Mega cratera sobre o gelo Antártico

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mega cratera sobre o gelo Antártico

Mensagem por hsette »

Cientistas encontraram evidências do impacto de um meteoro bem maior do que aquele que se acredita ser o responsável pela extinção dos dinossauros (Chicxulub, localizada no estado de Yucatán, no México).

A cratera de 300 milhas, na região leste do continente Antártico é estimada como tendo sido criada há 250 milhões de anos, coincidindo com a extinção em massa do período Permiano-Triássico.

Sugere-se também que tal evento pode ter dado início à quebra do supercontinente Gondwano, através de uma onda tectônica que teria empurrado para mais a norte o que é hoje o continente Australiano.
O supercontinente do sul Gondwana incluía a maior parte das zonas de terra firme que hoje constituem os continentes do Hemisfério Sul, incluindo a Antártida, América do Sul, África, Madagáscar, Seychelles, Índia, Austrália, Nova Guiné, Nova Zelândia, e Nova Caledónia
Foi formado durante o período Jurássico Superior há cerca de 200 milhões de anos atrás pela separação do Pangea. Os outros continentes nessa altura -- América do Norte e Eurásia-- ainda estavam ligados, formando o supercontinente do norte, Laurásia.
Imagem

Abaixo, imagem de radar da região, com a cratera marcada pelo círculo.
Embaixo, à direita da imagem, círculo em escala de Chicxulub, para comparação.
Imagem


Mais detalhes em: http://www.spaceref.com/news/viewpr.html?pid=19996
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Gelo da Antártida oculta a maior cratera de meteoro do mundo
Cientistas norte-americanos descobriram na Antártida uma enorme cratera aberta possivelmente há 250 milhões de anos por um meteoro que terá causado a extinção de 90% das espécies terrestres.

Num artigo publicado na revista Research, geólogos da Universidade Estatal de Ohio indicam que a cratera tem cerca de 480 quilómetros de diâmetro e está sepultada a quase dois quilómetros de profundidade, sob os gelos da plataforma oriental antárctica.

De acordo com as medições, apoiadas por satélites, o impacto do meteorito foi contemporâneo à extinção do período Pérmico-Triásico, quando quase toda a vida animal desapareceu no planeta, abrindo caminho ao domínio dos dinossaúrios.

Os cientistas sugerem que o impacto, registado na região de Wilkes Land, no leste da Antártida e a sul da Austrália, terá iniciado a ruptura do supercontinente de Gonduana ao abrir a ruptura tectónica que afastou a Austrália pata norte há 100 milhões de anos.

A cratera antárctica é duas vezes maior que a de Chicxulub, que assinala na península mexicana de Yucatãn o impacto de um meteorito que, segundo se crê, extinguiu os dinossáurios há 65 milhões de anos.

«O impacto de Wilkes Land é muito maior do que acabou com os dinossáurios e causou provavelmente danos catastróficos», disse Ralph von Frese, professor de ciências geológicas na Universidade Estatal de Ohio.

A descoberta da cratera antárctica decorreu de estudos feitos por Von Frese e pelo geólogo Laramie Potts, juntamente com cientistas da NASA, Rússia e Coreia do Sur, a partir de medições realizadas por satélites GRACE da agência espacial norte-americana.

Um anúncio semelhante foi feito em 2004 quando uma equipa dirigida por Luann Becker, da Universidade da Califórnia, concluiu que uma cratera situada ao largo da costa noroeste da Austrália mostrava indícios do impacto de um grande meteoro na altura da primeira grande extinção.

Esta equipa sustentou o estudo em amostras datadas de solo recolhidas a grande profundidade por companhias de prospecção petrolífera que laboravam na região.

Numa reunião da União Geofísica Americana realizada no mês passado, Von Frese admitiu não dispor deste tipo de provas, mas disse planear uma deslocação à Antártida para procurar pedras situadas ao longo da costa, na base do gelo, que possam ser datadas.

De acordo com a teoria prevalecente, a extinção Pérmico-Triásica foi causada por uma série de erupções vulcânicas ocorridas durante milhares de anos que soterraram sob rocha fundida o que é hoje a Sibéria e libertaram na atmosfera toneladas de gases tóxicos, alterando o clima da Terra.

Diário Digital / Lusa

08-06-2006 13:00:00
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Mas olha, que show!! Muito, muito interessante mesmo.

Alguém sabe se a cratera de Yucatã tambem foi produzida na mesma época? Poderiam ter sido eventos simultâneos?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

A de Yukatan foi há 75 milhões de anos, e acredita-se que tenha sido a principal causa (entre outras) da extinção dos dinossauros, os mesmos que se beneficiaram da Grande Extinção do Permiano há cerca de 250 milhões de anos.