Mapa 3D do Universo

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mapa 3D do Universo

Mensagem por hsette »

Aqui temos uma boa opção para pretenso futuros viajantes intergalácticos. :D

O 2MRS - 2MASS Redshift Survey (http://cfa-www.harvard.edu/~huchra/2mass/) é o maior levantamento tridimensional de galáxias de todo o céu. Com base nas posições e cores do levantamento do 2MASS (Two Micron All Sky Survey), um levantamento de todo o céu no infravermelho, este novo levantamento adiciona a informação de distância às galáxias através da medição de desvios para o vermelho.

Os novos mapas do 2MRS mostram o universo local até uma distância de 600 milhões de anos-luz, identificando os maiores superenxames de galáxias e os maiores "vazios".

Imagem
Em cima: Reconstrução do campo de densidade a 130 milhões de anos-luz. As regiões mais densas, a vermelho são: C6, Perseus (Per), Cδ, Cγ, Cε, C7, Cζ, Coma (Com), Virgo (Vir), Enxames do Grande Atractor.
Em baixo: Reconstrução do campo de densidade a 450 milhões de anos-luz. A região mais densa é o super-enxame de Shapley.

Nesta edição do mapa, o enxame de galáxias com mais massa encontra-se a 400 milhões de anos-luz e chama-se superenxame de Shapley (em honra do astrónomo norte-americano Howard Shapley). A sua dimensão é tal que a luz demora 20 milhões de anos para ir de uma ponta à outra. Mas este não é o único superenxame na nossa vizinhança.

O superenxame do Grande Atractor encontra-se a um terço da distância do Shapley e desempenha um papel mais importante no movimento da nossa Galáxia.

A nossa Via Láctea, a sua galáxia vizinha Andrômeda e as restantes galáxias do Grupo Local estão dirigindo-se para o Grande Atractor com uma velocidade de cerca de 1,5 milhões de quilómetros por hora. Os mapas ajudaram a concluir que o Grande Atractor é um superenxame isolado que não faz parte do superenxame de Shapley.

Os astrônomos acreditam que a matéria luminosa constitui apenas uma pequena fracção do Universo, sendo o restante matéria escura e energia escura.
Imagem
Acima, do azul até o verde, passando por todo o espectro sucessivamente, das galáxias mais próximas até as mais distantes.

O 2MASS apenas detecta matéria luminosa, mas também pode ajudar a perceber a distribuição da matéria escura pois, em larga escala, a matéria escura segue a mesma distribuição que a matéria luminosa.

Para mapear a matéria escura, a equipe utilizou uma técnica inovadora de processamento de imagem, desenvolvida em parte por um dos membros da equipe, o Prof. Ofer Lahav (Universidade College London). A técnica baseia-se na relação entre a velocidade das galáxias e a distribuição de massa total.

Detalhes em: http://spider.ipac.caltech.edu/staff/ja ... apers/LSS/

Fonte: http://www.ras.org.uk/index.php?option= ... 1&Itemid=2
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

:shock:

...mas algo assim não passava pela minha mente nem de longe...
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Parece uma bola de fogo incandecente.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!