Planemos

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Planemos

Mensagem por hsette »

Astrônomos detectam em astros livres discos de poeira que poderiam gerar outros "planetas".
Os planemos, como são conhecidos, não orbitam nenhuma estrela, mas não possuem massa suficiente para brilhar por si próprios. Um grupo de objetos celestes leves demais para serem estrelas e, no entanto maiores que a maior parte dos planetas, que flutuam livremente no espaço, possui a matéria-prima para fazer os próprios sistemas planetários, relataram astrônomos do Canadá'.
Assim como algumas estrelas jovens, os chamados planemos tem discos de poeira cósmica e gás em volta deles. Esses tipos de disco contem os ingredientes para a formação de planetas -os astrônomos acreditam que a Terra e os outros planetas do Sistema Solar tenham sido formados a partir deles. Mas os planemos -acrônimo em inglês para "objetos de massa planetária"- não são como os planetas normais porque não orbitam estrelas, disse Ray Jayawardhana, da Universidade de Toronto. Ele e colegas apresentaram os resultados de sua pesquisa num encontro da Sociedade Astronômica Americana, em Calgary (Canadá). "Essas coisas estão lá' sozinhas", disse Jayawardhana. Os pesquisadores detectaram quatro planemos recém-nascidos, com apenas alguns milhões
de anos de idade (um piscar de olhos no tempo astronômico), numa região onde ainda ocorre formação de estrelas, a 450 anos-luz da Terra.
Todos os quatro tinham discos de poeira ao seu redor. Os astrônomos também encontraram um planemo cercado por um disco interagindo com uma anã marrom -uma espécie de estrela abortada-ainda mais perto da Terra, a 170 anos-luz. O objeto deveria ter sido puxado para a órbita da anã marrom, mas em vez disso ambos giram um em volta do outro, e ambos possuem os ingredientes para mais satélites. Os planemos são jogadores relativamente novos na cena
cósmica, preenchendo uma lacuna entre os planetas mais maciços, como Júpiter (que também tinha um disco de poeira em sua volta, do qual brotaram suas luas), e as estrelas menos maciças. Quando jovens, são
aquecidos pelo calor da sua formação e se parecem com estrelas. Com a idade, resfriam e encolhem. Luas eventualmente formadas em seus discos seriam frias e inóspitas - péssimos candidatos a abrigar vida.
(Fonte: Folha de SP)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Alguma semelhança com Saturno?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

É.
Seria um processo similar, mas sem a presença de uma estrela.

Frio pra caramba. :twisted:
Almir
Mensagens: 32
Registrado em: 02 Mai 2006, 16:44

Mensagem por Almir »

"Quando jovens, são aquecidos pelo calor da sua formação e se parecem com estrelas. Com a idade, resfriam e encolhem. Luas eventualmente formadas em seus discos seriam frias e inóspitas - péssimos candidatos a abrigar vida."

Não necessariamente...
Podemos imaginar um grande satélite em um planemo. Suponha que ele seja maior que Marte e que possua calor interno.
Suponha que a água seja abundante em tal sistema e tal satélite seja semelhante a lua Europa.
Suponha que além do calor interno do planeta ele sofra efeito maré do planemo.
Dessa forma seria possível existir um oceano em tão longínqua e inóspita lua. Talvez vida??? embora no nível elementar??

Outro detalhe.
As anãs vermelhas correspondem, segundo estimativas, a 70% das estrelas.
As anãs marrons acredita-se que devem ser mais frequentes que as anãs vermelhas.
Eu poderia supor que os planemos sejam ainda mais frequentes que as anãs marrons??