Esta saída, a quarta da missão, que obriga a Nasa a atrasar de quinta para sexta-feira o regresso à Florida do satélite, marca também um recorde com 25 anos para o programa do vaivém: Robert Curbeam, um dos sete membros da tripulação do vaivém, será o primeiro astronauta a efectuar quatro saídas numa mesma missão. Estas saídas são muito complexas para os astronautas, visto trabalharem durante seis horas para efectuarem trabalhos complexos de construção da ISS. Além de correrem o risco dos escafandros espaciais serem furados por micro meteoritos - tal nunca aconteceu até hoje - essas seis horas de trabalho em baixa pressão equivalentes a uma altitude de 3.500 metros em terra, são penosas.

Por esse motivo, os astronautas nunca efectuam saídas dois dias seguidos. Para a expedição de hoje, Robert Curbeam e Christer Fuglesang deverão tomar precauções redobradas. Por existir o risco de electrocussão, os astronautas têm indicações para nunca tocar nos painéis solares de sílica da antena, da qual o mecanismo de retracção encravou quarta-feira, preveniu Tricia Mack, responsável pela preparação desta saída no espaço. Sábado, no final da terceira saída, Robert Curbeam e Sunita Williams tinham já tentado desbloquear os painéis, agitando-os vigorosamente por várias vezes.

No entanto, esta técnica só permitiu dobrar de novo 65 por cento dos painéis, o que não foi suficiente e obrigou a uma nova saída do vaivém. Antes de iniciarem as operações de desbloqueamento dos painéis, os dois astronautas procederam a uma inspecção visual, sendo as imagens filmadas pelas câmaras que têm nos capacetes, transmitidas em directo para o centro de controle de Houston, no Texas.

De seguida, Robert Curbeam, ligado à ponta do braço robotizado da Estação pilotada pelos astronautas Joan Higglinbotham e Sunita Williams, utilizará um a espátula similar à utilizada pelos estucadores para separar os painéis solares com forma de acordeão colados uns em cima dos outros.

Os astronautas estarão também munidos de uma espécie de longa mangueira com gancho que lhes permitirá puxar os cabos do mecanismo de retracção. Os instrumentos foram todos cobertos de um material isolante para evitar choques eléctricos. Christer Fuglesang, o primeiro sueco a sair para o espaço, ficará sobre tudo perto da cápsula para a qual os painéis devem ser recolhidos e agitará a antena, caso seja necessário, de forma a facilitar a retracção. Os dois painéis devem ficar totalmente dobrados para poderem posteriormente deslocar para outro local da Estação a primeira antena da Estação instalada em 2000.

A saída de hoje deverá durar até um máximo de seis horas e meia, mas a Nasa espera conseguir resolver o problema em menos tempo. «O objectivo é de fazer regressar os astronautas para o interior o mais rapidamente possível para que possam começar a preparar-se para as operações de arranque do vaivém da Estação» previsto para terça-feira, sublinhou domingo Tricia Mack.

Link Original da Noticia

Discovery está a terminar visita
2006/12/19 | 23:40

O vaivém americano Discovery separou-se terça-feira às 22h10 da Estação Espacial Internacional (ISS) terminando assim a sua visita de oito dias, indicou o Centro de controlo da Nasa, escreve a Lusa.

Os compartimentos estanques das duas naves foram fechados às 19h42 depois dos sete astronautas do Discovery e os três ocupantes do ISS terem feito as tradicionais despedidas. A manobra de separação foi conduzida pelo co-piloto William Oefelein, que seguidamente começou a manobrar manualmente o vaivém para efectuar um voo, com cerca de vinte minutos, à volta de metade da Estação espacial, a 200 metros de distância, para que a tripulação a pudesse filmar e fotografar.

O Discovery tinha-se unido à ISS a 11 de Dezembro, tendo sido lançada na noite de 9 de Dezembro do Centro Espacial Kennedy, perto do Cabo Canaveral, na Florida, onde deve aterrar esta sexta-feira às 20h56.

Link Original da Noticia

Discovery voltou à Terra
2006/12/22 | 23:25

O vaivém norte-americano Discovery e os seus sete astronautas aterraram esta sexta-feira em segurança na Florida (sudeste) no final de uma missão no espaço de 13 dias, escreve a Lusa.

Discovery e a sua tripulação de sete astronautas, uma mulher e seis homens entre os quais um sueco e um alemão da Agência espacial Europeia (ESA), pousaram às 22:32 (hora de Lisboa) na pista de 4.500 metros do Centro Espacial Kennedy, perto de cabo Canaveral, de onde o vaivém foi lançado a 09 de Dezembro.

A nave aterrou depois de um mergulho de 300 quilómetros iniciado uma hora antes quando foi lançada à velocidade de mais de 26-000 KM/h na órbita à volta da Terra e do suspense de última hora sobre o local onde iria pousar devido às condições meteorológicas.

A sua chegada foi anunciada por um duplo bang que soou por cima do Centro Espacial Kennedy.

A missão do Discovery, que esteve oito dias acoplado à Estação espacial internacional (ISS), permitiu prosseguir a construção da ISS com a colocação de uma nova parte de duas toneladas no seu esqueleto e a reconfiguração do seu sistema eléctrico e de climatização.

A NASA prevê ainda 13 voos dos Vaivém - cinco em 2007 - para acabar a ISS até 2010, ano programado para reformar as três naves norte-americanas.

Link Original da Noticia
Imagem
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)