Descobertos dois planetas unidos pela gravidade

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Petrovski
Mensagens: 420
Registrado em: 24 Dez 2005, 19:57

Descobertos dois planetas unidos pela gravidade

Mensagem por Petrovski »

Descobertos dois planetas unidos pela gravidade

Imagem

Uma equipe internacional de astrônomos do Observatório Europeu Austral, no Chile, anunciou nesta quinta-feira que descobriu pela primeira vez uma dupla de planetas errantes, que não orbitam ao redor de nenhuma estrela. Ambos os planetas giram ao redor de si mesmos e vagam livremente pelo espaço.

O telescópio de La Silla, distante a 629 quilômetros de Santiago do Chile, registrou que os dois corpos celestes são unidos pela gravidade de planetas flutuantes livres, também denominados "planemos". O astro maior, com uma massa apenas sete vezes maior que a de Júpiter, foi detectado a cerca de 400 anos luz do Sistema Solar, mas o fato extraordinário é que não gira em volta de uma estrela e sim de outro corpo frio com o dobro de sua massa.

Ray Jayawardhana, da Universidade de Toronto, e Valentin Ivanov, do Observatório Europeu Austral, publicam a descoberta no próximo número da "Science Express", site da revista Science. Durante os últimos cinco anos, os astrônomos identificaram algumas dúzias de objetos com massas inferiores, flutuando livremente nas proximidades de regiões de formação estelar próximas, mas nunca até agora unidos.

"Este é um par de gêmeos verdadeiramente de destaque, já que cada um tem uma massa que equivale a 1% de nosso Sol", declarou Jayawardhana. "Sua mera existência é uma surpresa. Sua origem e futuro são um mistério", acrescentou.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


:D A cada dia novas descobertas nos mostram que os modelos hoje conhecidos são apenas uma fração de muita coisa "diferente" que existe neste imenso Universo!!!
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo