Fotografia tirada em Lisboa a 17-04-2006 SPO

Espaço reservado para os foristas relatarem alguma experiência com UFOs/extraterrestres.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Sim.
É um software que retira as informações das fotos.
Basta pesquisar pela palavra Exif.
Uso o ExifRead e mais recentemente o IExif2.26.
Encontrei ambos no site do baixaki.

Julgo ser uma ferramenta essencial, ou pelo menos valiosa, quando se pretende fazer a análise de fotos.
Quando as fotos são manipuladas, nem que seja para a inclusão de marcas de água, aparecernos-á o software com que foi feita a alteração.
Assim, e salvo se trate de um utilizador mais experiente (porque estes dados podem ser alterados com softwares específicos), saberemos sempre se a foto foi manipulada ou não.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Avatar do usuário
SpaceGhost
Mensagens: 233
Registrado em: 17 Ago 2009, 07:23
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por SpaceGhost »

Cavaleiro escreveu: Querer ver nesta imagem mais do que lá está é especular e fazer da temática OVNI um folclore e um motivo de palhaçada sobre quem se interessa pelo assunto.
Ainda bem que ninguém, além de um ilustre convidado, afirmou ser, esse objeto, um OVNI.

Muito bem, voltando ao mundo de possibilidades e não de certezas, uma coisa totalmente científica e inteligente, vamos tentar espremer mais um pouco dessa foto e esperar uma conclusão mais próxima da definitiva.

A possibilidade de ser um inseto é realmente plausível, existem fotos que foram realmente esclarecidas com dados científicos precisos, sobre aparições de OVNIs em fotos que realmente eram insetos, e apresentavam uma semelhança incrível com essa foto.

Alguns exemplos, não muito cientificamente explicados, mas apenas para caráter de ilustração.
Imagem

Imagem

A semelhança é realmente incrível.

Agora a foto de um charuto voador, onde o objeto principal da fotografia não era ele, e não saiu borrado... sem maiores detalhes.

Imagem

Eu só estranhei o fato de o inseto estar esticado, mas o reflexo do Sol não estar. Mas vamos acabar com o assunto aqui para não transformá-lo em motivo de palhaçada.
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

SpaceGhost, por alguma razão o senhor parece não ter gostado do que escrevi.
De maneira nenhuma estou a tentar desacreditar o fenómeno OVNI. Pelo contrário.

Dei apenas a minha opinião. O meu ponto de vista. Mas se quiserem ver na imagem um objecto voador extraterrestre, não tenho nada contra.
Eu apresentei os motivos em que baseiam a minha opinião, motivos esses que se baseiam no que conheço sobre o assunto. Mas estou sempre disponivel para a alterar mediante os factos que forem expostos.

O senhor depois colocou uma foto e ironicamente fez alusão a insectos e reflexos do sol.
Evidentemente que aqui não se vê qualquer arrasto de imagem, dado a natureza da fotografia.
O facto da ambiente da foto ser bastante iluminado faz com que desde logo a velocidade da fotografia seja alta. Assim os objectos, mesmo em movimento ficam “congelados” na imagem sem desfocagem ou arrasto.
Neste caso, muito provavelmente a profundidade de campo permitiu a focagem quer do indivíduo quer dos objectos mais afastados ficando assim mais nítidos.

Mas também aqui posso lançar a dúvida sobre a origem do objecto embora reconheça que os meus argumentos podem ser fracos relativamente a diversos factores que não estão especificados.

Deixe-me mostrar-lhe os seguintes filmes:





Como vê, e mais uma vez, foi nestes factos que baseei a minha desconfiança. Não na testemunha mas na natureza do objecto.

Já agora veja estes sites:
http://www.solar-ballonnen.nl
http://www.solar-balloons.com

Como vê, tenho os meus motivos para duvidar de determinados filmes/fotos porque infelizmente o facto de hoje em dia haver tanta fraude, tanta informação mal dada ou interpretada faz com que alguns de nós (onde me incluo) procurem respostas, simples, não elaboradas ou rebuscadas, para tentar chegar a uma conclusão que, como sempre digo, pode não ser a correcta.
Venham então as opiniões correctas com as devidas explicações.

Já agora, quando num fórum deste género se aborda um assunto em que a causa principal é um corpo estranho no ar, instintivamente se quer passar a mensagem de que se trata (ou pode tratar) de algo extraterrestre. Afinal de contas estamos num fórum que aborda o fenómeno OVNI. Caso contrário o post não tinha muita razão de ser.
Julgo não ser necessário ninguém referir que se tratava de um OVNI (Et) porque de certeza absoluta que todos fizeram essa interpretação.

Também gostava de deixar esclarecido que quando falei em “palhaçada”, foi no sentido figurado. Não pretendi chamar palhaço a ninguém embora verifique que há muita gente que gosta de fazer de nós, os que acreditam neste tipo de fenómeno, de palhaços.

Mas relativamente a este assunto (coisas estranhas que andam pelos céus) tenho mais exemplos e possíveis explicações que a seu tempo e oportunamente, e se assim este fórum o entender, apresentarei.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Delta Foxtrot
Mensagens: 148
Registrado em: 06 Mar 2009, 09:18
Localização: 3o Planeta Rochoso do Sistema Solar

Mensagem por Delta Foxtrot »

Calma, Cavaleiro, calma! Não vi por parte do Space nada que fosse contra a sua opinião - ao contrário! - o que ele fez foi apoiá-lo! rsrs...

:o
D.F.
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Estou calmo 8)
Mas gosto de esclarecer as coisas para que não fiquem a pairar no ar e... serem mal interpretadas... :ufo:
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Avatar do usuário
SpaceGhost
Mensagens: 233
Registrado em: 17 Ago 2009, 07:23
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por SpaceGhost »

:eye: :eye: Carma sô, eu estava concordando contigo. Embora tenha interpretado sua colocação em relação à "Palhaçada" realmente numa maneira pejorativa, uma vez que tantas informações foram dadas para algo que pode ou não ser deste mundo e que tu estavas certo de que não era nada de fenomenal.
Porém a semelhança com inseto é muito mais plausível (ou seja, provável de ser), do que com uma ave.
Mas esse é o espírito, creio que da discussão nasce a luz (como dizia a Chiquinha do Chaves), e temos que sempre colocarmos exemplos para nossas "Teorias".

Desculpa ai Cavaleiro.
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Não há que pedir desculpas.
Da minha parte sou o primeiro a dizer que não tenho certezas de nada. Tenho apenas indícios que são mais fortes do que outros.
:salut:
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Avatar do usuário
claudia
Mensagens: 46
Registrado em: 02 Nov 2009, 23:31
Localização: paraná

Mensagem por claudia »

Eu não deveria nem dar pitaco pq não entendo de foto, mas vou dar mesmo assim: qdo ampliei a foto normal ao máximo o que vi foi uma "coisa" que reflete. Bichos com penas não refletem. Já balões meteorológicos... O fato é que é como discutir o sexo dos anjos, faltam dados para qualquer conclusão, exceto a conclusão de que pássaro não pode ser. :roll:
Contra fatos não há argumentos.
Avatar do usuário
claudia
Mensagens: 46
Registrado em: 02 Nov 2009, 23:31
Localização: paraná

Mensagem por claudia »

claudia escreveu:Eu não deveria nem dar pitaco pq não entendo de foto, mas vou dar mesmo assim: qdo ampliei a foto normal ao máximo o que vi foi uma "coisa" que reflete. Bichos com penas não refletem. Já balões meteorológicos... O fato é que é como discutir o sexo dos anjos, faltam dados para qualquer conclusão, exceto a conclusão de que pássaro não pode ser. :roll:
ps: estava me referindo à primeira foto do post, obviamente!
Contra fatos não há argumentos.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Sábias palavras, Claudia!
Ad Honorem Extraterrestris
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Cavaleiro escreveu:SpaceGhost, por alguma razão o senhor parece não ter gostado do que escrevi.
De maneira nenhuma estou a tentar desacreditar o fenómeno OVNI. Pelo contrário.

Dei apenas a minha opinião. O meu ponto de vista. Mas se quiserem ver na imagem um objecto voador extraterrestre, não tenho nada contra.
Eu apresentei os motivos em que baseiam a minha opinião, motivos esses que se baseiam no que conheço sobre o assunto. Mas estou sempre disponivel para a alterar mediante os factos que forem expostos.

O senhor depois colocou uma foto e ironicamente fez alusão a insectos e reflexos do sol.
Evidentemente que aqui não se vê qualquer arrasto de imagem, dado a natureza da fotografia.
O facto da ambiente da foto ser bastante iluminado faz com que desde logo a velocidade da fotografia seja alta. Assim os objectos, mesmo em movimento ficam “congelados” na imagem sem desfocagem ou arrasto.
Neste caso, muito provavelmente a profundidade de campo permitiu a focagem quer do indivíduo quer dos objectos mais afastados ficando assim mais nítidos.

Mas também aqui posso lançar a dúvida sobre a origem do objecto embora reconheça que os meus argumentos podem ser fracos relativamente a diversos factores que não estão especificados.

Deixe-me mostrar-lhe os seguintes filmes:





Como vê, e mais uma vez, foi nestes factos que baseei a minha desconfiança. Não na testemunha mas na natureza do objecto.

Já agora veja estes sites:
http://www.solar-ballonnen.nl
http://www.solar-balloons.com

Como vê, tenho os meus motivos para duvidar de determinados filmes/fotos porque infelizmente o facto de hoje em dia haver tanta fraude, tanta informação mal dada ou interpretada faz com que alguns de nós (onde me incluo) procurem respostas, simples, não elaboradas ou rebuscadas, para tentar chegar a uma conclusão que, como sempre digo, pode não ser a correcta.
Venham então as opiniões correctas com as devidas explicações.

Já agora, quando num fórum deste género se aborda um assunto em que a causa principal é um corpo estranho no ar, instintivamente se quer passar a mensagem de que se trata (ou pode tratar) de algo extraterrestre. Afinal de contas estamos num fórum que aborda o fenómeno OVNI. Caso contrário o post não tinha muita razão de ser.
Julgo não ser necessário ninguém referir que se tratava de um OVNI (Et) porque de certeza absoluta que todos fizeram essa interpretação.

Também gostava de deixar esclarecido que quando falei em “palhaçada”, foi no sentido figurado. Não pretendi chamar palhaço a ninguém embora verifique que há muita gente que gosta de fazer de nós, os que acreditam neste tipo de fenómeno, de palhaços.

Mas relativamente a este assunto (coisas estranhas que andam pelos céus) tenho mais exemplos e possíveis explicações que a seu tempo e oportunamente, e se assim este fórum o entender, apresentarei.
Sem tirar nem por. Execelente resposta e análise

Pegar nestas fotos e atribuir algo como "uma nave et, é exactamente o mesmo que dizer que foi uma aparição de um dinaussauro voador ou da bruxa má
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Avatar do usuário
guga
Mensagens: 157
Registrado em: 16 Jun 2003, 23:27

Mensagem por guga »

Dinossauro voador ?

Ué ?.. O que tem de errado ver pterodáctilos ou a maga patalógica em cima do telhado de minha casa ? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Err.....bom.. talvez tenha sido só o efeito do chá de lírio mesmo, ahuahuahua
Avatar do usuário
Lince Abufihameth
Mensagens: 75
Registrado em: 02 Set 2010, 18:44

Mensagem por Lince Abufihameth »

:roll:
*enquanto isso na sala de justiça*

A primeira foto -
"To querendo entender que posição é essa usada pra tirar a foto... Como o avião deve estar pra ter essa visão dele assim?"

Ps: se não estou enganada, as penas dos pássaros refletem luz UV.
I Believe!