Decretada situação de emergência na Estação Espacial Int.

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Decretada situação de emergência na Estação Espacial Int.

Mensagem por Britan »

Derrame de líquidos tóxicos
Decretada situação de emergência na Estação Espacial Internacional
18.09.2006 - 18h07 AFP


Um derrame de líquidos tóxicos no interior da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) levou hoje à declaração de situação de emergência a bordo, por receio de deflagração de um incêndio.

A tripulação da ISS realizava trabalhos de limpeza na estação depois da saída de um grupo de astronautas e preparava a chegada dos próximos quando sentiu um cheiro a fumos tóxicos, informou o comandante Pavel Vinogradov e o engenheiro de voo Jeff Williams.

"A situação está estável por agora. Há um odor estranho, mas nunca houve fumo. Talvez tenhamos erradamente assumido que se tratava do início de um incêndio", contou Williams às equipas de controlo em Houston e em Moscovo.

A fuga ocorreu perto de um gerador de oxigénio russo, conhecido como Elektron, que funciona ao separar a água em oxigénio (para respirar) e hidrogénio que é despejado da ISS. A substância libertada deverá ser hidróxido de potássio, disse o gestor da missão na estação espacial, Mike Suffredini.
Imagem
A tripulação da ISS activou o sistema de emergência da estação, o que desligou a ventilação, e conteve o derrame tóxico no módulo Zvezda, onde se encontra o Elektron.

Suffredini disse que a causa do derrame de líquido ainda não é conhecida.

Vinogradov e Williams estão perto do final da sua estadia de seis meses na ISS. A equipa que os irá substituir - Michael Lopez-Alegria e Mikhail Tyurin - descolou hoje do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

De acordo com Suffredini, a situação de emergência temporária na ISS não afectará a acoplagem do foguetão Soiuz, prevista para quarta-feira.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

...ferro-velho no espaço...
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)