Problema informático atrasa montagem de antena solar

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Problema informático atrasa montagem de antena solar

Mensagem por Britan »

A tripulação do vaivém espacial Atlantis instalou hoje uma enorme antena solar num novo módulo da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), mas a operação demorou mais do que o previsto devido a um problema informático.

"Um problema de software retardou cerca de três horas a instalação da antena, mas os engenheiros já resolveram a situação", afirmou William Jeff, porta-voz do Centro Espacial Johnson em Houston, Texas.

O problema surgiu quando foi activado o mecanismo de rotação dos painéis solares da antena e estes ficaram presos inesperadamente um ao outro.

Ontem, dois astronautas do Atlantis saíram para o espaço durante mais de sete horas para trabalhar na montagem desta antena, que foi transportada para a ISS no porão do vaivém.

Quando estiver em pleno funcionamento, esta antena solar, a segunda da ISS, terá uma envergadura de 73 metros.

A antena e o seu mecanismo deverão duplicar a produção eléctrica da ISS e fornecer um quarto da energia da estação (mais de 32 quilowatts de corrente eléctrica) quando a construção desta estiver concluída em 2010.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)