Europeus definem...

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Europeus definem...

Mensagem por Britan »

Texto publicado em G1.com.br

1/12/2006 - 16h43m - Atualizado em 01/12/2006 - 16h54m France Presse
EUROPEUS DEFINEM COMO SERÁ MAIOR TELESCÓPIO DO MUNDO
Novo instrumento terá espelho de 42 metros de diâmetro.
Projeto envolverá bilhões de euros e deve estar concluído em 2018.

Astrônomos europeus chegaram a um consenso nesta semana sobre as características do que será, dentro de 10 anos, o maior telescópio do mundo, com um espelho de 42 metros de diâmetro, ainda que o projeto seja menos ambicioso do que o originalmente proposto.

"Obtivemos em Marselha o consenso da comunidade científica" sobre as especificações do futuro ELT (Extremely Large Telescope) europeu, anunciou nesta quinta-feira (1º) Catherine Cesarsky, diretora-geral da organização astronômica européia ESO, que coordena o projeto.

Esse sinal verde dos astrônomos, depois de quatro dias de discussões, permitirá que Catherine apresente o projeto ao Conselho de Administração, na próxima semana. Em seguida, serão iniciados estudos mais detalhados.

O novo instrumento, cujo custo será da ordem de bilhões de euros, terá um espelho 1.000 vezes maior do que a modesta lente de 4 centímetros de diâmetro que permitiu, há quatro séculos, que Galileu descobrisse as quatro principais luas de Júpiter. Ele também será quatro vezes maior do que os mais potentes instrumentos atuais, os dois telescópios americanos Keck, de 10 metros de diâmetro, instalados no Havaí.

Os estudos preliminares para a construção do ELT devem durar de três a quatro anos e ele deverá estar funcionando em 2018.

A extraordinária captura de imagens do telescópio espacial Hubble leva a crer que os instrumentos baseados na Terra serão em breve relegados à categoria de mera curiosidade.

Os astrônomos europeus sonhavam com um telescópio terrestre de 100 metros de diâmetro. Perfeitamente viável, mas arriscado. "Era um excelente conceito, mas para termos um grande telescópio no prazo desejado pelo Conselho da ESO, seria melhor construir um menor, menos caro e com menos riscos de execução", explicou Catherine.

Apesar de seu custo, que poderá ser 21% maior, o projeto europeu representa uma fração dos 5 bilhões de euros (US$ 6,6 bilhões) necessários para colocar em órbita o sucessor do Hubble, o James Webb Space Telescope, cujo espelho será bem menor, com 6,5 metros.

Os americanos estão envolvidos na corrida para um telescópio baseado na Terra, com dois projetos concorrentes: um de 30 metros (em parceria com o Canadá) e outro de 21,5 metros (com a Austrália). A China e o Japão até agora não têm projetos e acabarão se associando aos projetos europeus ou americanos, segundo prognóstico da ESO.

Ainda falta escolher a localização do telescópio. A ESO fez uma prospecção a partir de dados de satélites, que apenas confirmaram os melhores locais do mundo para instalação de telescópios: o Havaí, onde estão os grandes instrumentos americanos, e a Antártica, por razões de logística.
A organização "não exclui as ilhas Canárias" e "aponta o Chile, mas também a Argentina, onde encontramos um lugar excepcional".

Catherine estimou que não seria "ruim" para a ESO instalar seu futuro ELT próximo a seu instrumento ALMA, em fase de implantação nos planaltos chilenos. "Também poderia ser interessante ter os dois ELT (o europeu e o americano) no mesmo hemisfério" para poder observar as mesmas áreas do céu com instrumentos de concepção diferente.
Link Original
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)