Qual o evento cósmico mais assustador?

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Qual o evento cósmico mais assustador?

Mensagem por lulu »

Quando começamos a ler e conhecer a natureza do cosmo, muitos eventos nos impressionam e assustam. A lista é enorme e não para de aumentar:

Imagem

Foto de um buraco negro em ação
Fonte: Folha de São Paulo


Buracos negros, matéria escura, supernova, explosão final do sol, meteoros, raios ultravioleta, etc.

Essas coisas geralmente estão fora de nossa capacidade de interferir. Meteoros talvez sejam menos preocupantes atualmente, pois, desde que detectados com antecedencia, temos tecnologia suficiente para projetar e desenvolver um foguete capaz de explodi-lo no espaço ou desviar sua rota, mas e quanto aos demais eventos?

3 coisas me assustaram muito:

1) A existência de buracos negros;
2) Saber que o centro de nossa galáxia é um enorme buraco negro;
3) Choque de galáxias.

E quanto a você, o que mais o impressiona e amedronta?

Abaixo alguns links para reflexão:

viewtopic.php?t=621&highlight=

viewtopic.php?t=622&highlight=

viewtopic.php?t=751&highlight=

http://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_negro
Editado pela última vez por lulu em 03 Dez 2006, 09:19, em um total de 1 vez.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

E esse aqui. De longe o mais violento.

São os GRB (Gamma Ray Bursts), ou Explosões de Raios Gama.

GRBs apresentam luminosidade em torno de 10^55 ergs/s, e constituem os eventos mais energéticos no universo.

Em 1991 as observações dos GRBs e conseqüentemente as idéias básicas sobre sua natureza foram revolucionadas com o BATSE (The Burst and Transient Source Experiment). Com as observações do BATSE constatou-se a isotropia na direção das explosões e, foi possível concluir que na verdade os GRBs tem origem extragaláctica , a distâncias cosmológicas.

Um GRB “típico”, dura em torno de 10segundos. Entretanto observa-se GRBs que duram de 30ms até 1000s!

Os possíveis fenômenos candidatos a “motores” de GRBs seriam colisões ou fusões entre estrelas de nêutron, estrela de nêutron x buraco negro, colapsos de estrelas anãs brancas e ainda hipernovas.


Imagem
As observações do pós-clarão da fulguração de raios gama, GRB 020813, realizadas pelo satélite Chandra, revelaram uma sobre-abundância de elementos tipicamente ejectados numa explosão de supernova. Nesta ilustração mostra-se como um jacto de partículas de alta energia interage com a casca da bolha em expansão provocada pela supernova. Este mecanismo pode ser a origem do pós-clarão da fulguração de raios gama. Crédito: CXC/M.Weiss.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Ai esta um topico que gosto:

1 . A expansão de energia negra
2. A queda de um enorme asteroide
3. Uma suposta invasão por uma raça bélica
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Re: Qual o evento cósmico mais assustador?

Mensagem por Euzébio »

lulu escreveu:E quanto a você, o que mais de impressiona e amedronta?
O bicho-homem, brincando com a energia atômica...
Ad Honorem Extraterrestris
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Mesmo acreditando que ainda restem alguns bilhões de anos para isto acontecer, o que mais me faz refletir é sobre a morte do nosso Sol, isso me parece um acontecimento aterrador. :shock:
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

O mesmo q o zé disse.
Quanto a cósmico, nenhum não vai ter culpa de ninguem... e devem ser eventos instantaneo não vamos nem sentir (falando dos grandes como choque de galáxias)
ets são mesmo oleosos como o de varginha né?nunca conseguimos agara-los
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

Uma suposta invasão por uma raça bélica
ÃhÃAAAAAAAAAANNNNNNNNNNNNNN seu céticismo provem do medo né?
Como disse acima não tendo culpa nossa (morrer por nós mesmos) tá massa.Agora Seria até divertido morrer por ets do mal :evil: :twisted: :shock:
ets são mesmo oleosos como o de varginha né?nunca conseguimos agara-los
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

flasht escreveu:
Uma suposta invasão por uma raça bélica
ÃhÃAAAAAAAAAANNNNNNNNNNNNNN seu céticismo provem do medo né?
Como disse acima não tendo culpa nossa (morrer por nós mesmos) tá massa.Agora Seria até divertido morrer por ets do mal :evil: :twisted: :shock:
Eu tenho medo de muita coisa sabe? É normal, alias eu tenho medo principalmente daqueles que trazem a verdade no bolso, estamos aqui no campo das hipoteses tanto tenho medo que venham et's locuos como de um armario de casa dos meus pais, não mal nenhum, é a natureza humana e de certeza que nao sou abertamente contra carpiteiros malignos que fazem armarios maus, agora se me perguntar se me acredito em armários maus eu digo-lhe que não.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Avatar do usuário
jeff
Editor do Portal
Mensagens: 398
Registrado em: 16 Jan 2003, 16:39
Localização: São Paulo/Brasil

Mensagem por jeff »

Britan escreveu:tanto tenho medo que venham et's locuos como de um armario de casa dos meus pais, não mal nenhum, é a natureza humana e de certeza que nao sou abertamente contra carpiteiros malignos que fazem armarios maus, agora se me perguntar se me acredito em armários maus eu digo-lhe que não.
Essa revelação foi realmente aterradora. rsrsrsrsrs

Mas que uma explosão de uma supernova é algo altamente fascinante e mortal, é. :-) Espero que já tenhamos "warp-drive" quando estivermos muito próximos de uma delas... ;-)
[]'s
Jeferson Martinho (Jeff)
Editor - Portal Vigília
http://www.vigilia.com.br
Desde 1996, Ufologia com seriedade e objetividade na Internet
twitter: http://twitter.com/portalvigilia

* Chave pública PGP mediante pedido *
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

O centro da Via-Láctea me assunsta. Só por existir e por estarmos girando prá lá.

Alias... antes de chegarmos lá vamos nos chocar contra uma outra galáxia vizinha. Alguém lembra quem é? É a M52?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Estamos em rota de colisão com Andrômeda, ou NGC 224 ou M31:

Imagem
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Em rota de colisão com Andrômeda? Isso é assustador! Já temos uma previsão de quando isso ocorrerá?
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Alguns bilhões de anos, Lu. 8)

Valeu Humbertão! :D

Como bom humano, sofro da mesma vaidade de qualquer humano em relação ao desejo de vida eterna.

Mas como bom ateu, considero que minha "vida eterna" estará nas coisas que deixarei educacionalmente. Seja por um filho (genético ou não, pouco importa) ou por aqueles os quais eu tenha influenciado de alguma forma. Deste modo, minha "vida eterna" será eterna enquanto esses traços existirem, ou seja, enquanto a humanidade aí estiver. Sendo assim, meu ego ficaria feliz se achássemos, no futuro, um meio de escapar para outra galáxia.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)