Objeto luminoso transita pelo céu de Lajeado

Espaço aberto para o debate e tentativa de solução de casos (e fraudes) ufológicos nacionais e internacionais. Com o toque detalhista (e chato) característico da nossa Equipe. Quer se juntar ao time?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Objeto luminoso transita pelo céu de Lajeado

Mensagem por Britan »

Google news a bombar por aqui, chegou fresquinho ao mail a seguinte noticia, é no Brasil por isso pessoal toca a investigar, conhecem o local? A fonte é segura ou nem por isso?

LAJEADO - GERAL
Objeto luminoso transita pelo céu de Lajeado

14/12/2005 - 15:12 | O Informativo
Lajeado - No domingo, a dona de casa e acadêmica do curso de Enfermagem da Univates Juraci Hahn avistou um fenômeno singular no céu de Lajeado. Balão meteorológico, asteróide ou objeto voador não identificado (Ovni): qualquer que seja a figura observada por Juraci, o certo é que apresentava características intrigantes, as quais ultrapassam os limiares da racionalidade e são capazes de desencadear as mais variadas suposições entre leigos e cientistas.

Enquanto viajava de Encantado a Lajeado, Walter Hahn telefonou para a esposa Juraci e a informou sobre o insólito espetáculo na atmosfera. "Ele me sugeriu olhar para o céu, pois dificilmente iríamos deparar com algo tão sublime", descreve, em referência ao disco cilíndrico e dourado que, vagarosamente, se movia pelo horizonte. "Nós acreditamos que trata-se de um asteróide. Chegando à cidade, na altura do trevo, ele avistou uma forte luz. Após ter me avisado, verifiquei o mesmo fenômeno no jardim de minha residência e, em seguida, a filmei", revela.

Apesar de a ausência de um tripé prejudicar consideravelmente a nitidez do vídeo caseiro, é possível observar a vagarosidade do enigmático objeto, que movia-se no firmamento. O geólogo Everaldo Ferreira, o qual é coordenador do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates, suspeita que o objeto não identificado seja um balão meteorológico.

"Me interesso bastante por astronomia e, apesar de a meteorologia dedicar-se a outros fenômenos da natureza, como chuvas, neve e demais questões atmosféricas, o radical ‘meteor’ significa ‘meteoro’ e designa tudo aquilo que precipita do espaço. Inclusive, há um ramo da geologia que estuda a formação do mundo orgânico dos asteróides e planetas. Por se mover devagar, penso que se trata de um balão meteorológico, uma sonda com sensores que medem dados atmosféricos. Este pequeno instrumento, lançado na primeira camada da atmosfera, se expande em virtude da pressão externa. É comum o confundir com Ovnis", adverte Ferreira.

O geólogo não acredita na hipótese de asteróide, termo designativo dos meteoros ao adentrar a atmosfera da Terra. "O asteróide move-se com grande rapidez e por onde passa deixa um rastro de fragmentos e fogo, e seu impacto no solo pode provocar crateras", acrescenta Ferreira.


in Gazeta do Sul: http://gazeta.via.com.br
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Ah, deve ser isso mesmo: balão metereológico...

:roll:
Ad Honorem Extraterrestris
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

me dando a provar do meu proprio veneno hein
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)