Sol: Sistema Binário?

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Sol: Sistema Binário?

Mensagem por hsette »

Astrônomos do Instituto de Pesquisas Astronomicas BRI (Binary Research Institute) e da Universidade de Berkeley afirmam ter encontrado fortes motivos para supor que nosso Sol, na verdade, faz parte de um Sistema Binário de estrelas – duas estrelas orbitando um centro comum de Massa.

As evidências surgiram da análise da órbita incomumente alongada (período orbital de 12.000 anos terrestres) do recém descoberto “planetóide” Sedna, que se coaduna com simulações que envolvem uma possível companheira de nosso Sol.

Mais informações: http://www.spacedaily.com/reports/Evide ... r_Sun.html
Newport Beach CA (SPX) Apr 25, 2006


Isso faz ressurgir as idéias do físico também de Berkeley, Richard Muller (que participa desse trabalho), sobre essa possível companheira, nomeada por ele de Nêmesis (a deusa grega do justo castigo) e que de tempos em tempos provocaria grandes catástrofes na Terra, sendo responsável por episódios regulares de extinções em massa, o que ocorreria a cada 62 milhões de anos.

Muller fez essa sugestão no início da década de oitenta, na esteira de trabalhos que as grandes extinções em massa na Terra mostravam uma periodicidade evidente.

Muller chega a afirmar que se trata de uma Anã Vermelha, distando de nós entre 1,0 e 3,0 anos luz.

Imagem

A idéia de Muller é de que tal estrela, em determinadas configurações com nosso Sol, provocaria distúrbios na Nuvem de Oort, lançando uma chuva de objetos sobre os outros planetas do Sistema, Terra inclusa.


Imagem
Ciclo de biodiversidade fóssil de 62 milhões de anos.
Até o presente, não existem explicações para estes ciclos.
Crédito: Laboratorio Berkeley.
Petrovski
Mensagens: 420
Registrado em: 24 Dez 2005, 19:57

Mensagem por Petrovski »

Interessante... Pergunta: eles sabem se estamos perto de um desses ciclos? :roll:
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

A suposição é de que o último evento de extinção em massa na Terra teria ocorrido há cerca de 65 milhões de anos atrás, sendo responsável pela extinção do dinossauros.

A hipótese é de que um enorme asteróide que caiu em Yukatan levou a Terra a um forte inverno, pela poeira lançada na atmosfera impedindo a luz solar de chegar à superfície.

Se essa história for confirmada, estaríamos próximos de mais um evento dessa natureza.
Petrovski
Mensagens: 420
Registrado em: 24 Dez 2005, 19:57

Mensagem por Petrovski »

Entendo, valeu :wink: