A estrela, a anã marrom e o planeta

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

A estrela, a anã marrom e o planeta

Mensagem por hsette »

Astrônomos detectaram uma nova companheira pouco luminosa da estrela HD 3651, da qual já se sabia que albergava um exoplaneta. Esta companheira, uma anã marrom, é até agora a companheira menos luminosa de uma estrela desse tipo que se já fotografou diretamente, e uma das menos luminosas anãs marrons detectadas nas proximidades do Sol. Esta detecção é uma informação muito importante sobre as condicões em que se formam os planetas.

Um sistema deste tipo é um exemplo que poderia provar que os planetas e as anãs marrons se podem formar ao redor da mesma estrela.

Imagem
ESO PR Foto 39a/06: A companheira de HD 3651
A imagem da estrela HD 3651, tomada em junho de 2006. A companheira HD 3651B está indicada por um círculo branco.
© Sofi / NTT

HD 3651 é uma estrela ligeiramente menos massiva que o Sol, e que se encontra localizada a 36 anos-luz de distância, na constelação de Peixes. Durante vários anos já se sabia que albergava um planeta menos massivo que Saturno, o qual se localiza mais próximo de sua estrela materna que Mercúrio do Sol: o planeta percorre sua órbita completa em 62 dias.

Imagem
ESO PR Foto 39b/06: Posição relativa da companheira em relação a HD 3651
As separações (acima) e ângulos de posição (abaixo) de HD 3651B em relação a HD 3651 ao longo de um período de 3 anos. A linha sólida central indica a variação esperada de separação e ângulo de posição no caso de que HD 3651B fosse uma estrela de fundo sem movimento aparente.

A estrela HD 3651 está rodeada por dois objetos sub-estelares. O planeta, HD 3651b, está muito próximo, enquanto que a recentemente descoberta anã marrom orbita ao redor da estrela a uma distância 1.500 vezes maior que o planeta. Este sistema é o primeiro exemplo fotografado de que os planetas e as anãs marrons podem formar-se ao redor da mesma estrela.

Fonte: http://www.astro.uni-jena.de/