Cargueiro espacial europeu prova que pode acoplar sozinho...

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Cargueiro espacial europeu prova que pode acoplar sozinho...

Mensagem por Britan »

Júlio Verne supera etapa crucial
Cargueiro espacial europeu prova que pode acoplar sozinho à ISS
10.11.2006 - 18h13 AFP


O primeiro cargueiro espacial europeu (ATV, sigla em inglês), Júlio Verne, provou que pode acoplar sozinho à Estação Espacial Internacional (ISS), uma etapa crucial que permite apostar no seu lançamento em Julho do próximo ano, anunciaram hoje os responsáveis do projecto.

“Ter superado este teste é para nós um importante passo em frente, que nos torna mais confiantes”, comentou John Ellwood, chefe do projecto ATV (Automated Transfer Vehicle), em conferência de imprensa nas instalações da Direcção Geral do Armamento em Val-de-Reuil, a oeste de Paris.

Naquele local, onde a direcção geral do Armamento testa os cascos dos futuros navios de guerra franceses, foram simulados os últimos 300 metros de aproximação do ATV à estação espacial.

Imagem

Actualmente, os norte-americanos realizam todas as acoplagens de forma manual e o sistema russo está parcialmente automatizado. Hoje, Júlio Verne provou que o pode fazer de forma totalmente automática.

Com a validação do sistema de acoplagem espacial, o ATV não tem pela frente mais nenhum grande teste.

A Agência Espacial Europeia conta enviar o ATV no final de Março para a base espacial de Kourou, na Guiana Francesa. Aí, o cargueiro será lançado por um foguetão Ariane 5, especialmente reforçado. O primeiro ATV pesará no total 19,7 toneladas, quando a capacidade de transporte do Ariane vai até às dez toneladas.

“Acordámos com a Ariane uma janela de lançamentos entre Maio e o final de Julho”, acrescentou Ellwood. A data precisa será fixada depois de negociações com os parceiros norte-americanos e russos.

Do tamanho de um autocarro londrino de dois pisos, o ATV será capaz de transportar até 7,5 toneladas de carga até à ISS, ou seja, o triplo da actual capacidade dos russos Progress. Durante alguns meses, o ATV vai servir também como uma extensão da estação espacial, antes de partir carregado com resíduos aí acumulados.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)