Dracon!?

A existência de vida simples - microorganismos - fora da Terra não responderia as questões da ufologia. Esta área, aborda justamente os possíveis fenômenos relacionados à hipótese da existência de Entidades Biológicas Extraterrestres Inteligentes.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

mac.lister
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Jun 2006, 10:51

Dracon!?

Mensagem por mac.lister »

O que vc sabe sobre este planeta e sua civilização? Onde encontro maiores informações?

[ ]'s
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Se eu soubesse de algum planeta habitado e ainda por cima com alguma civilização presumo evoluida era o homem mais feliz do planeta, infelizmente amigo tais provas não existem
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Trata-se de um filme de ficção científica, de nome Inimigo Meu.

Muito bom, por sinal!

Nesta excelente aventura da ficção científica, dois guerreiros envolvidos em uma selvagem guerra futurística entre a Terra e o planeta Dracon são abatidos e fazem aterrissagens forçadas em um planeta desolado e inóspito. A princípio, o humano e seu inimigo, um réptil alienígena, estão determinados a destruírem-se mutuamente. Mas após terem que enfrentar as forças da natureza e um ao outro, os dois pilotos perdidos gradualmente percebem que a única maneira de manterem-se vivos é superarem o ódio mortal.

Imagem
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

O que eu achei de mais interessante neste filme foi o fato de o alienígena ser hermafrodita, ou seja ser ao mesmo tempo homem e mulher - macho e fêmea.

Este é um dos 'nós' da teoria da evolução das espécies de Darwin, pois o mais certo seria que todos fôssemos hermafroditas - se levássemos à risca os postulados de Darwin. Em outras palavras, as chances de sobrevivência para as espécies seriam muito maior se todas convergissem sua evolução para o hermafroditismo, o que não aconteceu.

:o
Ad Honorem Extraterrestris
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Grande engano, Euzébio.
A troca de material genético é fundamental para a evolução, e consequentemente, maximiza as possibilidades adaptativas da espécie, e é muito bem analisada e elucidada pela Teoria da Evolução.

Isso pode ser visto em seu livro A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo, escrito por Charles Darwin em 1871, onde desenvolve melhor sua teoria da seleção sexual e explica mais detalhadamente a origem do ser humano.

Quem se interessa pelo assunto, há um bom texto aqui:
http://www.pucpr.br/comunicacao/revista ... 21JUL-DEZ-
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

hsette escreveu:Grande engano, Euzébio.
Não é engano não, hsette. A coisa é séria!

Eu li isto num artigo onde cientistas buscavam uma resposta para esta charada (queria ter as referências em mãos, mas infelizmente não as tenho).
hsette escreveu:A troca de material genético é fundamental para a evolução,
A troca de material genético é fundamental para que a teoria de Darwin permaneça ativa!
hsette escreveu:e consequentemente, maximiza as possibilidades adaptativas da espécie, e é muito bem analisada e elucidada pela Teoria da Evolução.
Veja bem, temos um par de minhocas (hermafroditas - ou monóicos) e um casal de pardais representando uma espécie dióica (ou seja, em que normalmente os sexos se encontram em indivíduos separados)

Se eliminarmos uma das minhocas, a outra tranquilamente se reproduzirá ao encontrar uma outra minhoca, ao passo que se eliminarmos um dos dois pardais, o pardal restante tenderá à extinção se não se acasalar com um outro de mesma espécie e sexo diferente.

Se pensarmos em termos lógicos, que espécie está mais segura para sobreviver: aquela que depende de um macho e de uma fêmea se encontrarem e se acasalarem para gerar descendentes ou aquela que traz em si os dois gametas necessários para a formação de uma nova geração?

Oras, segundo Darwin, as espécies mais bem adaptadas sobrevivem, enquanto as menos adaptadas tendem à extinção. Sendo assim, como as espécies em sua maioria são dióicas? Por que as primeiras manifestações de vida não seguiram o rumo do hermafroditismo? Como a Natureza pôde ter optado pela opção errada e por quê?

:arrow: Por quê??? :o
Ad Honorem Extraterrestris
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Esse exemplo da minhoca e do pardal é puro reducionismo.
Ao predador não interessa o extermínio de sua presa.

A pressão maior vem de alterações no ambiente. Seres dióicos têm muito mais chance de se adaptar. As combinações genéticas são fundamentais para isso.

Nós humanos só podemos viver em diferentes ambientes por isso.
Se fôssemos monóicos, já estaríamos eliminados do cenário há tempos.
Almir
Mensagens: 32
Registrado em: 02 Mai 2006, 16:44

Mensagem por Almir »

A cosanguinidade ou endogamia causa problemas nos vertebrados (na maioria certamente) pela acumulação de genes recessivos causando a diminuição do vigor e em muitas vezes o aparecimento de características lesivas ao indivíduo. O primeiro ponto é que que atinge diretamente o poder reprodutivo (bem fácil de perceber em gatos, cachorros). A autogamia então seria fatal para os vertebrados. Pelo menos para a vida "superior" na Terra ela seria desfavorável.

É bom lembrar que existem várias plantas hermafroditas (a maioria é verdade), porém a maioria delas também possuem mecanismos para evitar a autofecundação.
Agora, existem espécies que possuem a autofertilização e vão muito bem. É o caso do feijão.

Sem dúvida um ponto interessante para uma vida alienígena. Entretanto a autofecundação não poderia ser a regra e sim como certas plantas fazem, um artifício de último caso e na ausencia de um parceiro, evitando assim a diminuição da variação genética em uma população o que seria fatal para a espécie.
Almir
Mensagens: 32
Registrado em: 02 Mai 2006, 16:44

Mensagem por Almir »

Alguns pontos:

Uma vez baixa a variação genetíca em uma população, a sua extinção já poderá estar selada. Exemplifico por exemplo uma hipotética população de passaros que foi restrita a 30 aves por exemplo. Mesmo que existam 15 machos e 15 femeas, talvez a variação genética não seja suficiente para mante-la e dessa forma a população gradativamente minguará até a extinção.

Quando surgiu o hermafroditismo na evolução da vida? Será que se o primeiro cordado fosse hermafrodista com a possibilidade de em emergência de autofecundação, essa seria a regra??

Qual o papel dos machos na evolução? aparentemente possuem papel importante na formação das sociedades dos primatas e de vários mamíferos. Será que se fossem hermafroditas com possibilidade de auto-fecundação existiria espécies sociais? A vida social é tida como um fator (pressão positiva) na formação da inteligência.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

hsette escreveu:A pressão maior vem de alterações no ambiente. Seres dióicos têm muito mais chance de se adaptar. As combinações genéticas são fundamentais para isso.
Fazendo uma comparação esdrúxula, quem tem mais chances de terminar uma longa viagem (cruzar as Américas, por exemplo): um motor bicombustível ou um motor monocombustível?

Obviamente o bicombustível viajará mais tranquilamente, assim como uma espécie monóica tem mais chances de se perpetuar do que uma espécie dióica.
hsette escreveu:Nós humanos só podemos viver em diferentes ambientes por isso.
Se fôssemos monóicos, já estaríamos eliminados do cenário há tempos.
Não consigo entender como um sistema mais complexo, dividido em dois sexos, pode ser superior em adaptabilidade do que um sistema mais simples, que possui as duas gônadas em cada indivíduo.

Um motor que funciona com dois tipos diferentes de combustível tem muito mais chances de sobreviver a uma longa viagem do que um motor que só roda com um tipo exclusivo de combustível. Podemos até apostar que num futuro não muito distante apenas motores bicombustíveis serão fabricados, pois os próprios consumidores assim o exigirão...

:wink:
Ad Honorem Extraterrestris
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Almir, ainda não entendi qual a sua posição com relação ao hermafroditismo. Você concorda ou não que o hermafroditismo é um nó na teoria darwiniana?

Quanto à autofecundação, pelo que entendi seres hermafroditas não dispensam o concurso de um parceiro na reprodução, apenas não há o papel de macho e fêmea, pois ambos são machos e ambos são fêmeas.

Quanto ao papel social do macho, nada impede que as sociedades se estruturassem a partir de indivíduos macho-fêmeas, tudo é uma questão de necessidade e organização, penso eu.
Ad Honorem Extraterrestris
EDurval
Mensagens: 139
Registrado em: 01 Jun 2005, 12:56
Localização: Volta Redonda

Mensagem por EDurval »

O Sexo existe pq eh muito BOM de ser feito!!!! :P

Acho que a existencias dos sexos e determinado pela natureza dos nossos espiritos Mestre Euzebio, e um fator necessario da nossa natureza, Eletrons são Femeas Protons são machos (Neutrons são boiolas :twisted: ), realmente um sistema simples deveria ser o mais difundido mais acredito que a forma macho-femea exista devido nossas necessidades evolutivas espirituais.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

EDurval escreveu:O Sexo existe pq eh muito BOM de ser feito!!!! :P
Heheheh, não tem como refutar!
EDurval escreveu:Acho que a existencias dos sexos e determinado pela natureza dos nossos espiritos Mestre Euzebio, e um fator necessario da nossa natureza,
Creio que não, Durval, pois se assim fosse não haveria o homossexualismo. Aliás, o homossexualismo é uma forte evidência a favor do hermafroditismo.
EDurval escreveu:realmente um sistema simples deveria ser o mais difundido mas acredito que a forma macho-femea exista devido nossas necessidades evolutivas espirituais.
E como Darwin não se preocupou com esta faceta humana, o espiritualismo, a natureza dióica da maioria das espécies passa a ser um nó em sua muito difundida teoria.
Ad Honorem Extraterrestris
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Nó porque, Euzébio?
Não estou entendendo.

A possibilidade de combinações genéticas intra-específicas é altamente favorável à evolução.
Isso é observável.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

É um nó por ser inexplicável o fato de a Natureza ter seguido um caminho mais difícil, em vez de seguir a lógica darwiniana.

Isto não quer dizer que não exista a evolução, ou que Darwin estivesse errado. Apenas que há algo a mais ainda não explicado.
Ad Honorem Extraterrestris