Universidade de Coimbra cria a maior base de dados do Mundo.

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Universidade de Coimbra cria a maior base de dados do Mundo.

Mensagem por Britan »

Afinal nem tudo é mau em Portugal:




A mais completa base de dados do Mundo de imagens de Marte, a Mars Image Mining System (MIMS), está, desde ontem, acessível ao público em geral. Para aceder à ferramenta, criada pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (UC), basta ir ao sítio do Instituto de Geofísica da UC (www.uc.pt/iguc) e escolher o item Novidades.

O utilizador pode descarregar para o computador qualquer uma das mais de 300 mil imagens do planeta vermelho que integram o sistema.

Ivo Alves, geólogo que liderou o projecto, explica que, na realidade, a base de dados não reúne imagens de Marte, mas links para as mesmas. Mesmo assim, garante, o sistema é único no Mundo e resulta de uma "longa pesquisa", tratamento e reconversão de dados recolhidos nos servidores das agências espaciais, entre as quais a americana NASA. Para já, as imagens permitem avaliar a evolução da geodinâmica externa do planeta - formação recente de crateras ou a evolução de campos de dunas - entre 1971 e 2005, mas a base de dados será actualizada anualmente.

A pesquisa pode ser baseada em critérios como a definição da imagem, as coordenadas geográficas ou até o nome do local. "Podemos escolher as missões de que queremos imagens e também temos acesso aos comentários da equipa que recolheu a imagem. Podemos vê-la em pormenor ou em grande panorâmica", explicou Ivo Alves, acrescentando que se trata de uma ferramenta de trabalho "essencial" para cientistas do Mundo inteiro, até porque Marte continua a ser um planeta polémico no seio da comunidade científica.

"Há um grupo húngaro que defende que há marcianos sob a forma de bactérias. Há alterações sazonais na cor da superfície de Marte e eles associam o ciclo de cor ao ciclo de vida de bactérias. Os franceses dizem que aquilo se deve ao ciclo do dióxido de carbono. Para haver vida, é preciso água e energia e, em Marte, há água, embora não em estado líquido, e energia. Por isso, não é impossível que haja lá vida", afirma o professor. Estudar a evolução do solo em Marte e comparar os mesmos sítios em alturas diferentes foram dois dos objectivos que estiveram na base do projecto. A equipa está a pensar alargá-lo à lua, aos satélites de Júpiter (Europa e Io) e ao grande satélite de Saturno, Titan.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

rf

Mensagem por Latorre »

Ora, pois, parabéns, meu caro Britan, representante do povo português aqui no Vigília!
Britan escreveu:"Há um grupo húngaro que defende que há marcianos sob a forma de bactérias. Há alterações sazonais na cor da superfície de Marte e eles associam o ciclo de cor ao ciclo de vida de bactérias.
...detalhe: olha onde os caras vão procurar chifre! :P
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)