Espaço: Sonda SMART-1 vai despenhar-se na Lua a 3 Setembro

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Espaço: Sonda SMART-1 vai despenhar-se na Lua a 3 Setembro

Mensagem por Britan »

A sonda lunar europeia SMART-1 vai cumprir o seu destino programado a 03 de Setembro, quando se despenhar de forma controlada na face visível da Lua, informou esta quinta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA).

A aventura lunar deste pequeno engenho não tripulado de 366 quilos de peso e um metro cúbico de volume, com painéis solares de 14 metros de comprimento, devia terminar hoje, mas uma série de manobras forçaram a alteração dos planos, segundo a ESA.

Segundo a nova agenda, após 16 meses de órbita elíptica em torno dos pólos lunares, a distâncias de entre 300 e 10.000 quilómetros, a sonda cairá às 05:41 TMG (06:41 em Lisboa) de 03 de Setembro no Lago da Excelência, situado no meio da região sul da face visível da Lua.

Os planos iniciais previam que a queda ocorresse hoje no Mar dos Humores, na face oculta do satélite natural da Terra.

Estão programadas para 25 de Agosto e para a noite de 01 para 02 de Setembro novas e importantes manobras, não se excluindo por isso novas alterações e ajustes na hora definitiva do impacto, segundo o centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC) da ESA em Darmstadt, na Alemanha.

A sonda, lançada em Setembro de 2003 e actualmente a menos de 300 quilómetros da Lua, irá despenhar-se naquele planeta a uma velocidade de dois quilómetros por segundo, abrindo uma cratera de entre cinco e dez metros de diâmetro e cerca de um metro de profundidade.

Os últimos momentos da SMART-1 serão seguidos «com a maior atenção» na Alemanha por peritos da ESA, que esperam obter com a manobra dados importantes sobre a composição do solo e subsolo lunar.

A observação incidirá na física do impacto, nomeadamente no material ejectado, massa, dinâmica e energia envolvida, bem como na química da superfície, através da recolha de radiações específicas emitidas pelo material ejectado.

Porém, para a ESA, o mais importante da missão foi posicionar-se na vanguarda da exploração lunar e pôr à prova novas tecnologias que poderão vir a equipar as futuras naves espaciais.

A SMART-1, que percorreu 100 milhões de quilómetros consumindo apenas 50 litros de combustível, está equipada com um motor eléctrico «muito inovador» que expele iões de gás xénon a forte pressão.

Este sistema deu à sonda uma trajectória em espiral que lhe permitiu afastar-se pouco a pouco da órbita terrestre, onde foi colocada por um foguetão europeu «Ariane-5» há quase três anos, e ser «capturada» pela gravidade lunar em Novembro de 2004 após uma viagem de cerca de 14 meses.

A SMART-1, actualmente a única sonda em órbita lunar, abre caminho a uma frota internacional de satélites que serão lançados a partir de 2007.

Diário Digital / Lusa

17-08-2006 11:21:00
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)