Titan: Novas surpresas da Cassini

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Titan: Novas surpresas da Cassini

Mensagem por hsette »

Radar da Cassini Revela terrenos parecidos com a Terra

Wednesday, July 19, 2006:

Novas imagens de radar da nave Cassini revelam exibem formações geológicas muito semlhantes a terrenos Australianos.

As imagens mostram que a região chamada Xanadu é cercada por terrenos escuros. A oeste de Xanadu, terrenos em forma de dunas se abrem para territórios semelhantes a bacias hidrográficas, com vales e colinas, dirigindo-se para locais que assemelham-se a lagos. Uma cratera, de impacto ou fruto de vulcanismo, também é visível. Os canais seguem para leste, para uma região muito semelhante aos Montes Apalaches.

Imagem

Os radares são os únicos instrumentos capazes de observar através da forte neblina de Metano que recobre a lua de Saturno.No radar, imagens claras indicam material sólido, e imagens escuras podem indicar superfícies lisas, materiais absorventes, e possivelmente líquidos. Ressalte-se que nas gélidas temperaturas de Titan, se houver líquidos não pode ser água: as opções seriam Metano ou Etano.

A descoberta da região de Xanadu, que logo despertou o interesse dos pesquisadores, é fruto de observações feitas pelo Hubble Space Telescope em 1994, e desde então sobrevôos sobre a região têm sido planejados

No dia 22 de julho próximo, a Cassini fará novas observações em latitudes mais ao norte de Titan.

Para imagens e maiores informações:
Site Cassini/NASA: www.nasa.gov/cassini e http://saturn.jpl.nasa.gov

Obs: A Missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo envolvendo a NASA, a ESA (Agência Espacial Européia) e a Agência Espacial Italiana.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

mais umas infos acerca disto:

magens transmitidas pela sonda Cassini revelam que a lua Titã, do planeta Saturno, contém uma região com características semelhantes às da Terra, informou hoje a NASA, citada pela agência Lusa. «Surpreendentemente, essa região fria e longínqua (chamada Xanadú) tem características geológicas muito parecidas com as da Terra», afirmou Jonathan Lunine, cientista da Universidade do Arizona.

Imagens de radar de uma faixa de mais de 4.500 quilómetros mostram que Xanadú está rodeada por um terreno escuro semelhante a uma massa de terra. Na extremidade ocidental da região, que tem o tamanho da Austrália, há dunas escuras junto a um terreno entrecortado pelo que parecem ser redes fluviais, colinas e vales. Essas redes fluem para zonas mais escuras que poderão ser lagos. Também é visível uma cratera formada pelo impacto de um asteróide ou por actividade vulcânica.

Na parte oriental de Xanadú, segundo a Nasa, há mais canais que terminam numa planície escura cruzada por montes onde parece não existirem dunas.

Antes, «só se podia especular sobre a natureza deste misterioso território, demasiado longínquo para ser revelado pelos telescópios terrestres ou mesmo espaciais», disse Lunine. Agora, com o poderoso radar da Cassini, «os factos substituem as conjecturas», acrescentou.

A região de Xanadú foi descoberta em 1994 pelo telescópio espacial Hubble da NASA como um ponto muito brilhante captado por infravermelhos. Recentemente, quando o sistema de radar da Cassini a detectou a 30 de Abril passado, viu nela uma superfície modificada por ventos, chuva e a passagem de líquidos.

A sonda voltará a observar Titã no domingo, dessa vez para explorar as latitudes mais a norte, prevendo-se que nos próximos dois anos sobrevoe essa lua de Saturno 29 vezes. A missão Cassini é um projecto de cooperação que envolve a NASA, a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Italiana.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Imprimir Enviar por Email
Cientistas da NASA descobrem lagos numa das luas de Saturno
Cientistas da NASA descobriram uma rede de grandes lagos hidrocarbónicos na superfície de Titã, uma das luas de Saturno, anunciou hoje o Laboratório de Propulsão por Jacto (JPL) da agência espacial norte-americana.

A descoberta permite concluir que a Terra e Titã são os únicos astros com lagos em todo o sistema solar.

A rede de lagos de Titã foi observada perto do seu pólo Norte gelado pela nave internacional Cassini quando esta passou a 950 quilómetros do planeta durante o fim-de-semana.

Os investigadores contaram cerca de uma dúzia de lagos com dimensões de entre 10 e 100 quilómetros de largura.

Alguns deles, que apareceram como manchas negras nas imagens de radar, estão ligados por canais e uns desaguam noutros. Vários estarão secos, mas os que têm líquido deverão conter provavelmente uma mistura de metano e etano, segundo o JPL.

O abundante metano presente na atmosfera de Titã é estável na forma líquida nas condições ambientais do planeta, tal como o seu abundante etano, o que não acontece com a água.

Tanto quanto se sabe, Titã é uma das duas luas do sistema solar detentoras de uma atmosfera parecida com a que existiu inicialmente na Terra, mas os cientistas interrogam-se ainda sobre a origem dessa atmosfera brumosa rica em nitrogénio e metano.

A Cassini já tinha descoberto no ano passado o que pareceu ser um lago de líquido hidrocarbónico do tamanho do lago Ontário no pólo sul de Titã, mas esta foi a primeira vez que se observaram vários lagos.

A próxima aproximação da Cassini a Titã será a 7 de Setembro, quando irá passar a cerca de mil quilómetros de distância.

A Cassini, financiada pela NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana, foi lançada em 1997 e levou sete anos a chegar a Saturno para explorar este planeta rodeado de anéis e as suas numerosas luas. A missão é gerida pelo JPL.

Uma sonda que acompanhava a Cassini, a Huygens, desenvolvida e controlada pela ESA, desceu em Titã em 2005.

Diário Digital / Lusa

25-07-2006 12:27:00
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Boa, Britan!

O site oficial da missão fala em fortes evidências.
Levando em conta a natural cautela nesses casos, acho que podemos ficar muito otimistas a respeito.

É uma grande notícia! :D