NASA prepara missão à Lua para encontrar água

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

NASA prepara missão à Lua para encontrar água

Mensagem por Britan »

NASA prepara missão à Lua para encontrar água
A Agência espacial norte-americana (NASA) anunciou segunda-feira que pretende lançar em 2008 uma nave montada num satélite para alcançar o pólo sul lunar e encontrar água que possa servir como combustível em missões futuras.

A pequena nave viajará junto com o satélite «Lunar Reconnaissance Orbiter» (LRO) num foguetão que partirá do Centro Espacial Kennedy, na Florida, com destino à Lua.

Quando chegar ao satélite natural da terra, a nave divide-se em duas partes, sendo que a parte superior é que fará o impacto com uma cratera na região do pólo sul lunar.

A restante parte da nave servirá para analisar a nuvem que levantará a explosão para determinar a existência de água e de outros compostos.

Segundo o engenheiro do Centro de Investigações da NASA Daniel Andrews, «isto dá à agência espacial uma excelente oportunidade para responder à pergunta sobre a existência de água congelada na Lua».

Por outro lado, de acordo com o director do Programa de Exploração Lunar Robótica e director-adjunto do Centro de Investigação, Marvin Christensen, «se encontrarem quantidades substanciais [de água], esta poderia ser utilizada pelos astronautas que visitassem a Lua para fabricar combustível para os foguetões».

A missão faz parte dos preparativos já iniciados pela NASA para o regresso dos seus astronautas à Lua na sequência de um plano anunciado há dois anos pelo presidente norte-americano, George W. Bush, que também inclui, em décadas futuras, a viagem de tripulações a Marte.

Diário Digital / Lusa

11-04-2006 8:51:27
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Pra ser bem sincero, eu nem sabia que se suspeitava da existencia de agua congelada na Lua...
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)