Sonda Cassini capta imagens de furacão em Saturno

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Sonda Cassini capta imagens de furacão em Saturno

Mensagem por Britan »

NASA
Sonda Cassini capta imagens de furacão em Saturno
10.11.2006 - 18h36 AFP


Um gigantesco furacão com oito mil quilómetros de diâmetro em Saturno foi captado pela sonda Cassini. As imagens foram disponibilizadas hoje no site da Agência Espacial norte-americana (NASA).

Este é o primeiro fenómeno deste tipo jamais observado num outro planeta para além da Terra, salientam os cientistas da NASA em comunicado.

O olho da tempestade e as nuvens na sua proximidade têm características similares às de um furacão terrestre mas com ventos de 550 quilómetros/hora.

Ao contrário do que acontece na Terra, o furacão em Saturno não se desloca e permanece no pólo Sul. Além disso, como Saturno é um planeta formado por gás, o furacão não se formou por cima de um oceano como acontece na Terra.

Imagem

“Isto parece-se com um furacão mas sem o comportamento de um furacão terrestre”, explica Andrew Ingersoll, um astrónomo que faz parte da equipa científica de Cassini, no Instituto de Tecnologia da Califórnia.

As câmaras de Cassini registaram o fenómeno durante três horas, a 11 de Outubro, quando a sonda passou por cima do pólo Sul de Saturno, a uma altitude de 340 mil quilómetros.

Lançada em 1997, a Cassini-Huygens é a primeira missão espacial dedicada à exploração de Saturno. O projecto é da NASA, que realizou o módulo orbital Cassini, e da Agência Espacial Europeia (ESA), que forneceu a sonda Huygens.

O vaivém espacial entrou em órbita de Saturno a 1 de Julho de 2004, depois de uma viagem de sete anos e 3,5 mil milhões de quilómetros.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)