NASA recomeça voos de ensaio para exploração lunar em 2012

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

NASA recomeça voos de ensaio para exploração lunar em 2012

Mensagem por Britan »

NASA recomeça voos de ensaio para exploração lunar em 2012
O veículo espacial que transportará o sucessor do foguetão Apolo, quando os Estados Unidos retomarem a exploração lunar, deverá começar voos de ensaio em 2012, para um primeiro voo com tripulantes em 2014, indicou hoje a NASA.

Os «nossos projectos estipulam que o primeiro voo do futuro veículo de exploração com tripulação se realize em 2014. Antes dessa data, o programa de voos de ensaio começa em 2012», declarou segunda- feira Jeff Hanley, director-geral do programa Constelação lançado pela NASA para preparar o regresso do homem à Lua.

«Estamos a estudar actualmente um voo de ensaio de desenvolvimento que poderia começar a partir do Abril de 2009, numa primeira etapa, com um andar superior constituído por uma maqueta, destinado a validar o conceito», acrescentou.

O administrador da NASA, Michael Griffin, indicou que era demasiado cedo para fixar o orçamento do projecto global indicando simplesmente que a NASA «devia» encontrar um meio para o tornar «muito mais barato» que programas anteriores.

A NASA apresentou a distribuição das tarefas do programa pelos seus 10 centros principais, de Alma, na Califórnia, ao Kennedy Center, na Florida, onde partem os foguetões, sendo que o centro de investigação de Glenn, no Ohio, alvo de reduções de efectivos durante os últimos anos, ficará responsável pelo desenvolvimento do futuro veículo espacial.

Diário Digital / Lusa

05-06-2006 23:52:00
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)